Questões de Geografia - Indústria brasileira para Concurso

Foram encontradas 245 questões

Q2405109 Geografia

O processo brasileiro de industrialização é considerado tardio e ocorreu em diversas fases. Tendo em vista a quarta fase, é correto afirmar que ela foi marcada pela(o)

Alternativas
Q2404279 Geografia

Sobre a participação de Rondônia na indústria brasileira, analise os itens a seguir.


I. De acordo com o último censo IBGE, o estado de Rondônia possui o segundo menor PIB.

II. Em 2021, do total de exportação da carne bovina brasileira, Rondônia teve uma participação expressiva, em torno de 32%.

III. Em Rondônia, o cultivo do feijão vem diminuindo ao longo dos anos e a tendência é que se torne basicamente uma cultura de subsistência para os produtores que ainda a cultivam, com comercialização do excedente nos mercados locais.

IV. As condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento da cultura do café em 2021 impactou o ciclo produtivo positivamente e a produção foi a maior desde 2008.

V. Do total de postos de trabalho que o segundo setor rondoniense oferece, 22% está na construção civil.


Estão corretas apenas os itens:

Alternativas
Q2403114 Geografia

Gráfico I

Evolução da Participação da Indústria de Transformação no PIB (em %) de 1947 a 2014




Imagem associada para resolução da questão


Perda de Participação da Indústria de Transformação no PIB. Disponível em https://images.app.goo.gl/Wjsbs5gvmajHeiNk7. Fonte: IBGE.




A análise do Gráfico I demonstra que a industrialização no país 

Alternativas
Q2401677 Geografia

Sobre a classificação oficial utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde predominam as análises econômicas a respeito da produção brasileira, analise os itens, abaixo:


I - são indústrias que fabricam produtos que não são mercadorias finais, mas que são utilizados como matéria-prima para outras fábricas. São também chamadas de indústrias pesadas. Esse setor abrange a siderurgia, a petroquímica e a produção de outros materiais, como a celulose, o concreto, entre muitos outros.

II - também chamadas de indústrias leves, são aquelas que transformam matérias primas em mercadorias para o consumidor em geral. São divididas em indústrias de bens duráveis (eletroeletrônicos, móveis, veículos, etc.), semiduráveis (roupas, acessórios, etc.) e não-duráveis (alimentos, bebidas, remédios e outros).


Os itens discorrem, respectivamente, sobre indústrias de:

Alternativas
Q2382918 Geografia
Considere o texto sobre a desindustrialização no Brasil.

A indústria de transformação é o setor econômico capaz de afetar as estruturas da sociedade tipicamente capitalista, promovendo diversificação, progresso técnico e aumento das bases de arrecadação do Estado. Destarte, desde o início dos anos 2000, o debate sobre a desindustrialização no Brasil tem motivado discussões para a compreensão das relações entre as dinâmicas do investimento, produção e comércio exterior no país. Considerando aspectos históricos e estruturais, a desindustrialização brasileira pode ser compreendida como a desarticulação do sistema econômico nacional que foi erigido no período de industrialização por substituição de importações. Essa desarticulação tem enfraquecido as conexões comerciais e produtivas entre os distintos compartimentos industriais, que conectavam distintas porções territoriais do país, levando a um esgarçamento do tecido produtivo. O agravamento da desindustrialização tem incorrido em destruição do parque produtivo nacional, que se manifesta por meio da redução da produção, bem como da aceleração da reprimarização da pauta exportadora.
SAMPAIO, D. Desindustrialização e a política nacional de desenvolvimento regional no Brasil: breves notas. In: IPEA. Boletim Regional, Urbano e Ambiental. Brasília, DF: Ipea, n. 17, jul.-dez. 2017, p.30. Adaptado.

Nesse contexto, uma decorrência do processo de desindustrialização é caracterizada pela situação econômica de
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: C
5: C