Questões de Concurso Público Prefeitura de Vitória - ES 2007 para Assistente Social
Foram encontradas 50 questões
Considerando as idéias expressas no texto acima, assinale a opção correta.
Com base no texto acima e nas regras de pontuação prescritas pela norma gramatical, assinale a opção correta.
Considerando o significado das palavras e seu emprego no texto, assinale a opção correta.
Entre as opções a seguir, que seqüencialmente formam um texto, assinale a que está gramaticalmente correta.
Acerca das idéias do texto, assinale a opção correta.
Ainda considerando as idéias do texto, assinale a opção correta.
Julgue os itens a seguir, referentes às estruturas lingüísticas do texto.
I Sem se alterar o sentido do texto, seria gramaticalmente correto reescrever o trecho "pagava os seus erros" (L.4) como a seguir: pagava pelos seus erros.
II A substituição da forma verbal em "Há 500 anos" (L.5) pela forma verbal Fazem manteria a correção gramatical e o sentido do texto.
III Na linha 14, o uso da contração da preposição a com o artigo definido o no plural, em "aos", deve-se à exigência da forma verbal "prestamos".
IV A forma verbal "nadamos" (L.16) está no tempo passado do modo indicativo.
V O sentido e a correção gramatical do texto seriam mantidos caso os termos "os primeiros" (L.16) e "os últimos" (L.17) fossem substituídos, respectivamente, por aqueles e estes.
A quantidade de itens certos é igual a
Assinale a opção em que a substituição proposta mantém o sentido original do texto e respeita as regras prescritas pela gramática normativa.
Acerca das idéias do texto, julgue os itens abaixo.
I A ampliação do acesso à Internet acabará com as desigualdades no Brasil.
II A democratização da informática atinge todas as crianças brasileiras matriculadas no ensino fundamental, médio e superior.
III Para o pesquisador citado, saber ler e escrever é o pontochave para o acesso à informação e para o uso dos equipamentos de informática.
IV De acordo com o pesquisador Rubens da Silva Ferreira, a má distribuição de renda é a principal causa do analfabetismo.
V O "acesso às novas tecnologias de informação" (L.1) é dificultado pelo "alto custo dos equipamentos" (L.11-12).
A quantidade de itens certos é igual a
Considerando o assunto abordado no texto, assinale a opção correta.
Acerca do assunto tratado no texto, assinale a opção correta.
Considerando as informações do texto, julgue os itens subseqüentes, acerca da prevenção em saúde.
I São de notificação compulsória doenças e agravos relacionados em portaria específica do MS e também todo e qualquer surto ou epidemia, assim como ocorrência de agravo inusitado.
II A situação relatada no texto é de prevenção secundária, uma vez que a epidemia já ocorreu e se tenta evitar sua propagação para outros locais.
III A prevenção terciária compreende, basicamente, as ações de reabilitação.
IV Promoção da saúde é outra maneira de designar a prevenção primária.
V O modelo médico opõe-se ao modelo ampliado de saúde por ter como meta, basicamente, aquilo que corresponde à prevenção secundária.
Estão certos apenas os itens
Considerando o texto acima, assinale a opção correta com relação à história natural da doença (HND).
Ainda com relação à HND, julgue os itens subseqüentes.
I A HND compõe-se de duas etapas, a primeira voltada para as condições que propiciam o surgimento da doença no suscetível e a segunda correspondente às alterações anatomofisiológicas do doente.
II Denomina-se estrutura epidemiológica o conjunto de fatores vinculados ao suscetível e ao ambiente, incluindo-se aí o agente etiológico.
III Da perspectiva da HND, o adoecimento é causado apenas pelo contato entre o agente etiológico e o suscetível.
IV No período pré-patogênico, independentemente dos fatores presentes e de sua estruturação, o risco é sempre o mesmo, para qualquer suscetível.
V Existe uma associação direta entre a capacidade econômica e a probabilidade de adquirir doença, ou seja, as classes sociais mais altas estão mais sujeitas à ocorrência de doenças.
A quantidade de itens certos é igual a
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito da atenção básica em saúde e do Programa de Saúde da Família (PSF).
I A equipe mínima para o PSF é composta por um médico de família e agentes comunitários de saúde.
II A atenção básica, ou atenção primária, à saúde é o nível de atenção representado pelos serviços de primeira linha, como clínica médica, pediatria e tocoginecologia, que são de caráter ambulatorial e constituem a porta de entrada única do sistema de saúde distritalizado.
III A atenção básica compete principalmente aos estados, com co-responsabilidade dos poderes municipal e federal.
IV O PSF privilegiou, inicialmente, os municípios de até 50 mil habitantes e, depois, por meio do PROESF, estendeu a cobertura aos municípios de 100 mil habitantes.
V Apesar de colaborarem com o PSF, os postos e centros de saúde não fazem parte da atenção básica, pois são considerados de média complexidade.
Estão certos apenas os itens
Com relação à atenção básica em saúde, julgue os itens seguintes.
I A definição de atenção primária aceita pelo MS a considera como atenção mínima à saúde, colocando-a como primeiro nível de assistência às populações menos favorecidas.
II Os atributos essenciais da atenção primária para o MS são o acesso de primeiro contato do indivíduo com o sistema, a integralidade, a continuidade e a coordenação da atenção dentro do próprio sistema.
III Consideram-se atributos derivados da atenção primária a atenção centrada na família, a orientação para a participação comunitária e a competência cultural dos profissionais.
IV Na Norma Operacional Básica 96, não há referência à mudança no modelo de atenção, nem ao PSF como opção.
V A Conferência Internacional de Alma Ata, em 1978, representou um marco nos debates sobre as políticas de saúde no mundo. No entanto, não teve qualquer repercussão no Brasil.
A quantidade de itens certos é igual a
A diretriz da integralidade, tratada no texto acima, tem muitos e diferentes sentidos, complementares em sua maior parte. Esses sentidos incluem o(a)
I intervenção em promoção, proteção, recuperação da saúde e reabilitação.
II composição da equipe com profissionais de todas as especialidades.
III atuação multidisciplinar e biopsicossocial da equipe.
IV consulta domiciliar, atendimento ambulatorial e internação hospitalar com tratamento clínico e cirúrgico.
V atendimento possível em todos os níveis de complexidade.
Estão certos apenas os itens
Acerca da legislação em saúde, julgue os itens seguintes.
I A Lei n.º 8.142/1990 estabelece as condições para o repasse de recursos aos municípios, entre elas, a existência de fundo, plano e conselho de saúde.
II A regulamentação do SUS, após as leis fundamentais, tem sido realizada por meio de normas operacionais que dispõem sobre seu funcionamento.
III O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é considerado exemplar por conter, entre os direitos fundamentais da criança e do adolescente, garantias de atendimento pré e perinatal e de aleitamento, ou seja, por considerar a importância desse período na formação da criança.
IV O ECA garante a crianças e adolescentes o direito de ser criado e educado em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.
V Na Lei n.º 8.080/1990, está prevista a participação da rede privada no atendimento do SUS. O PSF e outros programas a utilizam amplamente, por meio de convênios.
A quantidade de itens certos é igual a
Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
I. Os métodos epidemiológicos permitiram o reconhecimento da AIDS como uma enfermidade anos antes de o vírus da imunodeficiência humana ser identificado ou de se suspeitar que ele era o agente causador da doença.
II. A tuberculose é uma doença reemergente, tanto pela imunodeficiência associada aos casos de AIDS, como pela resistência criada pelo agente aos principais medicamentos usados para seu controle.
III. A disseminação do HIV, que inicialmente estava restrita aos usuários de drogas injetáveis e aos grupos heterossexuais, continua a existir, atualmente, graças à transfusão sanguínea e ao uso de antivirais.
IV. O Programa DST/AIDS do MS é reconhecido internacionalmente, apesar de ainda depender da importação de alguns fármacos e de acordos com laboratórios multinacionais para a obtenção de melhores preços.
V. Apesar do sucesso do Programa DST/AIDS, o aumento da transmissão vertical e do número de infectados na população negra é preocupante.
A quantidade de itens certos é igual a