Questões de Concurso Público Prefeitura de Bandeirante - SC 2019 para Auxiliar Administrativo

Foram encontradas 20 questões

Q4333359 Não definido
Juliana, professora de Direito Constitucional na Universidade Alpha Beta, estava lecionando sobre os direitos sociais previstos na Constituição Federal de 1988, quando disse aos alunos que são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. O aluno João Ricardo declarou a mão e pediu a Juliana que a Constituição Federal trouxesse alguma disposição sobre licença para mulheres e homens após o nascimento do filho. A professora disse que era garantida pela Constituição:
Alternativas
Q4333360 Não definido
Em relação aos direitos sociais previstos na Constituição Federal de 1988, o professor João Márcio colocou quatro afirmativas na lousa e pediu aos alunos que apontassem a única correta. As quatro afirmativas estão abaixo, assinale a única correta:
Alternativas
Q4333361 Não definido
Em análise da Lei n. 8666/1993, Cláudio disse para seu colega Ricardo que produtos fabricados, produzidos no território nacional de acordo com o processo produtivo básico ou com as regras de origem determinantes pelo Poder Executivo federal são denominados como produtos produzidos nacionais para efeitos da referida Lei. Ricardo contradisse Cláudio e disse que a nomenclatura correta é serviços nacionais. De acordo com a Lei n. 8666/1993, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q4333362 Não definido
Em relação à inclusão, no objeto da licitação, de fornecimento de materiais e serviços sem previsão de detalhes ou tais quantitativos não corresponderam à compreensão real do projeto básico ou executivo, assinale a alternativa correta de acordo com a Lei n. 8666/1993:
Alternativas
Q4333363 Não definido
Assinale V para Verdadeiro e F para Falso nas assertivas abaixo, de acordo com a Lei Complementar n. 101/2000:

( ) Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal da instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.
( ) A reestimativa de receita por parte do Poder Legislativo só será admitida se comprovadamente erro ou omissão de ordem técnica ou legal.
( ) O Poder Executivo de cada ente colocará à disposição dos demais Poderes e do Ministério Público, no mínimo trinta dias antes do prazo final para encaminhamento de suas propostas orçamentárias, os estudos e as estimativas das receitas para o exercício subsequente, inclusive da corrente líquida, e as respectivas memórias de cálculo. (). Assinale a alternativa que contém a sequência correta de V e F: 
( ) A reestimativa de receita por parte do Poder Legislativo só será admitida se comprovadamente erro ou omissão de ordem técnica ou legal.
( ) O Poder Executivo de cada ente colocará à disposição dos demais Poderes e do Ministério Público, no mínimo trinta dias antes do prazo final para encaminhamento de suas propostas orçamentárias, os estudos e as estimativas das receitas para o exercício subsequente, inclusive da corrente líquida, e as respectivas memórias de cálculo.
( ) As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de V e F: 
Alternativas
Q4333364 Não definido
Victor Sazaki e Andreia Marinho, estudantes do curso de Direito da Universidade XPTO, estiveram em debate sobre a Lei Complementar n. 101/2000, quando Victor disse que é proibida a operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o ente da Federação que a controle, na qualidade do beneficiário do empréstimo. Andreia contradisse seus colegas e disse que na verdade seria permitida tal operação. De acordo com a referida Lei Complementar, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q4333365 Não definido
Leia o trecho a seguir e assinale ao que segue:

“Fundamentalmente e nos limites das possibilidades financeiras a concessão de subvenções sociais visará a prestação de serviços essenciais de assistência social, médica e educacional, sempre que a suplementação de recursos de origem privada aplicada a esses objetivos, revelar -se__________”

Assinale uma alternativa que preencha corretamente uma lacuna com base na Lei n. 4320/1964:
Alternativas
Q4333366 Não definido
De acordo com a Lei n. 4320/1964, o professor André ensinou para a turma de Direito Tributário da Universidade Kappa que todas as operações que resultem em débitos e créditos de natureza financeira, não específicas na execução orçamentária, também serão objeto de registro, individuação e controle contábil. O aluno Diego afirmou o braço e disse que o professor estaria equivocado, pois de acordo com a referida Lei, nem todas as operações mencionadas eram objeto de registro, individuação e controle contábil. De acordo com a referida Lei, assine a alternativa correta:
Alternativas
Q4333367 Não definido
O professor Carlos, de Direito Tributário da Universidade DXM, estava em uma tarde de análise do Código Tributário Nacional com seus alunos do 4º semestre, quando colocou na lousa uma frase e pediu que os alunos preenchessem a lacuna corretamente:

“Na iminência ou no caso de guerra externa, a União pode instituir, temporariamente, _____________ com compreendidos ou não entre os referidos nesta Lei, suprimidos, gradativamente, no prazo máximo de anos, contados da suspensão da paz.”

Como estudante do professor Carlos, assinale uma alternativa que preencha corretamente a lacuna do trecho: 
Alternativas
Q4333368 Não definido
O Código Tributário Nacional estabelece que compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível. Josias estava em leitura do Código Tributário Nacional e disse para José seu colega que a atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional. José disse que na verdade seria discricionária e opcional. De acordo com o Código Tributário Nacional, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q4333369 Não definido
Leia o trecho a seguir e assinale ao que segue:

"Trata-se da placa principal de circuitos do computador, onde ficam os componentes essenciais. A _________________ contém o processador, a memória principal, os circuitos de apoio, a controladora e os conectores do barramento. As placas de expansão de memória e as placas de I/O podem ser instaladas na _____________ pelos conectores do barramento." Sabendo que apenas uma das opções abaixo preenche corretamente as duas lacunas acima, assinale-a:

Sabendo que apenas uma das opções abaixo preenche corretamente as duas lacunas acima, assinale-a:
Alternativas
Q4333370 Não definido
Em relação aos atos administrativos, analise a seguinte situação:

“Rogério disse para seu colega Ricardo que ato consumado é o que já exauriu os seus efeitos, que se torna definitivo, não podendo ser impugnado, quer na via administrativa, quer na via judicial; quando muito, pode gerar responsabilidade administrativa ou criminal quando se trata de ato ilícito, ou responsabilidade civil do Estado, independentemente da licitude ou não, desde que tenha causado dano a terceiros. Ricardo contradisse seu colega e disse que na verdade se tratava do ato pendente”.

Assinale a alternativa correta em relação à situação:
Alternativas
Q4333371 Não definido
INSTRUÇÕES: A questão dize respeito ao Texto. Leia-o atentamente antes de respondê-la. 


(Texto)

texto.png (498×392)
"Finalmente, a resposta veio de um lugar inesperado: [...]" (linhas 11 e 12). É correto afirmar que o termo sublinhado exerce função sintática de:
Alternativas
Q4333372 Não definido
INSTRUÇÕES: A questão dize respeito ao Texto. Leia-o atentamente antes de respondê-la. 


(Texto)

texto.png (498×392)
"Por que não podemos voltar atrás?" (linha 6). Assim como no Texto, o termo "por que" foi corretamente empregado na seguinte alternativa:
Alternativas
Q4333373 Não definido
INSTRUÇÕES: A questão dize respeito ao Texto. Leia-o atentamente antes de respondê-la. 


(Texto)

texto.png (498×392)
A palavra "Mas" (linha 2), no contexto em que está inserida, poderia ser corretamente substituída por todas as alternativas a seguir, exceto:
Alternativas
Q4333374 Não definido
INSTRUÇÕES: A questão dize respeito ao Texto. Leia-o atentamente antes de respondê-la. 


(Texto)

texto.png (498×392)
A palavra "Assim" (linha 1), no contexto em que está inserida, exerce função morfológica de:
Alternativas
Q4333375 Não definido
INSTRUÇÕES: A questão dize respeito ao Texto. Leia-o atentamente antes de respondê-la. 


(Texto)

texto.png (498×392)
Todas as palavras a seguir retiradas do Texto são consideradas preposições, exceto:
Alternativas
Q4333376 Não definido
Chefes de Estado e de governo de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul se reúnem em novembro em Brasília no Palácio Itamaraty a fim de discutir pontos importantes sobre a geopolítica mundial. Em conjunto os países formam:
Alternativas
Q4333377 Não definido
Os incêndios florestais são uma ameaça comum e mortal nos verões secos da Austrália, mas a ferocidade e a chegada antecipada desse surto, na primavera do Hemisfério Sul, que foi intensificado:
Alternativas
Q4333378 Não definido
São atitudes adequadas ao ambiente de trabalho, exceto:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: D
6: C
7: B
8: C
9: C
10: A
11: C
12: B
13: B
14: D
15: A
16: B
17: A
18: B
19: D
20: D