Questões de Concurso Público Prefeitura de Tangará - SC 2019 para Nutricionista (NASF)

Foram encontradas 5 questões

Q1735601 Nutrição
A deterioração dos alimentos pode ser provocada por micro-organismos ou por reações enzimáticas e não enzimáticas. Sobre a Reação de Maillard, conhecida como uma reação de escurecimento não enzimática e considerada, dependendo de sua aplicação, como uma causa desejável ou não desejável de deterioração de alimentos, é correto afirmar:
Alternativas
Q1735602 Nutrição
As diretrizes que integram a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) indicam as linhas de ações para modificar os determinantes de saúde e promover a saúde da população. Observe as ações a seguir: I. Melhoria da saúde e nutrição das famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, implicando ampliação do acesso aos serviços de saúde;
II. Interlocução com os setores responsáveis pela produção agrícola, distribuição, abastecimento e comércio local de alimentos visando o aumento do acesso a alimentos saudáveis; III. Promoção da alimentação adequada e saudável em ambientes institucionais como escolas, creches, presídios, albergues, locais de trabalho, hospitais, restaurantes comunitários, entre outros; IV. Articulação com as redes de educação e socioassistencial para a promoção da educação alimentar e nutricional; V. Articulação com a vigilância sanitária para a regulação da qualidade dos alimentos processados e o apoio à produção de alimentos advindos da agricultura familiar, dos assentamentos da reforma agrária e de comunidades tradicionais, integradas à dinâmica da produção de alimentos do país. Estas ações se referem a qual diretriz da PNAN?
Alternativas
Q1735604 Nutrição
A desnutrição ocorre frequentemente em pacientes com câncer e é um dos indicadores de pior prognóstico. Sendo assim, prevenir e tratar a desnutrição são objetivos terapêuticos para o tratamento dietoterápico de pacientes com câncer. Com este propósito, quais as recomendações diárias de energia, de proteínas e hídricas para pacientes em tratamento quimioterápico que estão com estresse metabólico moderado e que necessitam ganhar peso?
Alternativas
Q1735605 Nutrição
A avaliação do consumo alimentar, em especial a ingestão proteica, é um fator determinante na conduta nutricional a ser adotada para pacientes com doença renal crônica. A ingestão de proteínas pode ser estimada a partir de equações que envolvem a geração de nitrogênio, em qualquer fase da doença, independente do relato do paciente sobre o consumo deste nutriente. Para utilização do Equivalente Proteico do Aparecimento de Nitrogênio (Protein Equivalent of Nitrogen Appearance – PNA), marcador recomendado para verificar a adesão do paciente à quantidade de proteína prescrita, é necessário considerar:
Alternativas
Q1735606 Nutrição
A deficiência de vitamina D é a principal causa de raquitismo na infância e de osteopenia em adolescentes. É consenso que a concentração sérica de 25(OH)D é o melhor indicador de suficiência de vitamina D, porém vários elementos podem influenciar nesta concentração, tornando-se necessária a observação de outras alterações bioquímicas. Qual destas alterações, além da redução das concentrações séricas de 25(OH)D, está associada ao estágio moderado da deficiência da vitamina D em crianças e adolescentes?
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: C
5: B