Questões de Física - Eletrostática e Lei de Coulomb. Força Elétrica. para Concurso

Foram encontradas 118 questões

Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Físico |
Q2351352 Física
Leia a sentença abaixo:

Entre as principais grandeszas físicas é o(a) ______, que é definido para ______ interagindo com o ar.Essa grandeza mede a quantidade de carga elétrica ______ produzida no ar, por unidade de massa de ar. Sua unidade é dada em ______.

Assinale uma alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 
Alternativas
Q2320645 Física
O metal lítio, muito valorizado por conta da demanda por baterias automotivas, é obtido pela eletrólise do cloreto de lítio fundido. Na equação abaixo, é mostrada a principal semirreação do processo. 

Li+ (l) + e- → Li(s)

Assumindo-se condições ideais de reação, a quantidade de carga, em C, necessária para produzir 200 kg de Li(s) é, aproximadamente,

Dado F = 96.500 C/mol de elétrons
Alternativas
Q2292372 Física
A eletrostática é um campo do eletromagnetismo que estuda as cargas em repouso bem como os campos gerados por essas cargas. Na natureza, corpos inicialmente neutros podem ter suas cargas alteradas (número de elétrons) e redistribuídas via algum método de eletrização (atrito, contato, indução), conferindo a esses corpos uma característica denominada carga elétrica. Em relação às cargas elétricas, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Se um corpo tem carga elétrica, então ele está eletrizado.
( ) Em um corpo eletrizado, o número de cargas elétricas positivas e negativas é o mesmo.
( ) Em um corpo neutro não há cargas elétricas.
( ) Não é possível criar ou destruir cargas elétricas.

A sequência correta, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: NC-UFPR Órgão: CBM-PR Prova: NC-UFPR - 2023 - CBM-PR - Cadete |
Q2284064 Física
O texto a seguir é referência para a questão.

Em todas as questões, as medições são feitas por um referencial inercial. O módulo da aceleração gravitacional é representado por g. Onde for necessário, use g = 10 m/s2 para o módulo da aceleração gravitacional.
Uma partícula contendo uma carga Q = 1,6 x 10-19 C entra numa região onde há um campo magnético de intensidade B = 1,0 T com uma velocidade de módulo v. Sobre ela, passa a agir uma força magnética de intensidade F = 3,2 x 10-16 N. O ângulo entre os vetores velocidade e campo magnético vale θ, e sabe-se que cos θ = √3/2  e sen θ = 1/2. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do módulo v da velocidade da partícula.
Alternativas
Q2272622 Física
Em um filtro de velocidades, uma partícula com massa m e carga q passa por uma região do espaço com campos magnético B e elétrico E perpendiculares e uniformes. A velocidade inicial do corpo quando entra no filtro é perpendicular aos dois campos. Para que apenas partículas com velocidade vs sejam selecionadas e consigam sair da região do filtro sem serem defletidas, a relação entre vs e os módulos B e E dos campos deve ser:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: B
5: D