Questões de Psicologia - Psicologia Jurídica: Conceito, Histórico e Atuação para Concurso

Foram encontradas 445 questões

Q2457020 Psicologia
Jussara trabalha na escuta de famílias em conflito, facilitando o diálogo entre elas, sem atuar de forma impositiva e nem sugerindo soluções para as controvérsias, de forma a que os próprios interessados apresentem suas soluções. Portanto, é correto afirmar que Jussara atua como
Alternativas
Q2457013 Psicologia
Heitor perdeu o pai Alberto em tenra idade. Sua mãe Camila sempre falou de Alberto para Heitor e o menino tem boas referências sobre seu genitor. Camila se casou com Lucas, que é um padrasto muito presente, e Heitor passou a dar a ele o tratamento de pai. Lucas deseja registrar Heitor em seu nome para que o menino tenha todos os direitos legais como filho, mas sem retirar o nome do genitor de Heitor de sua certidão de nascimento

. A esse arranjo dá-se o nome de
Alternativas
Q2375195 Psicologia
Com vistas a obter uma melhor compreensão acerca da existência e contornos da hierarquia e da vinculação técnica no exercício da atribuição de psicólogo do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Alan passou a analisar as normas pertinentes no âmbito do Código de Normas da Corregedoria Geral da Justiça, vindo a concluir corretamente que
Alternativas
Q2368683 Psicologia
Ana é uma psicóloga que trabalha em um serviço de avaliação psicológica no contexto judiciário. Ela realiza entrevistas com crianças, adolescentes e adultos que estão envolvidos em processos de guarda, adoção, violência doméstica, dentre outros. Ao utilizar a entrevista como um meio de coletar informações relevantes para a elaboração de laudos e pareceres psicológicos, que serão encaminhados aos juízes e às partes interessadas, deve atentar-se aos cuidados éticos. De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, em relação aos princípios que Ana deve seguir ao realizar as entrevistas psicológicas, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: PC-SC Prova: FGV - 2024 - PC-SC - Psicólogo Policial Civil |
Q2365460 Psicologia
O reconhecimento da ocorrência de violência contra crianças e adolescentes trouxe como consequência direta a necessidade de protegê-las. 
Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir:

I. As relações de dominação e subordinação são naturalizadas histórica e socialmente por meio de discursos que defendem o uso da violência como estratégia educativa, prática que revela o processo multigeracional do fenômeno.
II. As estratégias de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes devem visar a reparação dos danos causados pelos agressores haja vista se tratar de um fenômeno cuja causalidade é linear e de natureza individual.
III. As consequências da violência para as vítimas variam de acordo com o apoio social e afetivo por elas obtidos após a ocorrência do ato violento, podendo, assim, atenuar os seus efeitos sobre as crianças e os adolescentes.

Está correto apenas o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: D
5: D