Questões de Biomedicina - Análises Clínicas - Função Renal, Água, Eletrólitos, Equilíbrio Ácido-Base e Gases Sanguíneos para Concurso

Foram encontradas 97 questões

Q3012261 Biomedicina - Análises Clínicas
Detectar corretamente as doenças renais é de extrema importância, pois algumas enfermidades podem não apresentar qualquer sintoma até que os rins já estejam severamente comprometidos. Por outro lado, a única forma de detectar irregularidades nas funções renais é submetendo-se a exames específicos que são capazes de diagnosticar problemas. A Creatinina serve como um parâmetro aplicado na prática médica para detectar doenças renais. A quantidade de creatinina no sangue pode variar conforme a massa muscular, a dieta e o uso de medicamentos. Contudo, de modo geral, os níveis normais de creatinina em pessoas adultas são:

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: SELECON Órgão: SAD-MS Prova: SELECON - 2024 - SAD-MS - Biomédico |
Q2479371 Biomedicina - Análises Clínicas
Em pacientes, em uso crônico de alguns medicamentos, é essencial o acompanhamento da função renal para avaliar nefrotoxicidade. O valor da depuração ou clearence de creatinina onde são calculadas, para cada sexo biológico, as informações sobre idade, peso corporal e valor sérico de creatinina pode ser obtido pela equação de:
Alternativas
Q2428077 Biomedicina - Análises Clínicas

Sobre desiquilíbrios hidreletrolíticos e ácido-básicos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2402945 Biomedicina - Análises Clínicas
A avaliação do estado ácido-básico do sangue é feita na grande maioria dos doentes que são atendidos em Unidades de Terapia Intensiva, qualquer que seja a doença de base; essa avaliação é fundamental, pois, além dos desvios do equilíbrio ácido-base (EAB) propriamente ditos, pode-se fornecer dados sobre a função respiratória e sobre as condições de perfusão tecidual. Sobre o equilíbrio ácido-base, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q2283905 Biomedicina - Análises Clínicas
Sabendo que a quantidade do gás nitrogênio é de 4 moles, podemos afirmar que a quantidade de moles do gás hidrogênio necessários para a formação de amônia (NH3) é: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: D
5: D