Questões de Concurso Sobre intoxicações exógenas em medicina

Foram encontradas 608 questões

Q799081 Medicina
Trabalhador, com quadro de encefalopatia grave, coreia e ataxia cerebelar, apresenta história de exposição ao mercúrio. Nesse caso, o médico do trabalho, para estabelecer nexo causal, deverá
Alternativas
Q799079 Medicina
Durante o exame periódico, foram realizados exames de controle biológico em 5 funcionários. Na análise urinária de 3 funcionários, foi encontrado valor de 4g/g creat., 3,9g/g creat. e 4,2g/g creat. de ácido hipúrico (VR 1,5 g/g creat.). Provavelmente, esses trabalhadores estão expostos ao
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFMT Órgão: UFSBA Prova: UFMT - 2017 - UFSBA - Médico Psiquiatra |
Q797298 Medicina

Assinale o achado em exame físico que NÃO se relaciona à intoxicação por cocaína.

Alternativas
Q796699 Medicina

A respeito das intoxicações ocupacionais, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Linha de Burton.

2. Linha de Aldrich Mee.

3. Anemia aplástica.

4. Mesotelioma maligno de pleura.

( ) Intoxicação por benzeno.

( ) Intoxicação por arsênico.

( ) Intoxicação por chumbo.

( ) Intoxicação por amianto.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Q792662 Medicina
Texto 4A3AAA

  O acidente radiológico de Goiânia foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação se deu depois que alguns trabalhadores informais (catadores) extraíram um pó azul de um aparelho de radioterapia encontrado em uma clínica abandonada. O pó, que foi repassado para várias pessoas, afetou seriamente a saúde daqueles que entraram em contato com o material radioativo. Os sintomas apresentados pelas pessoas que tiveram contato com o material incluíam náuseas, seguidas de tonturas, vômitos e diarreias. Inicialmente, os profissionais de saúde acharam que os sintomas estavam relacionados a algum tipo de doença contagiosa desconhecida e, por isso, medicaram os doentes com base nos sintomas descritos. 

Internet: <www.wikipedia.org> (com adaptações).
Acerca do caso relatado no texto 4A3AAA, assinale a opção correta.
Alternativas
Q792661 Medicina
Texto 4A3AAA

  O acidente radiológico de Goiânia foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação se deu depois que alguns trabalhadores informais (catadores) extraíram um pó azul de um aparelho de radioterapia encontrado em uma clínica abandonada. O pó, que foi repassado para várias pessoas, afetou seriamente a saúde daqueles que entraram em contato com o material radioativo. Os sintomas apresentados pelas pessoas que tiveram contato com o material incluíam náuseas, seguidas de tonturas, vômitos e diarreias. Inicialmente, os profissionais de saúde acharam que os sintomas estavam relacionados a algum tipo de doença contagiosa desconhecida e, por isso, medicaram os doentes com base nos sintomas descritos. 

Internet: <www.wikipedia.org> (com adaptações).
No caso relatado no texto 4A3AAA, os sintomas apresentados pelos pacientes expostos à radiação ionizante são classificados como
Alternativas
Q792654 Medicina
Assinale a opção que apresenta o subproduto que causa intoxicação e expõe a grave risco de asfixia trabalhadores que atuam em condutos de esgotos e cisternas abandonadas.
Alternativas
Q792648 Medicina
A doença do interstício pulmonar provocada pela exposição repetida a pó e bolor da cortiça (alveolite alérgica extrínseca) é denominada
Alternativas
Q784657 Medicina
Atualmente com o surto da dengue, chikungunya e zika, muitas cidades utilizam substâncias contra o mosquito Aedes, como organofosforados, no entanto este pode ocasionar danos a saúde do trabalhador que o aplica, para isto o Médico do Trabalho deve monitorar este trabalhador com o indicador
Alternativas
Q784655 Medicina
Trabalhador de empresa que fabrica acumuladores elétricos há 5 anos, apresenta fraqueza, dores abdominais, irritabilidade e ao exame físico apresenta linha de burton. O mesmo apresenta quadro clínico relacionado à intoxicação por
Alternativas
Q775783 Medicina
Universitária com depressão grave, fez uso de um pacote de raticida à base de organofosforado. Após cerca de uma hora da ingestão, evoluiu com sudorese importante, mal-estar, náusea e alteração do nível de consciência. Durante o atendimento, foi verificada uma frequência cardíaca de 42 batimentos por minuto, sialorreia importante, pressão arterial sistêmica de 70mmhg. O Glasgow era de 12 na chegada da equipe.
Sobre a intoxicação exógena, NÃO se pode afirmar que:
Alternativas
Q1394057 Medicina
Uma adolescente de 14 anos foi conduzida por um biólogo à Unidade Básica de Saúde, por ter sido picada por uma cobra na perna esquerda. Havia informação fidedigna de que a cobra apresentava fosseta loreal. A paciente queixava-se de sensação de formigamento local e apresentava discreto eritema no ponto da picada, sem vesículas ou bolhas. Não foram constatadas manifestações hemorrágicas. A vítima evoluiu com dificuldade de manter os olhos abertos, ficando com aspecto sonolento, visão turva, dores musculares generalizadas e urina escura. Esse acidente ofídico está mais diretamente relacionado com a serpente do gênero:
Alternativas
Q1394046 Medicina
Uma paciente de 58 anos, obesa, apresenta-se à consulta com náuseas e vômitos. A história clínica revela ingestão de doses elevadas de paracetamol, potencialmente hepatotóxicas, devido à artrite de joelho. O antídoto mais indicado para sua intoxicação exógena é:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: AOCP Órgão: EBSERH
Q1234334 Medicina
A intoxicação exógena é um grave problema de saúde pública na faixa pediátrica. Muitas vezes, a substância tóxica não é conhecida, sendo necessário o reconhecimento clínico de sinais e sintomas para um diagnóstico mais precoce do agente causal. Referente ao exposto, relacione os sinais e sintomas com os agentes causais mais prováveis e assinale a alternativa com a sequência correta. 1. Anti-histamínicos e antiespasmódicos. 2. Benzodiazepínicos e etanol. 3. Nitrofurantoína e sulfametoxazol. ( ) Cianose de pele e mucosas, confusão mental e depressão neurológica (Síndrome metemoglobinêmica). ( ) Sonolência, torpor, coma, depressão respiratória, hiporreflexia e hipotensão (Síndrome depressiva). ( ) Boca seca, rubor facial, desorientação, midríase, ílio paralítico, hipertermia, retenção urinária e taquicardia (Síndrome anticolinérgica).
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: EBSERH
Q1227715 Medicina
Quanto ao tratamento das intoxicações exógenas  agudas, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: AOCP Órgão: EBSERH
Q1196818 Medicina
Entre as habilidades e conhecimentos básicos e importantes para realização de procedimentos endovasculares com segurança, está o domínio de informações mínimas a respeito dos fármacos frequentes utilizados. No uso da lidocaína, quais das manifestações clínicas a seguir pode ocorrer no caso de uma intoxicação? 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: FAUEL Órgão: Prefeitura de Jacarezinho - PR
Q1192930 Medicina
Analise as alternativas a seguir e indique a INCORRETA com relação aos tipos de intoxicação por meio de agrotóxicos:
Alternativas
Q810153 Medicina

Dentre as substâncias listadas abaixo, as que podem ser removidas por hemodiálise são:

( ) Etanol.

( ) Lítio.

( ) Salicilato.

( ) Paraquat.

( ) Amoxicilina.

( ) Fenobarbital.

Analise as afirmativas acima, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

Alternativas
Q810152 Medicina
O antídoto para intoxicação por pesticidas organofosforados é:
Alternativas
Q810151 Medicina
A respeito das manifestações clínicas relacionadas à toxicidade decorrente do uso de cocaína, está incorreto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
461: E
462: B
463: A
464: D
465: B
466: B
467: C
468: B
469: D
470: D
471: A
472: E
473: B
474: D
475: D
476: B
477: C
478: D
479: D
480: C