O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Português - Morfologia para Concurso

Foram encontradas 6.580 questões

Q991040 Português

A respeito do emprego dos advérbios no texto, pode-se afirmar que:


I- Em “Infelizmente, o que está acontecendo…” (L. 06), “infelizmente” está em relação com o período no qual se desenvolve o tópico temático – a abertura indiscriminada de faculdades –, servindo para imprimir subjetividade ao texto, ao revelar a postura de insatisfação do autor.

II- Em “Seguramente faltarão docentes qualificados...” ( L. 15) e “um complexo sistema de saúde, que precisa ser constantemente aprimorado” (L. 23), “seguramente” e “constantemente “são advérbios classificados tradicionalmente como de “modo”, mas trazem nuances, respectivamente, de avaliação e tempo/frequência.

III- Em “temos de entender que médicos devidamente qualificados são peças-chave”, “devidamente” é um advérbio de modo que se relaciona com o adjetivo “qualificados”.


É CORRETO o que se afirma em:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2014 Banca: UFCA Órgão: UFCA Prova: UFCA - 2014 - UFCA - Administrador |
Q990981 Português
Em: “Fiquei mais de um mês tomando antibiótico e não fazia efeito nenhum” (linha 33), a relação semântica que pode ser inferida entre os conteúdos das orações ligadas pela conjunção “e” é:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q990904 Português
Foi formada por composição a palavra da alternativa:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q990897 Português
O adjetivo utilizado no comentário: “É um ritmo diabólico.” (linha 01) caracteriza o ritmo de reprodução de uma bactéria como:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q989940 Português
INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão.

TEXTO I

Memórias felizes podem ajudar no tratamento contra a demência

Proporcionar atividades recreativas aos pacientes
também é outra medida adotada para
auxiliar o tratamento

Abordagens não ortodoxas para o tratamento de demência estão sendo usadas em residências terapêuticas da Holanda de forma pioneira. Tratam-se de viagens virtuais, danças, músicas e recriação de ambientes, por exemplo, para ajudar os pacientes diagnosticados com a doença.
Residentes em alguns desses centros de atendimento têm seus próprios quartos, mas geralmente há também uma sala de estar comum e uma cozinha, onde os moradores ajudam com tarefas simples, como descascar batatas e lavar a salada.
“Quanto mais estresse for reduzido, melhor. Se você pode diminuir o estresse e o desconforto, isso tem um efeito fisiológico direto”, explicou Erik Scherder, neuropsicólogo da Universidade Livre de Amsterdã, em entrevista ao The New York Times. “A ideia é desafiar o paciente de maneira positiva. Deixá-los na cadeira, passivos, faz a doença progredir muito mais rápido.”
Em Sensire Den Ooiman, residência em Doetinchem, há um passeio de ônibus virtual. O trajeto é feito por estradas rurais planas e arborizadas no interior holandês. A simulação acontece várias vezes ao dia em três telas de vídeo.
De acordo com especialistas, a técnica cria um ponto de encontro para os pacientes. A experiência compartilhada permite que eles falem sobre viagens passadas, trazendo à tona memórias antigas, e façam um “miniferiado” de suas rotinas diárias.
A demência manifesta-se num declínio acentuado das funções cerebrais. A condição rouba memórias e personalidades. Segundo o jornal The New York Times, até 270 mil holandeses – cerca de 8,4% dos 3,2 milhões de moradores com mais de 64 anos – sofrem de demência, e autoridades e médicos esperam que esse número dobre nos próximos 25 anos.
Nos últimos anos, o governo holandês preferiu oferecer e pagar pelo atendimento domiciliar aos pacientes. As instalações de gestão privada com financiamento público são geralmente reservadas para pessoas em estado avançado da doença.

REDAÇÃO. Galileu. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2018 (Adaptação).
Releia o trecho a seguir.
“[...] e façam um ‘miniferiado’ de suas rotinas diárias.”
A palavra destacada nesse trecho foi formada por
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: C
5: B