Questões de Concurso Público Prefeitura de Arabutã - SC 2025 para Agente de Combate a Endemias

Foram encontradas 12 questões

Q3736076 Saúde Pública

O controle vetorial constitui um dos principais eixos do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). Envolve ações sistemáticas e integradas para reduzir a densidade populacional do Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão do vírus da dengue, zika e chikungunya.


Sobre as ações de controle vetorial, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q3736077 Saúde Pública

As zoonoses representam um importante desafio para a saúde pública, pois envolvem doenças transmitidas direta ou indiretamente entre animais e seres humanos. Nesse contexto, o trabalho integrado de vigilância, prevenção e controle é fundamental para reduzir riscos e promover a saúde coletiva.


Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.



Acerca das ações de vigilância em zoonoses, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q3736078 Saúde Pública

Durante as ações de vigilância entomológica e controle vetorial, o Agente de Combate a Endemias (ACE) desempenha um papel essencial na organização e execução das operações de campo. Essas atividades exigem planejamento, coordenação e acompanhamento adequados para garantir a eficácia das ações.


Sobre a organização das operações de campo, assinale a alternativa CORRETA:     

Alternativas
Q3736079 Saúde Pública

A visita domiciliar é uma das atividades mais importantes realizadas pelo Agente de Combate a Endemias (ACE) nas ações de vigilância e controle da dengue. Ela permite identificar e eliminar criadouros, orientar moradores e registrar informações essenciais para o planejamento das operações.


Acerca da visita domiciliar, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q3736080 Saúde Pública
A difteria é uma doença imunoprevenível ainda relevante para a vigilância em saúde pública, apesar de rara no Brasil. Sobre difteria, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3736081 Saúde Pública
No contexto da Atenção Primária à Saúde (APS), o cadastramento familiar e a territorialização são ferramentas essenciais para o planejamento das ações de vigilância e promoção da saúde. Considerando as diretrizes do Ministério da Saúde, assinale a alternativa que melhor representa o conceito e os objetivos desse processo:
Alternativas
Q3736082 Saúde Pública
Em relação aos fundamentos, objetivos, atribuições, competências, diretrizes, gestão, aspectos organizativos e operacionais, recursos humanos, planejamento, orçamento e financiamento do Sistema Único de Saúde SUS, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3736083 Saúde Pública

A poliomielite é uma doença viral altamente contagiosa, cuja erradicação depende da manutenção da imunização em massa e da vigilância constante.


Sobre a poliomielite, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q3736084 Saúde Pública

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, prevenível por vacinação, e que ainda exige vigilância constante no país.


Em relação ao sarampo, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q3736085 Saúde Pública

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi estruturado de forma a garantir o acesso universal e integral à saúde, organizando-se em níveis de atenção que se articulam para promover, prevenir, tratar e reabilitar a saúde da população.


Considerando as características desse modelo, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q3736086 Saúde Pública
O Agente de Combate a Endemias (ACE) tem papel estratégico nas ações de prevenção e controle da dengue, atuando diretamente em visitas domiciliares, levantamento de índices, eliminação de criadouros e orientação comunitária. Todas as alternativas abaixo apresentam atribuições do ACE, EXCETO:
Alternativas
Q3736087 Saúde Pública

Sobre os insetos (classe Insecta) e seus aspectos básicos em entomologia, analise as afirmativas a seguir:



I.Os insetos pertencem ao filo Arthropoda e à subclasse Hexapoda, sendo caracterizados por possuírem três principais regiões corporais: cabeça, tórax e abdome.


II.No tórax dos insetos encontram-se as estruturas principais para locomoção — como pernas e asas — e o tórax normalmente está dividido em pronoto, mesonoto e metanoto.


III.Em todos os insetos as asas estão sempre presentes e funcionam para voo em qualquer fase do ciclo de vida do inseto.



Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: E
5: D
6: D
7: E
8: B
9: D
10: D
11: C
12: E