Questões de Concurso Público Prefeitura de Dionísio Cerqueira - SC 2025 para Fiscal de Obras e Posturas

Foram encontradas 5 questões

Q3506709 Engenharia Civil
Durante o exercício da fiscalização de obras e atividades urbanas, o agente público deve observar critérios técnicos normativos e legais, que envolvem desde a verificação das dimensões até o cumprimento das exigências formais para autuação. Sobre esse processo, analise as afirmativas a seguir.

I.A autuação por irregularidade em obra deve sempre preceder a vistoria técnica, visto que a constatação visual da desconformidade é suficiente para embasar a penalidade, dispensando aferições técnicas.
II.A conferência de medidas no local da vistoria deve ser realizada com instrumentos adequados e registrada formalmente, pois a aferição técnica é indispensável para embasar notificações ou autuações por desconformidade dimensional.
III.As notificações de obra irregular devem ser entregues exclusivamente ao proprietário legal do imóvel, sendo nulas se recebidas por terceiros no local.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3506720 Engenharia Civil
Durante a fiscalização de uma obra, o agente público deve ser capaz de interpretar corretamente as medições e calcular áreas de superfícies representadas em plantas e croquis, utilizando instrumentos e escalas adequadas à proporção do projeto. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)O perímetro de um quadrado pode ser calculado multiplicando-se o valor da sua área por quatro, já que todos os lados são iguais.
(__)A área de um retângulo é obtida pela multiplicação direta da medida da base pela altura, sendo expressa em unidades quadradas como m² ou cm².
(__)A leitura de escalas em desenhos técnicos é dispensável quando se utiliza régua comum, pois as dimensões podem ser lidas diretamente no papel.
(__)Uma figura com lados medindo 5m, 3m, 5m e 3m tem perímetro de 16m, calculado pela soma simples de seus lados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas
Q3506724 Engenharia Civil
 A atuação fiscalizatória no âmbito das obras urbanas envolve medidas punitivas e cautelares, como multas e embargos, que devem observar os princípios do contraditório, da legalidade e da proporcionalidade. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)O embargo de obra é uma medida cautelar que pode ser aplicada pela autoridade fiscal independentemente de notificação prévia, desde que verificada situação de risco iminente, ilegalidade flagrante ou ausência de licenciamento.
(__)A multa aplicada por obra irregular é válida mesmo quando o agente não identifica o responsável pela construção, sendo suficiente a lavratura do auto de infração com base em indícios ou denúncia anônima.
(__)O valor da multa por construção irregular é fixado segundo critério exclusivamente discricionário da autoridade fiscal, podendo variar conforme o tipo de edificação e os impactos urbanos observados no momento da fiscalização.
(__)O auto de embargo deve conter, obrigatoriamente, a identificação do imóvel, a descrição da irregularidade, o dispositivo legal infringido e a assinatura do agente responsável.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas
Q3506725 Engenharia Civil
As normas de segurança e higiene do trabalho na construção civil, regulamentadas principalmente pela NR-18, visam reduzir riscos inerentes às diversas etapas das obras. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)O plano de demolição deve ser elaborado por profissional habilitado e contemplar os riscos ocupacionais e as medidas de prevenção, considerando também as condições das construções vizinhas e a propagação de poeiras.
(__)A sinalização nas áreas de escavação pode ser dispensada em períodos diurnos desde que haja barreira física de isolamento, sendo exigida exclusivamente à noite.
(__)A execução de escavações com profundidade superior a 1,25 metro deve ocorrer apenas com liberação expressa de profissional legalmente habilitado, conforme as normas técnicas vigentes.
(__)Em serviços de escavação e fundações com riscos, é obrigatória a presença de sinalização de advertência e barreiras de isolamento, cobrindo todo o perímetro da área.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas
Q3506726 Engenharia Civil
Durante a execução de obras civis, diferentes tipos de concreto são empregados de acordo com suas propriedades estruturais e funcionais. Sobre o tema, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B.

Coluna A (termos):

1-Concreto Armado. 2-Concreto Protendido. 3-Concreto Celular.

Coluna B (descrições):

(__)Utiliza cabos de aço tensionados para aumentar a resistência à tração, permitindo vãos maiores e estruturas mais esbeltas. É comum em pontes e edifícios altos.
(__)Combina o concreto com barras de aço para aumentar sua resistência à tração. É amplamente utilizado em estruturas como vigas, pilares e lajes.
(__)Conhecido por sua leveza, é obtido pela incorporação de ar na mistura, resultando em um material com baixa densidade e boas propriedades de isolamento térmico e acústico. É usado em paredes, divisórias e preenchimentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: D