Questões de História - Imperialismo e Colonialismo do século XIX para Concurso

Foram encontradas 54 questões

Q2210596 História

A interrupção do tráfico transatlântico dificultou a compra de escravizados diretamente da África, e tornou possível a ressignificação dos corpos negros femininos e de sua tríplice utilização, de modo que ser produto, produtora e reprodutora ganhou destaque sob os olhares de proprietários, traficantes e médicos. A medicina passou a adentrar a senzala para pedagogicamente construir instruções sobre gravidez, parto e pós-parto na manutenção da vida de mães e filhos, entendidos por médicos e proprietários como propriedades que não poderiam sucumbir no momento do nascimento.


VIANA, I. da Silva, Tríplice utilização dos corpos negros femininos. Revista Tempo 29,2023, p. 278. Adaptado.


A respeito dos fatores que justificam a preocupação com a conservação da saúde das mulheres escravizadas no século XIX, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A pretensão de garantir novas gerações de trabalhadores que, por nascerem no Brasil, passavam à condição civil de súditos do Império e não mais propriedade de seus senhores.

( ) O interesse pelo aumento do patrimônio senhorial, mediante o crescimento endógeno da população escravizada.

( ) A imposição de cuidados com o bem estar material e espiritual dos escravos que, por serem cristãos precisavam ser assistidos.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2180631 História
Durante a chamada “Partilha Europeia da África” (1880-1914), apenas dois países do continente africano se mantiveram independentes. São eles:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COSEAC Órgão: UFF Prova: COSEAC - 2023 - UFF - Historiador |
Q2158862 História
A história da África é rica e diversa, mas muitas vezes subestimada e mal representada na cultura ocidental. O impacto mais significativo da exploração europeia na história da África foi a
Alternativas
Q2132284 História
Historicamente, esse modelo burocrático surgiu no século XIX, como uma forma superior de dominação, legitimada pelo uso da lei, em contraposição ao poder tradicional (divino) e arbitrário dos príncipes e ao afeto das lideranças carismáticas. Note-se que as teorias iniciais do referido modelo, foram inspiradas a partir da visão do sociólogo alemão sobre o modo de estruturação da Igreja e do exército – no contexto histórico específico de Weber, o exército prussiano.
O texto acima faz referência a(o):
Alternativas
Q2114640 História
O Brasil colonial vivenciou sociedades com diferentes características, como pode ser observado ao se comparar o ambiente da cana-de-açúcar com o da mineração. Na sociedade mineradora, houve o desenvolvimento de uma forte burocracia e controle por parte da Coroa Portuguesa e isto foi mais forte do que em qualquer outro local da colônia. Essa burocracia pode ser evidenciada na existência de vários impostos que recaíam sobre os mineradores. Foram impostos cobrados pela Coroa Portuguesa na sociedade mineradora:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: D
5: A