Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se ASSINAR

Zabala


TEORIA EM VIDEOAULAS E RESUMOS

Zabala

Zabala

Autor: Stephanie Gurgel Especialista em Psicopedagogia e Ensino Especial. Concursada da Secretaria de Educação do Distrito Federal - Políticas Públicas para Educação Básica

QUESTÕES PARA PRATICAR

(13 questões)
Ver no modo completo: Todas as questões
01
Q871595
Aplicada em: 2018
Banca: COPERVE - UFSC
Órgão: UFSC

Veiga (2011), ao apresentar o que pensam diferentes autores sobre a docência na educação superior, insere a perspectiva de Zabalza (2004), que apresenta três grandes dimensões na definição do papel docente, sinteticamente apresentadas a seguir:


• uma dimensão profissional, que envolve os componentes essenciais que definem uma profissão: suas exigências, construção da identidade profissional, principais dilemas, necessidade de formação inicial e permanente etc.;

• uma dimensão pessoal, que considera alguns aspectos importantes da docência: tipo de envolvimento e compromisso pessoal característico da profissão, ciclos de vida e situações pessoais que afetam os professores, problemas de ordem pessoal, fontes de satisfação e insatisfação no trabalho;

• uma dimensão administrativa, relacionada aos aspectos contratuais, como os sistemas de seleção e formação, os incentivos, as condições e regime de trabalho.


Essas dimensões não são excludentes, e alguns dos aspectos que são tratados no bojo de uma dimensão poderiam ser trabalhados no de outra. Dito em termos simples, as dimensões são intercomplementares. A esse respeito, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta a respeito do perfil do docente da educação superior.


I. Conhecer os estudantes, a disciplina e o ensino de forma geral.

II. Possuir conhecimento didático, do contexto histórico-político e experiencial.

III. Possuir conhecimento que extrapola os limites da disciplina de seu campo científico para adquirir também habilidades complexas necessárias à condução do ensino.

IV. Apresentar didática especial que deve corresponder a cada ciência ou disciplina específica, objeto de um determinado ensino. Isso supõe que toda ciência ou disciplina teria implícitas estratégias didáticas, ao lado das científicas ou investigativas, para serem concretizadas em aula. Há uma identificação da didática com o conhecimento específico.

V. Reconhecer que o saber pedagógico nem sempre está em conexão com o saber epistemológico.

Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.

Anterior Anterior