Questões de Concurso
Sobre padrões de projeto (design patterns) em arquitetura de software
Foram encontradas 534 questões
Ano: 2024
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura de Caraguatatuba - SP
Prova:
FGV - 2024 - Prefeitura de Caraguatatuba - SP - Técnico em Processamento de Dados |
Q3056105
Arquitetura de Software
Leia o fragmento a seguir sobre Design Patterns.
Os padrões de design desempenham um papel crucial na arquitetura de software, proporcionando soluções testadas e comprovadas para desafios recorrentes no desenvolvimento de sistemas. Esses padrões são geralmente classificados em três categorias principais: padrões de design _____, que são estratégias que se concentram nos padrões de comunicação e colaboração entre objetos; padrões de design _____, que oferece abordagens flexíveis e reutilizáveis na instanciação e composição de objetos e os padrões de design _____, que referem as estratégias voltadas para a eficiente organização de classes e objetos, visando aprimorar a composição e simplificar a interação entre os componentes de um sistema. Cada categoria oferece um conjunto valioso de diretrizes e abordagens que promovem a _____, _____e manutenção do código, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas robustos e eficientes.
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento lido.
Os padrões de design desempenham um papel crucial na arquitetura de software, proporcionando soluções testadas e comprovadas para desafios recorrentes no desenvolvimento de sistemas. Esses padrões são geralmente classificados em três categorias principais: padrões de design _____, que são estratégias que se concentram nos padrões de comunicação e colaboração entre objetos; padrões de design _____, que oferece abordagens flexíveis e reutilizáveis na instanciação e composição de objetos e os padrões de design _____, que referem as estratégias voltadas para a eficiente organização de classes e objetos, visando aprimorar a composição e simplificar a interação entre os componentes de um sistema. Cada categoria oferece um conjunto valioso de diretrizes e abordagens que promovem a _____, _____e manutenção do código, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas robustos e eficientes.
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento lido.
Ano: 2024
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura de Macaé - RJ
Prova:
FGV - 2024 - Prefeitura de Macaé - RJ - Analista Previdenciário - Especialidade: Analista de Sistemas |
Q3047963
Arquitetura de Software
Domain-Driven Design (DDD) é uma abordagem para o
desenvolvimento de software que enfatiza a colaboração entre
desenvolvedores e especialistas do domínio para criar soluções de
software que são fortemente alinhadas com as necessidades e
complexidades do domínio do problema.
Assinale a opção que melhor descreve o conceito central de Domain-Driven Design (DDD).
Assinale a opção que melhor descreve o conceito central de Domain-Driven Design (DDD).
Ano: 2024
Banca:
COPESE - UFPI
Órgão:
UFPI
Prova:
COPESE - UFPI - 2024 - UFPI - Analista de Tecnologia da Informação: Desenvolvimento de Sistemas |
Q3031577
Arquitetura de Software
Durante a fase de projeto de software (design), a estrutura do sistema é definida, impactando diretamente na
qualidade do software produzido. Nesta fase, a compreensão dos conceitos de abstração, modularidade,
acoplamento e coesão são essenciais para a criação de sistemas flexíveis, fáceis de manter e que atendam aos
requisitos de forma eficiente. Relacione os conceitos de projeto de software, listados a seguir, às suas
respectivas definições.
I. Abstração;
II. Modularidade;
III. Acoplamento;
IV. Coesão.
( ) Grau de interdependência entre os módulos de um sistema.
( ) Grau de interrelação e foco em um objetivo comum entre os elementos de um módulo.
( ) Divisão de um sistema em componentes independentes e interconectados.
( ) Representação simplificada de um sistema que esconde detalhes complexos de sua implementação.
Assinale a opção que indica a relação CORRETA, entre conceitos e definições:
I. Abstração;
II. Modularidade;
III. Acoplamento;
IV. Coesão.
( ) Grau de interdependência entre os módulos de um sistema.
( ) Grau de interrelação e foco em um objetivo comum entre os elementos de um módulo.
( ) Divisão de um sistema em componentes independentes e interconectados.
( ) Representação simplificada de um sistema que esconde detalhes complexos de sua implementação.
Assinale a opção que indica a relação CORRETA, entre conceitos e definições:
Ano: 2024
Banca:
FADURPE
Órgão:
UFRPE
Prova:
FADURPE - 2024 - UFRPE - Analista de Tecnologia da Informação/Área Sistemas |
Q3022636
Arquitetura de Software
Assinale a alternativa correta sobre padrões de projeto Gangs of Four (GoF) e de arquitetura de software.
Ano: 2024
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
SEBRAE-NACIONAL
Prova:
CESPE / CEBRASPE - 2024 - SEBRAE-NACIONAL - Analista Técnico II – Dados – Business Intelligence |
Q3014844
Arquitetura de Software
A etapa do design thinking na qual o designer deve entender o
contexto da entidade demandante e do usuário é conhecida como
Ano: 2024
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
SEBRAE-NACIONAL
Prova:
CESPE / CEBRASPE - 2024 - SEBRAE-NACIONAL - Analista Técnico II – Dados – Business Intelligence |
Q3014843
Arquitetura de Software
O objetivo do design thinking é
Ano: 2024
Banca:
FGV
Órgão:
EPE
Prova:
FGV - 2024 - EPE - Analista de Gestão Corporativa - Tecnologia da Informação (Soluções) |
Q2847795
Arquitetura de Software
O design thinking consiste em uma abordagem inovadora para a
resolução de problemas, fundamentada em uma série de
conceitos.
No contexto do design thinking, assinale a afirmativa correta.
No contexto do design thinking, assinale a afirmativa correta.
Ano: 2023
Banca:
FCC
Órgão:
TRT - 15ª Região (SP)
Prova:
FCC - 2023 - TRT - 15ª Região (SP) - Técnico Judiciário - Área de Apoio Especializado - Especialidade Tecnologia da Informação |
Q2760900
Arquitetura de Software
Uma Técnica de um Tribunal Regional do Trabalho utiliza padrões de projeto como soluções típicas para
problemas comuns em projeto de software. Ela utilizou um deles que permite que se salve e restaure o estado
anterior de um objeto sem revelar os detalhes de sua implementação.
Trata-se do padrão
Trata-se do padrão
Ano: 2023
Banca:
VUNESP
Órgão:
TRF - 3ª REGIÃO
Prova:
VUNESP - 2023 - TRF - 3ª REGIÃO - Analista Judiciário / Área: Apoio Especializado - Especialidade: Informática |
Q2637739
Arquitetura de Software
O design pattern criacional caracterizado por manter um conjunto de objetos que podem ser reutilizados, em geral quando sua criação é custosa, é conhecido como
Ano: 2024
Banca:
NC-UFPR
Órgão:
UFPR
Prova:
NC-UFPR - 2024 - UFPR - Analista de Tecnologia da Informação |
Q2568056
Arquitetura de Software
Qual é o padrão de projeto comportamental conhecido por encapsular uma solicitação como um objeto, de modo a
permitir parametrizar clientes com diferentes solicitações, enfileirar ou fazer o registro (log) de solicitações e suportar
operações que podem ser desfeitas?
Ano: 2024
Banca:
FUNCERN
Órgão:
AMCEVALE - RN
Prova:
FUNCERN - 2024 - AMCEVALE - RN - Engenheiro de Computação |
Q2527194
Arquitetura de Software
Padrões de projeto referem-se a uma solução recorrente para um problema comum no desenvolvimento
de software. Os padrões de projeto classificados como estruturais são:
Ano: 2024
Banca:
FGV
Órgão:
CVM
Prova:
FGV - 2024 - CVM - Analista CVM - Perfil 8 - TI / Sistemas e Desenvolvimento - Tarde |
Q2518075
Arquitetura de Software
Natália está desenvolvendo um sistema financeiro, no qual os
documentos podem receber diferentes tipos de tratamento, e
pretende tirar proveito dos padrões de desenvolvimento. Para
tratar os documentos, ela criou diversos processos, que serão
colocados em uma fila. Assim, o documento passa por um dado
processo da fila, é tratado e enviado para o processo seguinte.
Adotando essa estratégia, Natália usou o padrão de desenvolvimento denominado:
Adotando essa estratégia, Natália usou o padrão de desenvolvimento denominado:
Ano: 2024
Banca:
FGV
Órgão:
INPE
Prova:
FGV - 2024 - INPE - Tecnologista Júnior I - Desenvolvimento de Software para Operação de Satélites |
Q2514514
Arquitetura de Software
Um sistema distribuído tem como objetivo coletar e distribuir dados
meteorológicos para um conjunto de usuários. Para tal, foram
empregados pelo desenvolvedor dois padrões de design:
Padrão (1): Criação de uma classe com apenas uma instância, responsável por controlar o acesso a um determinado sensor operado por equipes técnicas remotas.
Padrão (2): Definição de um objeto principal, de forma que todos os usuários dependentes são notificados e atualizados em tempo real.
Assinale a opção que indica os padrões de design (1) e (2), respectivamente.
Padrão (1): Criação de uma classe com apenas uma instância, responsável por controlar o acesso a um determinado sensor operado por equipes técnicas remotas.
Padrão (2): Definição de um objeto principal, de forma que todos os usuários dependentes são notificados e atualizados em tempo real.
Assinale a opção que indica os padrões de design (1) e (2), respectivamente.
Ano: 2024
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
MPO
Prova:
CESPE / CEBRASPE - 2024 - MPO - Analista de Planejamento e Orçamento - Especialidade: Desenvolvimento de Sistemas Orçamentários |
Q2491334
Arquitetura de Software
A respeito de arquitetura de aplicações, julgue o próximo item.
No padrão GRASP (general responsibility assignment
software patterns), a aplicação do controller tem como
objetivo a separação do controle da interface das demais
partes do sistema.
Ano: 2024
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
LNA
Prova:
CESPE / CEBRASPE - 2024 - LNA - Tecnologista – Especialidade: Desenvolvimento e Arquitetura de Software |
Q2471721
Arquitetura de Software
Para que uma API seja reconhecida como RESTful, ela deve
atender a alguns critérios adicionais aos princípios REST. Entre
esses critérios está a interface uniforme, que pode ser obtida