Questões de Concurso
Sobre pós-operatório em enfermagem
Foram encontradas 477 questões
Considerando essa temática, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) A confusão pós-operatória é incomum em idosos, e a dor não aliviada não interfere na confusão mental.
( ) Para monitorar a estabilidade cardiovascular, o enfermeiro monitora e avalia o estado mental do paciente, os sinais vitais, o ritmo cardíaco, a temperatura, a cor e a umidade da pele e o débito urinário.
( ) A hipotensão pode ser causada pela perda de volume circulante.
A sequência correta é
[...] A sala de recuperação pós-anestésica é o local destinado ao atendimento alternativo do paciente, no período que vai desde sua saída da sala de cirurgia (operação) até a recuperação da consciência, eliminação de anestésicos e estabilização dos sinais vitais.
[...] Na sala de recuperação pós-anestésica, são necessários recursos técnicos e recursos humanos especializados que deem suporte para prevenção, detecção e implementação precoce de cuidados específicos.
[...] Para garantir que os pacientes pós-cirúrgicos recebam um atendimento adequado, a sala de recuperação pós-anestésica deverá obedecer a apenas quatro critérios específicos: localização próxima ao centro cirúrgico, temperatura, ventilação e iluminação adequadas.
[...] O dimensionamento da equipe de enfermagem que atua na sala de recuperação pós-anestésica deve ser definido em função do quadro funcional de cada instituição de saúde.
Sobre as fases desse processo, assinale:
1. Pré-operatória.
2. Pré-operatório mediato.
3. Intra-operatória.
4. Recuperação Anestésica.
5. Pós-operatória.
( )Quando o paciente é admitido na sala de recuperação pós-anestésica até o paciente for para o quarto ou enfermaria.
( )É o momento em que o paciente sai da sala cirúrgica, ou seja é admitido na sala de recuperação anestésica até a alta hospitalar e acompanhamento no domicílio.
( )É o momento em que o paciente é recebido na sala cirúrgica até ser admitido para a sala de recuperação pós-anestésica.
( )Momento onde o paciente é submetido à exames para auxiliar na confirmação do diagnóstico para o planejamento cirúrgico, nesse momento o cirurgião faz uma avaliação do estado geral do paciente, podendo também ser realizado o tratamento clínico para diminuir os sintomas e as precauções necessárias para evitar as complicações pós-operatórias.
( )Momento em que o médico e paciente têm a tomada de decisão para o procedimento cirúrgico até sua transferência para a sala de cirurgia.
Assinale a sequência CORRETA:
I. Considerar junto ao anestesiologista o uso de medicamentos reversores do estado de sonolência.
II. Manter o monitoramento de oxigênio, pois o aumento de CO2 pode causar sonolência.
III. Avaliar o paciente quanto a alterações neurológicas de maior gravidade: avaliar pupilas, resposta verbal e motora, entre outros.
IV. Considerar a situação de demora no despertar: “old and cold” – situação do paciente idoso que apresenta hipotermia e sonolência excessiva.
Quais estão corretas?
A deambulação precoce no pós-operatório tem como principal benefício a prevenção de ____.
Assinale a alternativa que apresenta o principal benefício da deambulação precoce no pós-operatório, completando a lacuna acima.
I.No pós-operatório, o enfermeiro deve monitorar o local da incisão cirúrgica para identificar sinais de infecção ou complicações.
II.No pré-operatório, o paciente não precisa estar em jejum se forem realizados apenas exames laboratoriais.
III.Durante o intraoperatório, o técnico de enfermagem é o responsável por coordenar a equipe cirúrgica e garantir o cumprimento do plano anestésico.
Está correto o que se afirma em:
Julgue o próximo item, relativo aos procedimentos técnicos de enfermagem e à assistência de enfermagem ao paciente com alterações orgânicas.
A escolha do curativo adequado depende do tipo de ferida, estágio de cicatrização e processo de cicatrização de cada paciente; a utilização de carvão ativado e prata, por exemplo, é recomendável para curativos de feridas cavitárias, com exsudação, tecido vinhoso e áreas de exposição óssea.