Questões de Concurso Público Prefeitura de Ipira - SC 2021 para Professor de Educação Musical
Foram encontradas 15 questões
(__)O bemol eleva a nota em um semitom, enquanto o sustenido abaixa a nota em um semitom.
(__)O Mi pode também ser chamado Fá bemol, já que está um semitom abaixo do Fá.
(__)Enquanto bemóis e sustenidos alteram uma nota em um semitom, o dobrado bemol e o dobrado sustenido alteram a nota em um tom.
(__)Um bequadro cancela qualquer alteração e devolve a nota à sua altura original.
A sequência CORRETA é:
Acorde é a combinação de três ou mais sons simultâneos diferentes. A ciência que estuda os acordes, as relações entre eles e suas combinações é chamada de harmonia. Sua representação gráfica na música se dá na posição vertical do pentagrama. Os acordes, na sua concepção clássica, são formados por terças sobrepostas, ou seja, três notas assinaladas, em sequência, só nas linhas ou só nos espaços do pentagrama. Fonte: SANTOS, P. P dos. Acorde. Disponível em: https://www.infoescola.com/musica/acorde/
Analise as afirmativas a seguir sobre os acordes.
I.O acorde também pode ser executado em forma de arpejo, ou seja, ao invés de executarmos de forma simultânea os sons (todos de uma vez), podemos executá-los de forma sucessiva (um som após o outro).
II.A nota mais grave do acorde em sua posição original (terças sobrepostas) se chama fundamental. As demais notas têm o nome do intervalo que formam com a fundamental.
III.A nota fundamental é a nota básica, é a que dá origem ao acorde. Desta forma, é a nota mais importante. Ela é sempre a nota mais aguda, acrescentando após ela as terças superiores.
IV.Ao repetir uma das notas do acorde, este continua na sua classificação original sem levar em conta as notas dobradas. O acorde de três sons "dó-mi-sol", por exemplo, mesmo com a repetição do "dó" em "dó-mi-sol-dó", o acorde continuará sendo de quinta.
Estão CORRETAS as afirmativas:
(__)A partir das referências sobre manifestações musicais nas sociedades indígenas, feitas pelos exploradores europeus que aqui estiveram, é possível supor que esses povos possuíam formas de transmissão de conhecimentos musicais peculiares.
(__)O sistema educacional brasileiro em geral, e o de artes, incluindo a música em particular, foi influenciado pelos jesuítas. Sua ação se fez sentir em praticamente todo o território brasileiro.
(__)A partir do século XVII, a música no Brasil começa a apresentar os primeiros sinais de secularização, ainda mais com o decreto do Marquês de Pombal, expulsando os jesuítas (1759), desmantelando assim, todo sistema colonial do ensino jesuítico, estabelecendo o ensino laico em consonância com o pensamento iluminista, contemplando um novo sistema educacional público.
(__)O ensino da música no Rio de Janeiro e, consequentemente, no Brasil era feito, até meados do século XIX, em cursos particulares de alguns professores.
A sequência CORRETA é:
Relacione cada uma das propriedades listadas com suas respectivas definições.
1ª coluna:
1.Intensidade
2.Altura
3.Timbre
4.Duração
2ª coluna:
(__)É o grau de entoação, dividindo um som em: graves, médios e agudo.
(__)É o tempo de produção do som, ou seja, o tempo que se prolonga o som.
(__)É a propriedade do som ser mais forte ou mais fraco.
(__)É a qualidade do som ou atributo especial de cada som, pelo qual distinguimos a sua origem, que pode ser a voz humana ou sons de instrumento.
A sequência CORRETA é:
(__)Os termos italianos usados para indicar aproximadamente os andamentos na música dividem-se em três grupos: lentos, médios e rápidos.
(__)São exemplos de andamentos lentos: Sostenuto, Commodo e Maestoso.
(__)Coroa ou ponto coroado é um sinal de prolongamento que indica fermata, suspensão ou parada. No caso da suspensão, sobre barra dupla, indica pequena interrupção entre duas partes do trecho musical.
(__)São modificações do andamento, para retardar o andamento: ritardando (rit. ou ritard.), alargando (allarg.), rallentando (rall.).
A sequência CORRETA é:
A imagem abaixo representa o tampo de uma mesa que será cortado de uma chapa de madeira quadrada, conforme indicado.

Fazendo π = 3,14, qual será a área da região redonda?