Questões de Concurso Público Prefeitura de Flores - PE 2021 para Agente Administrativo

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Q2006158 Português
ÉTICA E POLÍTICA

Publicado em www.sabedoriapolitica.com.br, por Alexsandro
M. Medeiros (em abr. 2016, trecho com adaptações).

Uma marca característica da ética na Antiguidade é sua indissociabilidade com a política. Desde Platão e seu discípulo Aristóteles, que a ideia de constituição da polis é perpassada pelo princípio de que a cidade deve ser dirigida por governantes sábios, justos e virtuosos.
É de Aristóteles, por exemplo, a afirmação de que o homem é um animal político – zoon politikon. “Trata-se de um homem ‘essencialmente destinado à vida em comum na polis e somente aí se realiza como ser racional. Ele é um zoon politikón por ser exatamente um zoon logikón, sendo a vida ética e a vida política artes de viver segundo a razão’” (LIMA VAZ, 2004, p. 38-39 apud PANSARELLI, 2009, p. 13).
E Hélcio Corrêa afirma que na polis grega o cidadão só é reconhecido como tal a partir de sua inserção na comunidade política e a razão prática que norteia a ação do cidadão grego está intimamente ligada ao ethos “[...] entendido este como um conjunto de tradições, costumes e valores próprios da vida na polis” (2011, p. 77) e, no caso de Aristóteles, “[...] as noções de ética e política se completam reciprocamente na teoria da justiça” (2011, p. 77).
Com efeito, na polis grega, tanto o estudo da ética quanto da constituição da polis (da política) lançam as bases para o comportamento justo do indivíduo e do cidadão. Platão (1993), inclusive, compara a ideia de justiça, tanto no indivíduo quanto na sociedade, como sendo a harmonia entre suas partes.
Essa dupla perspectiva aparece já no início da obra A República de Platão, a partir do Livro II quando este afirma que o homem justo em nada diferirá da cidade justa e será semelhante a ela (435b). Para Del Vecchio (1925, p. 14) aparecem aí fundidas a norma moral e jurídica, a política e a ética, inclusive a psicologia, ou seja, a vida interior do indivíduo e as relações sociais. 
Leia o texto 'ÉTICA E POLÍTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Na perspectiva de Aristóteles, segundo as informações do texto, a vida ética e a vida política são artes de viver segundo a razão. II. Para Aristóteles, o homem, enquanto animal político, é um ser essencialmente destinado à vida em comum na polis, e somente aí se realiza como ser racional, conforme se pode perceber nas informações do texto. III. Na obra “A República” de Platão, existe a ideia de que o homem justo em nada diferirá da cidade justa e será semelhante a ela, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2006159 Português
ÉTICA E POLÍTICA

Publicado em www.sabedoriapolitica.com.br, por Alexsandro
M. Medeiros (em abr. 2016, trecho com adaptações).

Uma marca característica da ética na Antiguidade é sua indissociabilidade com a política. Desde Platão e seu discípulo Aristóteles, que a ideia de constituição da polis é perpassada pelo princípio de que a cidade deve ser dirigida por governantes sábios, justos e virtuosos.
É de Aristóteles, por exemplo, a afirmação de que o homem é um animal político – zoon politikon. “Trata-se de um homem ‘essencialmente destinado à vida em comum na polis e somente aí se realiza como ser racional. Ele é um zoon politikón por ser exatamente um zoon logikón, sendo a vida ética e a vida política artes de viver segundo a razão’” (LIMA VAZ, 2004, p. 38-39 apud PANSARELLI, 2009, p. 13).
E Hélcio Corrêa afirma que na polis grega o cidadão só é reconhecido como tal a partir de sua inserção na comunidade política e a razão prática que norteia a ação do cidadão grego está intimamente ligada ao ethos “[...] entendido este como um conjunto de tradições, costumes e valores próprios da vida na polis” (2011, p. 77) e, no caso de Aristóteles, “[...] as noções de ética e política se completam reciprocamente na teoria da justiça” (2011, p. 77).
Com efeito, na polis grega, tanto o estudo da ética quanto da constituição da polis (da política) lançam as bases para o comportamento justo do indivíduo e do cidadão. Platão (1993), inclusive, compara a ideia de justiça, tanto no indivíduo quanto na sociedade, como sendo a harmonia entre suas partes.
Essa dupla perspectiva aparece já no início da obra A República de Platão, a partir do Livro II quando este afirma que o homem justo em nada diferirá da cidade justa e será semelhante a ela (435b). Para Del Vecchio (1925, p. 14) aparecem aí fundidas a norma moral e jurídica, a política e a ética, inclusive a psicologia, ou seja, a vida interior do indivíduo e as relações sociais. 
Leia o texto 'ÉTICA E POLÍTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto traz ao leitor a ideia de que, na Antiguidade, a ética e a política representavam elementos absolutamente antagônicos e excludentes na sociedade. II. Após a leitura do texto, o leitor pode perceber que o princípio de que a cidade deve ser dirigida por governantes sábios, justos e virtuosos é universal e está presente em todas as comunidades. III. De acordo com o texto, a ideia de justiça para Platão é representada pela harmonia entre as partes de uma sociedade aristocrática, feudal e antagônica.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2006161 Português
ÉTICA E POLÍTICA

Publicado em www.sabedoriapolitica.com.br, por Alexsandro
M. Medeiros (em abr. 2016, trecho com adaptações).

Uma marca característica da ética na Antiguidade é sua indissociabilidade com a política. Desde Platão e seu discípulo Aristóteles, que a ideia de constituição da polis é perpassada pelo princípio de que a cidade deve ser dirigida por governantes sábios, justos e virtuosos.
É de Aristóteles, por exemplo, a afirmação de que o homem é um animal político – zoon politikon. “Trata-se de um homem ‘essencialmente destinado à vida em comum na polis e somente aí se realiza como ser racional. Ele é um zoon politikón por ser exatamente um zoon logikón, sendo a vida ética e a vida política artes de viver segundo a razão’” (LIMA VAZ, 2004, p. 38-39 apud PANSARELLI, 2009, p. 13).
E Hélcio Corrêa afirma que na polis grega o cidadão só é reconhecido como tal a partir de sua inserção na comunidade política e a razão prática que norteia a ação do cidadão grego está intimamente ligada ao ethos “[...] entendido este como um conjunto de tradições, costumes e valores próprios da vida na polis” (2011, p. 77) e, no caso de Aristóteles, “[...] as noções de ética e política se completam reciprocamente na teoria da justiça” (2011, p. 77).
Com efeito, na polis grega, tanto o estudo da ética quanto da constituição da polis (da política) lançam as bases para o comportamento justo do indivíduo e do cidadão. Platão (1993), inclusive, compara a ideia de justiça, tanto no indivíduo quanto na sociedade, como sendo a harmonia entre suas partes.
Essa dupla perspectiva aparece já no início da obra A República de Platão, a partir do Livro II quando este afirma que o homem justo em nada diferirá da cidade justa e será semelhante a ela (435b). Para Del Vecchio (1925, p. 14) aparecem aí fundidas a norma moral e jurídica, a política e a ética, inclusive a psicologia, ou seja, a vida interior do indivíduo e as relações sociais. 
Leia o texto 'ÉTICA E POLÍTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Para Del Vecchio, a correlação entre a norma moral e a jurídica na política constitui o estopim para a realização das revoluções sociais burguesas e industriais do século VI, de cordo com o texto. II. O texto afirma que, para Hélcio Corrêa, na polis grega, o cidadão só é reconhecido como tal a partir de sua inserção na comunidade política. III. Uma das informações presentes no texto é a de que o termo “ethos” refere-se a um conjunto de tradições, de costumes e de valores próprios da vida na polis.
Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C