Sobre desiquilíbrios hidreletrolíticos e ácido-básicos, assi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2428077 Biomedicina - Análises Clínicas

Sobre desiquilíbrios hidreletrolíticos e ácido-básicos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão aborda os desequilíbrios hidreletrolíticos e ácido-básicos, que são fundamentais para a homeostase do organismo. Esses processos são cruciais na prática clínica, pois afetam funções neurológicas, cardíacas e musculares.

Resumo teórico: A homeostase envolve mecanismos que mantêm o equilíbrio dos fluidos corporais, eletrólitos e pH. Distúrbios nesses sistemas podem levar a condições clínicas como acidose ou alcalose, desidratação ou sobrecarga hídrica, e desequilíbrios eletrolíticos como hipocalcemia e hipocalemia.

**Fontes relevantes:** Para um estudo mais aprofundado, consulte livros de bioquímica clínica, como "Tietz Textbook of Clinical Chemistry and Molecular Diagnostics".

Justificativa da alternativa incorreta (gabarito - C): A afirmativa C está incorreta porque acidose metabólica é caracterizada por uma diminuição na concentração de bicarbonato (HCO3-), não devido à elevação do ácido carbônico, mas geralmente por perda de bicarbonato ou aumento de ácidos não voláteis. O ácido carbônico eleva-se em condições de acidose respiratória, e não metabólica.

Exame das alternativas incorretas:

A: Correta. A hipocalcemia durante a desidratação realmente aumenta a irritabilidade neuromuscular, pois o cálcio é um importante modulador da excitabilidade celular.

B: Correta. Níveis de potássio entre 3 e 3,5 mEq/L caracterizam uma hipocalemia moderada, que pode resultar em fraqueza muscular e arritmias cardíacas.

D: Incorreta. Na alcalose respiratória, o pH está aumentado, porém o HCO3- tende a diminuir como mecanismo compensatório. A Pco2 está diminuída, não aumentada.

E: Correta. A insuficiência renal pode levar à acidose metabólica devido à incapacidade de excretar ácidos e regenerar bicarbonato, não por retenção de radicais livres, mas por acúmulo de ácidos fixos.

Estratégia para interpretação: Ler atentamente cada alternativa, compreendendo os mecanismos fisiológicos e patofisiológicos descritos, ajuda a perceber inconsistências ou afirmações incorretas. Atenção especial para termos como "aumento", "diminuição", e identificar o tipo de acidose ou alcalose.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 na acidose metabólica, o ácido carbônico não aumenta nem diminui de forma significativa. O que acontece de fato é que a diminuição do bicarbonato resulta em uma diminuição no pH sanguíneo, levando a um estado mais ácido no organismo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo