Questões de Literatura - Arcadismo para Concurso

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Q2392141 Literatura

Julgue o item a seguir.


São características comuns nas produções literárias brasileiras do Arcadismo e Romantismo a dualidade do homem moderno dividido entre o sagrado e o terreno, representados pela Igreja e pelo Iluminismo, respectivamente.

Alternativas
Q2324266 Literatura

Observe o seguinte segmento poético, que retrata a morte da índia Lindoia:


                Leva nos braços a infeliz Lindóia

                O desgraçado irmão, que ao despertá-la

                Conhece, com que dor no frio rosto

                Os sinais do veneno, e vê ferido

                Pelo dente sutil o brando peito.

                Os olhos, em que o Amor reinava, um dia.

                Cheios de morte: e muda aquela língua.

                Que ao surdo vento, e aos ecos tantas vezes

                Contou a larga história de seus males.


Esse famoso trecho pertence a um famoso poema épico do arcadismo brasileiro, que é: 

Alternativas
Ano: 2023 Banca: NC-UFPR Órgão: CBM-PR Prova: NC-UFPR - 2023 - CBM-PR - Cadete |
Q2284119 Literatura
Leia a “Lira XIV”, da primeira parte de Liras de Marília de Dirceu, de Tomás Antonio Gonzaga. 

Lira XIV
Minha bela Marília, tudo passa; A sorte deste mundo é mal segura; Se vem depois dos males a ventura, Vem depois dos prazeres a desgraça, Estão os mesmos Deuses Sujeitos ao poder do ímpio Fado: Apolo já fugiu do céu brilhante Já foi Pastor de gado.
A devorante mão da negra Morte Acaba de roubar o bem que temos Até na triste campa não podemos Zombar do braço da inconstante sorte; Qual fica no Sepulcro, Que seus avós ergueram, descansado; Qual no campo, e lhe arranca os frios ossos Ferro do torto arado.
Ah! enquanto os Destinos impiedosos Não voltam contra nós a face irada, Façamos, sim, façamos, doce amada, Os nossos breves dias mais ditosos. Um coração que, frouxo, A grata posse de seu bem difere, A si, Marília, a si próprio rouba, E a si próprio fere.
Ornemos nossas testas com as flores E façamos de feno um brando leito; Prendamo-nos, Marília, em laço estreito, Gozemos do prazer de sãos Amores, Sobre as nossas cabeças, Sem que o possa deter, o tempo corre; E para nós o tempo, que se passa, Também, Marília, morre.
Com os anos, Marília, o gosto falta, E se entorpece o corpo já cansado; Triste, o velho cordeiro está deitado, E o leve filho sempre alegre salta. A mesma formosura É dote que só goza a mocidade: Rugam-se as faces, o cabelo alveja, Mal chega a longa idade.
Que havemos d’esperar, Marília bela? Que vão passando os florescentes dias? As glórias, que vêm tarde, já vêm frias; E pode enfim mudar-se a nossa estrela.
Ah! não, minha Marília, Aproveite-se o tempo, antes que faça O estrago de roubar ao corpo as forças, E ao semblante a graça.
GONZAGA, Tomás Antonio. Marília de Dirceu. Org.e edição de Melânia Silva de Aguiar. Rio de Janeiro: Garnier, 1992.
Considerando a lira, a integridade do livro e as características gerais do poeta, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2170729 Literatura
Carpe diem é uma expressão latina que está ligada diretamente ao Período Árcade, exaltando os prazeres imediatos sem a preocupação excessiva com o amanhã. Qual das obras de arte abaixo melhor dia loga com esse lema? Marque a alternativa que melhor reflete esse ideal árcade.
Alternativas
Q2123256 Literatura

Sobre as características das escolas literárias, relacione as duas colunas e assinale a alternativa correta.


Coluna I.

A- Barroco.

B- Simbolismo.

C- Romantismo.

D- Arcadismo.

E- Modernismo.

F- Realismo.


Coluna II.
(1) Busca pela linguagem brasileira, nacionalismo, ironia, humor, paródia e relato do cotidiano. (2) Reflete a simplicidade por meio da exaltação da natureza, os escritores estavam preocupados em demonstrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos. Usavam linguagem simples e objetiva. (3) Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade, sombras e luzes: a valorização do contraste, obras rebuscadas e ricas em detalhes. (4) Retrato fidedigno da realidade, busca do objetivismo, cientificismo e materialismo. (5) Constante aproximação entre a música e a poesia; misticismo, religiosidade e sublimação; criação de obras de arte valorizando a intuição e descartando a racionalidade e a lógica. (6) Sentimentalismo, supervalorização das emoções pessoais, subjetivismo e egocentrismo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustrações e tédio.
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: D
4: E
5: C