Questões de Concurso Público Prefeitura de Piraquara - PR 2014 para Artes Visuais

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Q469874 Artes Visuais
Referente à proteção autoral da criação nas Artes Visuais, analise as afrmações abaixo:

I. O fato de uma imagem de uma obra de artes visuais ser encontrada na Internet a caracteriza automaticamente como de domínio público.

II. Um colecionador não precisa de autorização para editar um livro com as imagens das obras que adquiriu.

III. A ideia original para a composição de determinada obra visual possui proteção autoral.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q469875 Artes Visuais

Ainda referente à proteção autoral da criação nas Artes Visuais, analise as afirmações abaixo:

I. Os herdeiros têm direito à participação sobre a futura revenda de uma obra de arte que está em poder de um colecionador.

II. O detentor de uma obra de arte pode livremente modificar o seu título de criação, mesmo sem anu- ência do autor.

III. Ao autor é garantido o direito de modificar sua obra a qualquer tempo.


IV. Ao vender a sua obra, o artista visual automaticamente repassa ao comprador os direitos de reprodução da mesma.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q469876 Artes Visuais
Assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q469877 Artes Visuais

Quanto à proteção autoral da obra fotográfica, analise as afirmações abaixo:

I. A obra fotográfica deve conter de maneira legível o nome do fotógrafo quando utilizada por terceiro.

II. É proibido alterar o conteúdo e a apresentação da fotografia sem prévia autorização do fotógrafo, seja por meio de edição, inclusão de elementos, corte, etc.


III. O prazo de proteção aos direitos patrimoniais sobre obras fotográficas será de setenta anos, a contar do dia posterior ao falecimento do autor.

IV. O prazo de proteção aos direitos patrimoniais sobre obras fotográficas será de setenta anos, a contar de 1.º de janeiro do ano subsequente ao de sua divulgação.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q469878 Artes Visuais
Conforme o crítico de arte Fernando Cocchiarale e Anna Bella Geiger, ao abordar o tema “Abstracionismo geométrico e informal: a vanguarda brasileira nos anos cinquenta” (Rio de janeiro: FUNARTE, Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1987.), pode-se afirmar:

I. A construção de uma pintura abstrata geométrica não é necessariamente tributária, como a de uma pintura figurativa, de uma atração exercida pela linha horizontal inferior.

II.  As cores e tonalidades de uma pintura figurativa abstrata geométrica (...) são suscetíveis de combinações expressivas que a pintura figurativa, por definição, não pode conhecer. Tal arranjo de cores que pareceria falso numa pintura primitiva (...) torna-se, pelo contrário, perfeitamente coerente e legítimo numa pintura abstrata, porque o pintor realizou nele a expressão de um sentimento plástico particular que corresponde a ele.

III. Numa pintura abstrata geométrica, não se pode identificar as imagens de objetos pertencentes ao mundo real que nos é familiar, e tampouco encontrar nela pontos de referência para imaginar com certeza os sinais de uma terceira dimensão.

IV. A pintura abstrata geométrica não é suscetível de constituir-se em zonas de atração, em toda a extensão do suporte que é aplicada.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: E
5: D