Questões de Concurso Público Prefeitura de Mondaí - SC 2022 para Professor Licenciado: Área - Professor de Educação Física | Licenciatura em Educação Física

Foram encontradas 35 questões

Q4017553 Pedagogia
Em consonância com a Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, em seu Art. 3º, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
Alternativas
Q4017554 Pedagogia
Sobre a interdisciplinaridade, nas aulas de Educação Física, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q4017555 Atualidades
Sobre o tema atualidades, a Copa do Mundo 2022 será a vigésima segunda edição deste evento esportivo, um torneio internacional de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que ocorrerá no Catar. O Brasil faz parte do grupo "G" da copa, juntamente com, EXCETO:
Alternativas
Q4017556 Pedagogia
De acordo com a Lei nº 13.005/14, em seu Art. 10: o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão formulados de maneira a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e estratégias deste Plano Nacional de Educação (PNE) e com os respectivos planos de educação, a fim de:
Alternativas
Q4017557 Educação Física
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as práticas corporais possuem três elementos fundamentais, desses o documento aponta como "elemento essencial" o (a):
Alternativas
Q4017558 Pedagogia
Considere as afirmativas relacionadas ao Relacionamento: Professor x Aluno. Registre V, para verdadeiras, ou F, para falsas:

(__)O sucesso da receptividade do aluno ao conteúdo ensinado independe do bom relacionamento entre professor e aluno, que deve ser pautado na reciprocidade, simpatia e respeito.
(__)A relação do professor com seus alunos é de fundamental importância para a Educação, pois a partir da forma de agir do professor, que é único detentor do conhecimento em sala, é que o educando se sentirá mais receptivo à aprendizagem.
(__)Um trabalho construtivo e significativo deve possibilitar um diálogo aberto e acessível entre professor e aluno, com isso o docente conhece melhor as necessidades de anseios dos educandos.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: 
Alternativas
Q4017559 Educação Física
Os fundamentos técnicos de uma modalidade esportiva, como o Handebol por exemplo, auxiliam o professor no ensino desse esporte. Esses fundamentos podem ser utilizados de diversas formas, inclusive em jogos ou brincadeiras adaptados. São fundamentos básicos do Handebol, EXCETO: 
Alternativas
Q4017560 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
A luz da Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q4017561 Pedagogia
Sobre as unidades temáticas indicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que devem ser abordadas ao longo do Ensino Fundamental, apresentando possibilidades de manifestações culturais, analise as assertivas a seguir extraídas de uma das unidades temáticas da BNCC:

I.Reúne tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas.
II.As práticas derivadas dessa unidade mantêm, essencialmente, suas características formais de regulação das ações, mas adaptam as demais normas institucionais aos interesses dos participantes, às características do espaço, ao número de jogadores, ao material disponível etc.
III.Para a estruturação dessa unidade temática, é utilizado um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação.

As assertivas acima, estão descritas na BNCC para referenciar e explicar à unidade temática:
Alternativas
Q4017562 Noções de Primeiros Socorros
Durante a aula de Futebol, uma aluna chutou a bola e acabou atingindo a colega, com o impacto ela engoliu um objeto que ficou entalado nas suas vias respiratórias, impedindo-a de respirar e causando asfixia. Apesar do susto, tudo se resolveu quando a professora Gio Queiroz, utilizando seus conhecimentos em Socorros de urgência, aplicou a técnica conhecida como manobra de
Alternativas
Q4017563 Educação Física
Acerca dos equipamentos utilizados no Futebol de Campo, analise as assertivas a seguir. De acordo com regramento oficial:

I.As duas equipes devem usar cores que as distingam entre si e também dos oficiais de arbitragem, mas se as camisetas dos goleiros forem da mesma cor e nenhum deles tiver outra camiseta de outra cor, o árbitro deve permitir que a partida seja disputada.
II.Cada goleiro deve usar cores que o distingam dos outros jogadores e dos oficiais de arbitragem.
III.Se as camisetas dos goleiros forem da mesma cor e nenhum deles tiver outra camiseta de outra cor, o árbitro não deve permitir que a partida seja disputada, até que um deles troque a camiseta ou utilize algo que a diferencie do outro goleiro.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q4017564 Educação Física
Considere as afirmativas relacionadas ao Voleibol de quadra, em consonância com o regramento oficial. Registre V, para verdadeiras, ou F, para falsas:

(__)Ao bloquear, o bloqueador poderá tocar a bola quando está ainda está além da rede, desde que não interfira na jogada do adversário antes ou durante o golpe de ataque deste.
(__)Após um golpe de ataque, é permitido ao jogador passar as mãos além da rede, desde que o contato com a bola tenha ocorrido dentro do seu próprio espaço de jogo.
(__)É permitido penetrar no espaço adversário sob a rede, desde que isto não interfira na jogada do adversário.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas
Q4017565 Pedagogia
Considere as afirmativas relacionadas aos Jogos e Técnicas de Jogos Infantis Organizados. Registre V, para verdadeiras, ou F, para falsas:

(__)O jogo possui, entre outras, funções lúdica e educativa que propiciam a diversão, a aprendizagem, a sociabilidade, o prazer e até o desprazer.
(__)Nos jogos infantis o ato de explorar e manipular tem um valor experimental para a criança, à medida que, estruturalmente, através dessas vivencias, vão somando experiencias que irão contribuir para construção da sua personalidade.
(__)Brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar a espontaneidade e criatividade, constituem objetivos que podem (e devem) ser estimulados na execução dos jogos e técnicas de jogos infantis organizados.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: 
Alternativas
Q4017566 Pedagogia
Sobre a Educação em âmbito global, analise as assertivas a seguir:

I.O conhecimento deve ser integrado, dessa forma o professor deve pautar sua prática em uma visão de totalidade, privilegiando experiências, buscando autonomia, respeitando e utilizando o conhecimento prévio de cada educando de forma contextualizada.
II.Educação é um processo de desenvolvimento global, integrando os vários níveis de conhecimento e de expressão: sensorial, intuitivo, afetivo, excetuando o racional e o transcendental.
III.Educação em âmbito global pressupõe uma intervenção educativa de maneira participativa e contextualizada no currículo escolar, integra contextos locais e globais, inter-relacionando as áreas de conhecimento.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q4017567 Educação Física
O conhecimento em Anatomia é fundamental ao profissional de Educação Física, sobre esse tema analise o trecho a seguir: "Os planos e eixos são linhas imaginárias que "cortam" o corpo, o ponto de partida deste plano segue da cabeça e estende-se até os pés, dividindo o corpo em partes anterior (frente) e posterior (trás)". A descrição refere-se ao plano:
Alternativas
Q4017568 Educação Física
No Atletismo as corridas rasas se subdividem em três grupos: as de velocidade ou curta distância, as de médio-fundo e as de longa distância ou de fundo. As corridas de velocidade são as de:
Alternativas
Q4017569 Educação Física
Em Fisiologia do Exercícios temos a classificação dos esportes em cíclicos e acíclicos, de acordo com os tipos de ações e movimentos realizados na prática da modalidade. Assinale a alternativa que contempla somente exemplos de esporte cíclicos.
Alternativas
Q4017570 Educação Física
 A dança é uma manifestação exercida através de movimentos utilizada, entre outras, como forma de socialização, prevenção de agravos e promoção da saúde. São efeitos Fisiológicos da prática dessa modalidade:
Alternativas
Q4017571 Psicologia
Um dos pilares do Desenvolvimento Infantil é a aprendizagem motora, sobre os estágios dessa aprendizagem, aquele em que a criança efetua os movimentos, comete erros grosseiros, no entanto não consegue visualizar seu erro e efetuar a correção necessária, é chamado de estágio:
Alternativas
Q4017572 Pedagogia
Sobre as habilidades para trabalhar as diferenças individuais, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: B
5: D
6: B
7: D
8: D
9: D
10: C
11: B
12: A
13: D
14: D
15: D
16: D
17: B
18: B
19: C
20: A