Questões de Concurso Sobre oceanografia geológica

Foram encontradas 345 questões

Q3339280 Oceanografia Geológica
Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) é um conjunto de ferramentas que integra dados, hardware, software, metodologias e pessoas para coletar, armazenar, processar e analisar dados espaciais. Essas ferramentas são usadas para mapear áreas e representar fenômenos geográficos na superfície terrestre.
Conforme os conceitos básicos de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), é correto afirmar que:
Alternativas
Q3339279 Oceanografia Geológica
Os recursos minerais marinhos são substâncias encontradas nos oceanos e mares, como minérios, sais e outros elementos.
Considerando os diversos recursos encontrados nos oceanos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os ambientes que impedem a oxidação da matéria orgânica são aqueles de baixa sedimentação ou de teor de oxigênio restrito.

II. O petróleo é um líquido oleoso, normalmente com densidade menor que a da água. A origem do petróleo, assim como a do gás natural, é baseada na disponibilidade de matéria orgânica soterrada juntamente com sedimentos lacustres ou marinhos.

III. A rocha-fonte de óleo e gás é formada por sedimentos finos, ricos em matéria orgânica, soterrados a uma profundidade mínima de 500 metros, onde a rocha se comprime, diminuindo sua porosidade, e com a alta temperatura induz os hidrocarbonetos a migrarem para cima, para um ambiente de menor pressão e maior porosidade.


Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3339278 Oceanografia Geológica
As mudanças climáticas, bem como as flutuações do nível do mar, são registradas em depósitos sedimentares, assim como em rochas. Embora Charles R. Darwin (1809-1882) tenha reconhecido, pela primeira vez, as rochas praiais (beachrocks) presentes ao longo da costa do estado de Pernambuco como evidências de mudança recente de paleonível do mar, esses estudos foram muito escassos até a década de 1970 no Brasil.
Com base nas flutuações pretéritas do nível do mar, atualmente registradas em diversas zonas costeiras, analise as afirmativas a seguir.

I. As flutuações nos volumes das bacias oceânicas são controladas principalmente em consequência da tectônica de placas, causando a tectonoeustasia.

II. As flutuações nos volumes das águas contidas nas bacias oceânicas são controladas por fenômenos de glaciação (formação de geleiras) e deglaciação (fusão de geleiras), dando origem à glacioeustasia.

III. As flutuações do nível do mar são causadas por deformações das superfícies oceânicas, principalmente por causas gravitacionais, causando a geoidoeustasia.


Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3339277 Oceanografia Geológica
Zonas hidrotermais são feições naturais muito interessantes das bacias oceânicas. Essas feições foram descobertas em 1977, por Robert Ballard e J. F. Grassle, do Woods Hole Oceanographic Institution.
Nesse contexto, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3339276 Oceanografia Geológica
A interação das variáveis ambientais atuantes em praias arenosas, como, por exemplo, a ação das marés, das ondas e das correntes, promove uma variedade de estados morfodinâmicos. Com base nisso, as praias são classificadas.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Praias refletivas são curtas, com alta declividade, sedimentos compostos por grãos de diâmetro maior, ondas gerando forte turbulência e marés de grande amplitude.

II. Praias dissipativas são produtos de ondas longas e compridas, de alta energia, que se movem sobre sedimentos geralmente compostos de areia fina.

III. Praias intermediárias possuem caracterização morfodinâmica complexa. Essas praias podem ser distinguidas por uma zona de surfe menor (20 a 100 metros) que a encontrada em praias dissipativas e pela presença de bancos de areia na sua zona de surfe.


Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3339275 Oceanografia Geológica
O oceano profundo compreende mais de 90% do volume do oceano e cerca de 70% da superfície habitável do planeta.
Com base na afirmação acima e considerando as regiões profundas do assoalho das bacias oceânicas, analise as afirmativas a seguir.

I. O oceano profundo é tipicamente escuro, não sustenta produção fotossintética líquida e, mesmo nas águas mais translúcidas em oceano aberto, a luz não penetra além de 1.000 metros de profundidade.

II. Um dos fatores de maior importância na biologia e ecologia de organismos de oceano profundo, próximo ao centro das bacias oceânicas, é a intensificação da limitação orgânica com o aumento da profundidade.

III. A coluna d’água que preenche os oceanos profundos é formada por uma sequência de camadas de massas de água com diferentes características físicas, químicas e biológicas, incluindo salinidade, temperatura, oxigênio dissolvido e nutrientes. Portanto, no centro dos assoalhos oceânicos ocorre atenuação da pressão hidrostática a taxas de 1 atm a cada 10 metros de profundidade.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3339273 Oceanografia Geológica
“Considerando a formação de ‘frentes’, uma zona ou superfície frontal é uma faixa de transição entre duas massas de ar com diferentes propriedades termodinâmicas. Assim, a denominação ‘frente’ é usada para a intersecção entre a superfície da zona frontal e a superfície da Terra.”
(Fonte: YNOUE, Rita Yuri et al. Meteorologia: noções básicas. São Paulo: Oficina de Textos, 2017)

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. O primeiro sinal de aproximação de uma frente quente em uma determinada região é o aparecimento de nuvens cirrus (Ci), que podem se formar a 1.000 km ou mais adiante de uma frente quente. Em menores distâncias, essas nuvens gradativamente mudam para nuvens cirrostratus (Cs) e altostratus (As). A cerca de 300 km adiante da frente, nuvens stratus (St) e nimbostratus (Ns) aparecem, e pode ocorrer precipitação.

II. A chegada de uma frente fria em determinada região é precedida, às vezes, por nuvens altocumulus (Ac) em níveis médios, mas quase sempre por nuvens cirrostratus (Cs) e cirrus (Ci) em altos níveis. Essas nuvens são formadas a partir de nuvens nimbostratus (Ns) e stratus (St).

III. Uma frente oclusa ocorre quando uma frente quente se sobrepõe a uma frente fria. Associada ao declínio da temperatura, há uma mudança na direção do vento do quadrante norte para o quadrante sul no Hemisfério Sul.


Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3339271 Oceanografia Geológica
A zona costeira brasileira é constituída por uma grande diversidade de ambientes. As praias arenosas são ambientes de transição entre a terra e o mar. Esses ambientes, extremamente dinâmicos, são controlados principalmente pelas ondas, correntes e marés. São os ambientes marinhos mais acessíveis ao homem. As praias arenosas ocorrem em todas as regiões costeiras onde há fontes de sedimentos.
Considerando os limites e divisões dos sistemas de praia, analise as definições a seguir.

1. Compreende o limite inferior da praia. 2. É a zona onde ocorre o colapso das ondas até o limite superior da praia. 3. É a região onde ocorre acúmulo de areia, plana, eventualmente atingida durante marés equinociais e/ou tempestades. 4. Compreende uma zona bastante variável, podendo se estender por centenas de metros ou ocupar somente alguns centímetros em praias nas quais as ondas se quebram e colapsam em áreas muito próximas.

Associe as definições acima com as nomenclaturas abaixo.
( ) berma ( ) zona de espraiamento ( ) zona de arrebentação ( ) zona de surfe
A alternativa que apresenta a correta associação é:
Alternativas
Q3339270 Oceanografia Geológica
O Ministério Público da União (MPU) realizará um estudo aprofundado junto com uma universidade pública do Estado de São Paulo, considerando os impactos da ocupação humana, bem como das mudanças climáticas que têm afetado a região.
O porto de Santos está ameaçado por vendavais, enchentes, inundações, ressacas, aumento do nível do mar e neblina. As chuvas persistentes são a ameaça climática com maior probabilidade de ocorrência, além da geração de resíduos pela atividade portuária e pela ocupação antrópica.
Portanto, o estudo cobrirá os seguintes objetivos:

1. caracterizar as profundidades tendo em vista o trânsito de embarcações;
2. identificar o aporte de matéria orgânica, considerando as diferentes fontes existentes na região;
3. analisar a composição elementar dos substratos, considerando as diferentes origens;
4. identificar as características físico-químicas da água, tendo o aporte de água fluvial e salgada;
5. identificar a cronologia de eventos geológicos durante o último século.

Para isso, serão utilizadas as seguintes técnicas e equipamentos:
( ) análise de n-alcanos ( ) coleta com sonda multiparâmetros ( ) análise de Pb-210 ( ) coleta com sonda acústica ( ) análise com espectrometria de fluorescência de raios X

A sequência que mostra a associação correta entre as técnicas/equipamentos e os objetivos do estudo é:
Alternativas
Q3339269 Oceanografia Geológica
Durante uma atividade de campo, uma equipe de oceanógrafos do Ministério Público da União (MPU), junto com pesquisadores de uma universidade pública, coletou amostras de água de diversos ambientes na zona costeira do Estado do Rio de Janeiro. Foram utilizados diversos equipamentos dentro do navio oceanográfico. Com isso, foi possível coletar dados de condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, temperatura e pH, conforme tabela a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Analisando os dados da tabela, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3339268 Oceanografia Geológica
“Nas últimas décadas, pesquisadores têm utilizado redes de sensores robóticos flutuantes para observar o oceano em tempo real. Na medida em que esses sensores derivam com as correntes e nadam pela coluna de água, coletam informações sobre a temperatura e a salinidade do oceano e as enviam para satélites, que então transmitem as informações para cientistas ao redor do mundo.”
(Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agenciaEstado/2024/02/10/colapso-das-correntes-do-atlantico-estamais-proximo-diz-estudo-que-desastres-isso-ausaria.htm?cmpid= copiaecola)
Considere a necessidade de realização de uma campanha oceanográfica para medir variações de salinidade direta e/ou indiretamente.
Nesse contexto, são métodos e/ou equipamentos que podem ser utilizados SOMENTE para medir dados de salinidade:
Alternativas
Q3339267 Oceanografia Geológica
“A Atlantic Meridional Overturning Circulation (AMOC) é a principal corrente oceânica que regula o clima do planeta. Um estudo da Universidade de Copenhagen apontou que o mecanismo que controla o transporte de calor dentro dessa corrente está ameaçado pelas emissões de gases do efeito estufa. A pesquisa é um novo alerta sobre a necessidade de frear as mudanças climáticas, que estão se tornando cada vez mais intensas. Cerca de 90% do calor que vem do aquecimento global afeta o oceano devido a sua capacidade de absorção.”
(Fonte: https://jornal.usp.br/radio-usp/corrente-oceanicaque-regula-o-clima-do-planeta-esta-ameacada-pelas-emissoesde-gases-do-efeito-estufa/#:~:text=Caracter%C3%ADsticas, ap%C3%B3s%20cerca%20de%20mil%20anos)
Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir.

I. A AMOC é uma corrente associada à formação de águas profundas em regiões polares e subpolares. II. A AMOC transporta calor para as regiões polares, equilibrando as temperaturas entre os dois extremos. III. A água fria e salgada que afunda na AMOC preenche o fundo do mar, controlando a densidade do oceano.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3339266 Oceanografia Geológica
“Uma embarcação com cerca de 15 metros de comprimento, por 2 metros de largura, foi encontrada à deriva na Baía do Maiaú, próxima à ilha de Canela, na cidade de Bragança, litoral paraense. O Ministério Público Federal (MPF) abriu duas investigações sobre o caso, uma na área criminal e outra civil.”
(Fonte: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2024/04/27/ barco-a-deriva-no-pa-duas-semanas-apos-corpos-seremencontrados-vitimas-seguem-sem-identificacao.ghtml)

Considerando o movimento superficial das águas que atuam na troposfera oceânica, especificamente na Plataforma Norte do Brasil e Plataforma Continental Amazônica, são encontradas as seguintes correntes:
Alternativas
Q3339265 Oceanografia Geológica
“As correntes oceânicas, responsáveis pelo transporte de calor e nutrientes para diferentes áreas do globo, desempenham um papel vital em manter o clima de grandes partes da Terra.”
(Fonte: SILVEIRA, I. C. A.; CASTRO, B.M.; SOUTELINO, R. G. Circulação oceânica: a dinâmica das correntes. v.3. Scientific American Brasil. Coleção Oceanos. São Paulo, 2009)
A água dos oceanos flui em grandes circuitos superficiais chamados de giros. Os giros que estão em equilíbrio entre o gradiente de pressão e o efeito de Coriolis são chamados de giros geostróficos, e suas correntes são correntes geostróficas. As correntes existentes no Giro Subtropical do Atlântico Sul são:
Alternativas
Q3339263 Oceanografia Geológica
Sobre modelos barotrópicos e baroclínicos, analise as afirmativas a seguir.

I. Modelos baroclínicos consideram a variação de temperatura e densidade com a altura da atmosfera ou a profundidade nos oceanos, capturando melhor a estrutura tridimensional da atmosfera ou do oceano.

II. Modelos barotrópicos são adequados para descrever sistemas atmosféricos de pequena escala, como ciclones tropicais, em que a estrutura vertical é mais complexa. Portanto, nos modelos barotrópicos, as correntes horizontais são dependentes das profundidades.

III. Os modelos barotrópicos e baroclínicos são dois tipos de modelos utilizados na meteorologia e na oceanografia para descrever a dinâmica atmosférica e oceânica, respectivamente. Esses modelos são fundamentais para entender como o vento, a temperatura, a pressão e outros fatores interagem para influenciar o clima, condições meteorológicas e oceanográficas.


Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3339262 Oceanografia Geológica

O oceano está estratificado em três zonas de densidade: a zona de superfície, a picnoclina e a zona profunda.

Nesse contexto, é correto afirmar que:

Alternativas
Q3339260 Oceanografia Geológica
“Chuva intensa, raios e ventos fortes caíram sobre a cidade de Porto Alegre (RS), na tarde do dia 01/01/2025. O temporal provocou estragos em diversos pontos da cidade. Cinco bairros ficaram alagados: Centro Histórico, Cidade Baixa, Bom Fim, Floresta e 4º Distrito. Mais de 100 mil pessoas ficaram sem energia elétrica. Quedas de árvores, bloqueios de ruas e transporte público foram afetados.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) afirmou ter chovido 88 milímetros nas últimas 24 horas: a média de janeiro é de 144 milímetros, ou seja, em um dia, choveu mais da metade do previsto para todo o mês.”
(Fonte: https://www.brasildefators.com.br/2025/01/02/ porto-alegre-revive-medo-das-enchentes-de-2024-apos-forteschuvas-e-novas-falhas-em-casas-de-bombas)

Considerando a interação de fenômenos atmosféricos com o Atlântico, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3339257 Oceanografia Geológica
As correntes de superfície nos oceanos afetam a camada mais superficial, cerca de 10% do seu volume. Porém, existem também correntes horizontais e verticais em grandes profundidades. A circulação de água em grandes profundidades é lenta e impulsionada por diferenças de densidade no lugar da energia eólica.
A respeito desse assunto, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3339256 Oceanografia Geológica
A Espiral de Ekman é um conceito fundamental na oceanografia física que foi desenvolvido por Vagn Walfrid Ekman, oceanógrafo sueco. Essa teoria descreve o comportamento das correntes oceânicas devido à rotação da Terra, assim como em resposta aos ventos.
Em relação ao funcionamento, às aplicações e às limitações desse conceito, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3339255 Oceanografia Geológica
A ressurgência é um fenômeno oceanográfico que consiste no afloramento de águas de grandes profundidades, frias e ricas em nutrientes para as camadas superficiais do oceano.
A respeito desse assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. As correntes Sul Equatoriais do Atlântico e Pacífico atravessam a Linha do Equador. Embora o efeito de Coriolis seja fraco nessa região, o movimento das correntes em ambos os lados do equador é defletido levemente em direção ao polo e as águas superficiais são substituídas pelas águas mais profundas.

II. A ressurgência equatorial ocorre nas correntes superficiais equatoriais com fluxo para oeste.

III. O atrito do vento que sopra ao longo da superfície do oceano faz com que a água comece a se mover, o efeito de Coriolis deflete a água para a direita, no Hemisfério Norte, e o transporte de Ekman resultante move a água em direção ao largo.


Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: E
4: D
5: D
6: C
7: A
8: C
9: E
10: C
11: C
12: E
13: B
14: E
15: C
16: B
17: A
18: D
19: C
20: E