🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

Questões de Concurso Público FACAPE 2026 para Psicólogo Educacional

Questões Discursivas

Foram encontradas 30 questões

Q3904068 Português

Imagem associada para resolução da questão



Com base no texto da campanha acima, é CORRETO afirmar que: 

Alternativas
Q3904069 Português
“Que minha solidão me sirva de companhia. que eu tenha a coragem de me enfrentar. que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo.”

 Clarice Lispector

A forma verbal “estivesse”, na estrofe de Clarice Lispector, foi empregada no:
Alternativas
Q3904070 Português
“O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sancionado em 13 de julho de 1990, é o principal instrumento normativo do Brasil sobre os direitos da criança e do adolescente. O ECA incorporou os avanços preconizados na Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas e trouxe o caminho para se concretizar o Artigo 227 da Constituição Federal, que determinou direitos e garantias fundamentais a crianças e adolescentes. Considerado o maior símbolo dessa nova forma de se tratar a infância e a adolescência no país, o ECA inovou ao trazer a proteção integral, na qual crianças e adolescentes são vistos como sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento e com prioridade absoluta. Também reafirmou a responsabilidade da família, sociedade e Estado de garantir as condições para o pleno desenvolvimento dessa população, além de colocá-la a salvo de toda forma de discriminação, exploração e violência.”

Disponível em: https://www.gov.br 


Leia o texto abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3904071 Português
“As anomalias congênitas são um grupo de alterações estruturais ou funcionais que ocorrem durante a vida intrauterina e que podem ser detectadas antes, durante ou após o nascimento. Podem afetar diversos órgãos e sistemas do corpo humano e são causadas por um ou mais fatores genéticos, infecciosos, nutricionais e ambientais, podendo ser resultado de uma combinação desses fatores.”

Disponível em: https://www.gov.br

Através dos recursos linguísticos presentes, no texto acima, a função de linguagem que predomina é:
Alternativas
Q3904072 Português
Metáfora é uma figura de linguagem que se identifica pela comparação subjetiva, pela semelhança ou analogia entre elementos. Com base nessa afirmativa, assinale a alternativa em que se identifica a metáfora.
Alternativas
Q3904073 Português
“Antes de chegarmos à ideia de que o ambiente humano é algo voltado para a maneira com que levamos nossas vidas – repletas de tarefas, trabalhos, rotinas ou até mesmo os lugares que frequentamos –, é necessário lembrar que o nosso verdadeiro habitat natural é o nosso próprio corpo. Desde o momento em que nascemos até o que partimos do mundo, são nossos corpos que se relacionam com os ambientes que frequentamos. Nesse processo, a troca pode acontecer de maneira positiva e proveitosa – quando a relação entre o corpo e o ambiente gera energia para o indivíduo – ou de maneira negativa e tóxica, quando há perda de energia e desgaste.”

Disponível em: https://etalent.com.br (adaptado)

Sobre o texto, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3904075 Português
“A medicina, de arte ou saber prático, associa-se aos saberes científicos ligados à matéria, em contínua revolução, transformando-se progressivamente, ela também, em ciência, em conhecimento das doenças, tornando-se seu centro de pesquisa as patologias em sua origem ou causalidade, seja no meio ambiente físico ou biológico, no exterior ou interior da denominada ‘máquina’ humana.”

Disponível em: https://www.sites.epsjv.fiocruz.br (adaptado)

No texto acima, o termo “à matéria” estabelece uma relação com “ligados”. Essa relação é denominada: 
Alternativas
Q3904077 Português
O Último Poema
Assim eu quereria o meu último poema. Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.

Manuel Bandeira

  O poeta empregou uma figura de linguagem que estabelece, explicitamente, uma relação de semelhança no verso:
Alternativas
Q3904078 Matemática
Em uma farmácia é comercializado um medicamento por R$ 358,40 cada caixa. Ao vender a caixa do medicamento por esse valor, verifica-se um lucro de 12% por parte da farmácia, sobre o respectivo preço de custo do medicamento. O preço de custo desse medicamento é, portanto:
Alternativas
Q3904079 Matemática
Um grupo de 150 pacientes está sendo submetido a um tratamento. Três tipos de medicamentos – A, B e C – estão sendo administrados para esses pacientes, da seguinte forma: 1/6 dos pacientes estão tomando o medicamento tipo A; 2/5 deles estão tomando o medicamento tipo B; os demais, tomam o medicamento tipo C.
Sabendo que cada paciente toma apenas um tipo desses medicamentos, conclui-se que a quantidade de pacientes que ingerem o medicamento tipo C é:
Alternativas
Q3904080 Matemática
Uma campanha de vacinação tinha como meta vacinar 800 pessoas em um dia. No entanto, ao final do dia, constatou-se que apenas tinha sido atingido 3/5 da meta. Assim, com relação ao total pretendido, o percentual de pessoas que NÃO foram vacinadas nesse dia foi:
Alternativas
Q3904081 Matemática

Durante as visitas às residências realizadas por um agente de saúde, foi constatado, para as últimas três casas visitadas, que residem em cada uma delas 4 crianças e 3 adultos. Dessa forma, a razão entre a quantidade de adultos nessas três casas e o número total de pessoas nelas residentes é:
Alternativas
Q3904082 Matemática
A prefeitura de um município está realizando um processo seletivo para selecionar médicos para seus postos de saúde. Ao final do período de inscrições, constatou-se que 135 candidatos se inscreveram para participar da seleção. Foi informado que a concorrência, ou seja, a relação entre a quantidade de candidatos e a quantidade de vagas estava de 15 para 1. Portanto, a quantidade de vagas oferecidas nesse processo seletivo era:
Alternativas
Q3905054 Psicologia
As Teorias sobre a Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget (Epistemologia Genética), Lev Vygotsky (Sócio-Histórica), Sigmund Freud (Psicanálise) e B.F. Skinner (Behaviorismo Radical) oferecem lentes conceituais divergentes sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem. Analise as assertivas abaixo, que comparam e contrastam elementos-chave dessas teorias:

I. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo precede e determina a aprendizagem, ocorrendo através da equilibração e da maturação biológica em estágios sequenciais, enquanto Vygotsky argumenta que a aprendizagem social e a interação com instrumentos culturais (como a linguagem) impulsionam o desenvolvimento.
II. Skinner e Freud, embora partindo de paradigmas opostos (comportamentalista versus psicanalítico), convergem na ênfase dada aos processos internos e inconscientes como determinantes primários do comportamento observável e do desenvolvimento da personalidade.
III. A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky contrasta fundamentalmente com o conceito de condicionamento operante de Skinner, pois a ZDP foca naquilo que o indivíduo pode realizar com a mediação social (potencial), e não apenas nas respostas comportamentais observáveis e reforçadas pelo ambiente.
IV. As concepções de Piaget e Vygotsky divergem quanto ao papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo: Piaget a vê como um reflexo do estágio cognitivo já alcançado, enquanto Vygotsky a considera uma ferramenta psicológica essencial que reorganiza o próprio pensamento.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3905055 Psicologia
Na Psicologia Social, os termos atitudes, estereótipos e preconceitos são cruciais para entender as relações intergrupais. Relacione a descrição dos termos da:

COLUNA I

I. Uma generalização cognitiva rígida e simplificada sobre as características, atributos e comportamentos de um grupo social, que pode ser positiva ou negativa e frequentemente reduz a complexidade individual.

II. Uma predisposição mental e neural duradoura, organizada através da experiência, que exerce uma influência diretiva ou dinâmica sobre a resposta do indivíduo a todos os objetos e situações com os quais se relaciona, possuindo componentes afetivos, cognitivos e conativos.

III. Um julgamento ou sentimento negativo pré-concebido e injustificado em relação a um indivíduo ou grupo, baseado unicamente na sua pertença a esse grupo, e que possui uma forte carga afetiva (aversão, hostilidade).

Com os termos técnicos da:

COLUNA II

1. Atitude 2. Estereótipo 3. Preconceito

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da associação:
Alternativas
Q3905056 Psicologia
O psicodiagnóstico realizado pelo psicólogo educacional possui características específicas que o distinguem do modelo clínico ambulatorial. Ao realizar um processo de avaliação com um estudante que apresenta dificuldades de aprendizagem, o objetivo principal do psicodiagnóstico deve ser: 
Alternativas
Q3905057 Psicologia
Ao atuar junto a docentes que relatam dificuldades em engajar estudantes em disciplinas teóricas, o psicólogo educacional deve intervir considerando que: 
Alternativas
Q3905058 Psicologia
Diante de um estudante que apresenta dificuldades em organizar o pensamento crítico sobre conceitos abstratos e demonstra dependência excessiva de instruções diretas dos professores, analise as alternativas à luz das teorias do desenvolvimento e aprendizagem:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: A
5: B
6: C
7: E
8: A
9: C
10: D
11: C
12: C
13: A
14: B
15: E
16: C
17: B
18: D
19: D
20: B