Questões de Concurso
Comentadas sobre proposições simples e compostas e operadores lógicos em raciocínio lógico
Foram encontradas 802 questões
A sentença “As mudanças nas correntes marítimas são consequências das fases da Lua.” pode ser representada corretamente pela proposição lógica P → Q.
Admitindo-se que as primeiras três colunas da tabela-verdade da proposição lógica ((~Q) ˄ P) ˅ (R ˄ P) sejam iguais às mostradas a seguir, é correto afirmar que a última coluna dessa tabela-verdade tem valores V ou F, listados de cima para baixo, na seguinte sequência: V F V V F F F F.

I. Se Ana vai participar do concurso, então Ricardo vai participar do concurso.
II. Ana vai participar do concurso se, e somente se, João é concursado.
III. Ou Ana vai participar do concurso ou Ricardo vai participar do concurso.
Com essas informações, uma conclusão verdadeira é
Considerando a proposição P: “Não prometo que você voltará, e, se voltar, não será o mesmo.”, julgue o item seguinte, em relação a aspectos da lógica sentencial dessa proposição.
Se os valores lógicos das proposições “você voltará” e “você será o mesmo” forem verdade para ambas, então, nesse caso, a proposição P será falsa independentemente do valor lógico de qualquer outra proposição simples constituinte de P.
A lógica proposicional afirma que, se todos os funcionários que participam de T alcançam P, então a negação de T implica a negação de P.
Aurora, Enzo e Maria Valentina fizeram tatuagens distintas, escolhendo entre um coração, uma estrela e uma lua. Sabendo‑se que apenas uma das afirmações a seguir é verdadeira: “Aurora tatuou uma estrela”; “Enzo não tatuou uma estrela”; e “Maria Valentina não tatuou um coração”, julgue o item a seguir.
Maria Valentina tatuou uma lua.
Aurora, Enzo e Maria Valentina fizeram tatuagens distintas, escolhendo entre um coração, uma estrela e uma lua. Sabendo‑se que apenas uma das afirmações a seguir é verdadeira: “Aurora tatuou uma estrela”; “Enzo não tatuou uma estrela”; e “Maria Valentina não tatuou um coração”, julgue o item a seguir.
Enzo tatuou um coração.
Três amigos – Xavier, Yasmin e Zaíra – receberam medalhas de ouro, prata e bronze, em uma ordem desconhecida. Apenas uma das afirmações a seguir é verdadeira.
• Xavier não ganhou a medalha de ouro.
• Yasmin ganhou a medalha de ouro.
• Zaíra não recebeu a medalha de bronze.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
A proposição “Yasmin ganhou a medalha de ouro se, e somente se, Zaíra ganhou a medalha de bronze” é falsa.
I. Karen não apresenta nível de ansiedade mais alto que Juliana.
II. Juliana apresenta nível de ansiedade mais alto que Lorena.
III. Lorena apresenta um nível de ansiedade 10 pontos menor que o de Karen.
Se apenas uma das afirmativas é verdadeira, quais primas apresentam os níveis mais baixo e mais alto de ansiedade, respectivamente?
A proposição “Se Natália é cardiologista, então Lucca não é ortopedista” é verdadeira.
Todo poliglota é dragão.
É crime praticar qualquer ato que gere dano a outra pessoa e ocorra de forma premeditada ou com intenção de lucro.
Com base no que é estabelecido textualmente por esta lei e de acordo com os fundamentos da lógica proposicional, é correto concluir que
Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue o item que se segue.
Se a proposição “Maria é uma tenista brasileira.” for verdadeira, então a proposição “Maria é uma tenista.” necessariamente será verdadeira.
I.Se todos os professores de uma escola são pontuais, e João é professor dessa escola, então João é pontual.
II.Se Ana é estudante e todos os estudantes têm aulas online, então Ana tem aulas online.
III.Se o número x é par, então o número x + 1 é ímpar.
IV.Se Maria não gosta de matemática, então Maria não pode ser engenheira.
Assinale a alternativa correta:
À luz da lógica sentencial, julgue o item seguinte, acerca da proposição P: “Se o investigador não cumprir o procedimento ou identificar o suspeito errado, o juiz anulará a prova e soltará o acusado.”.
Considere que o investigador cumpra o procedimento e identifique corretamente o suspeito. Nesse caso, presumindo-se verdadeira a proposição P, é correto afirmar que o juiz não anulará a prova nem soltará o acusado.