O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TRF-3 e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

Questões de Redação Oficial - Mensagem para Concurso

Foram encontradas 78 questões

Q991259 Redação Oficial
De acordo com o Manual de Redação Oficial (2002), associe as duas colunas, relacionando as comunicações oficiais à sua definição e finalidade.
1. Telegrama 2. Memorando 3. Fax 4. Correio Eletrônico
( ) É uma forma de comunicação interna que pode estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. ( ) Está sendo menos usada devido ao desenvolvimento da internet. É utilizado para a transmissão de mensagens urgentes e para o envio antecipado de documentos quando não há condições de envio do documento por meio eletrônico. ( ) Simplifica os procedimentos burocráticos e é expedida através de telegrafia, telex, etc. ( ) Por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.
A sequência CORRETA dessa associação está na alternativa
Q991146 Redação Oficial

Leia as assertivas a seguir e responda o que se pede.

I- Documento em que se registram, de forma precisa e cronológica, as ocorrências, resoluções e decisões das assembleias, reuniões, sessões, etc.

II- Correspondência expedida exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia.

III- Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares.

Estas definições se referem, respectivamente, à(ao):

Q984539 Redação Oficial
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, como deve ser a comunicação com o Poder Legislativo no sentido de solicitar autorização para realização de uma operação financeira externa? Através de um(a)
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q979202 Redação Oficial

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando cada tipo de documento com a sua respectiva finalidade.

(1) Ofício

(2) Memorando

(3) Mensagem

(4) Aviso

(5) Exposição de motivos

( ) É uma modalidade de comunicação oficial expedida exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia.

( ) É uma modalidade de comunicação oficial expedida para e pelas demais autoridades não incluídas na modalidade aviso e tem por finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares.

( ) É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

( ) É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente quando enviado pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública, expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa, submeter ao Congresso Nacional matérias que dependam de deliberação de suas Casas, apresentar veto, enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.

( ) É o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para informá-lo de determinado assunto, propor-lhe alguma medida ou submeter à sua consideração projeto de ato normativo.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

Q963173 Redação Oficial
Na correspondência oficial, no que se refere à adequação do formato do texto ao gênero, assinale a alternativa correspondente aos documentos que seguem o padrão ofício.
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: C
5: C