Questões de Concurso Sobre medicação endovenosa em enfermagem

Foram encontradas 513 questões

Q4076597 Enfermagem
Foi prescrita a infusão de 80 mL de solução em 40 minutos, utilizando equipo macrogotas de 20 gotas/mL. Ao regular o gotejamento, o Técnico de Enfermagem deverá ajustar para:
Alternativas
Q4075491 Enfermagem
Ao iniciar sua passagem pelos leitos para a administração de medicamentos, o técnico de enfermagem observa que o acesso venoso periférico em uso por um paciente apresenta eritema, dor, calor e endurecimento palpável no local da punção. Esse quadro sugere
Alternativas
Q4075483 Enfermagem
Um técnico de enfermagem recebe a prescrição de 1.000 mL de soro glicosado 5% para um paciente, a ser infundido em oito horas.

Sabendo que o equipo utilizado tem fator de gotejamento de 20 gotas/mL, é correto afirmar que o gotejamento correto para garantir a administração dentro do tempo prescrito é de quantas gotas por minuto?
Alternativas
Ano: 2026 Banca: COMVEST UFAM Órgão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2026 - UFAM - Enfermeiro |
Q4061294 Enfermagem
O enfermeiro, como membro essencial da equipe multiprofissional no atendimento à Parada Cardiorrespiratória (PCR), deve dominar as diretrizes atualizadas da American Heart Association (AHA – 2025), para garantir intervenções rápidas, seguras e eficazes. No manejo da PCR em adultos com ritmo chocável — Fibrilação Ventricular (FV) ou Taquicardia Ventricular sem Pulso (TVSP), a atuação do enfermeiro envolve liderança, organização da equipe, monitorização contínua e execução de condutas críticas. Nesse contexto e, considerando essas recomendações, é INCORRETO afirmar que a conduta inicial do enfermeiro deva ser:
Alternativas
Q4060597 Enfermagem
Sobre a PICC (Cateter Central de Inserção Periférica), assinale a alternativa incorreta: 
Alternativas
Q4052187 Enfermagem
A administração de medicamentos por via intravenosa pode causar flebites, classificadas como químicas, mecânicas ou infecciosas. Quando a inflamação da veia é provocada pela infusão de drogas irritantes ou soluções com pH muito divergente do plasmático, caracteriza-se uma: 
Alternativas
Q4052182 Enfermagem
Na técnica de preparo de medicação por via parenteral, a aspiração de fármacos contidos em ampolas de vidro exige o uso de agulhas específicas (com filtro) sempre que possível ou técnica de filtragem. O principal risco associado à quebra inadequada da ampola e aspiração sem esses cuidados é a introdução na corrente sanguínea de:
Alternativas
Q4052178 Enfermagem
O preparo de soluções parenterais exige cálculos precisos para garantir a dosagem prescrita. Se o técnico de enfermagem precisa administrar 500 mL de Soro Glicosado 5% em um período de 8 horas, a velocidade de gotejamento (em gotas por minuto) configurada no equipo de macrogotas deverá ser de, aproximadamente: 
Alternativas
Q4044716 Enfermagem
Durante a avaliação de um acesso venoso periférico, o enfermeiro identifica dor local, hiperemia e discreto endurecimento ao longo do trajeto da veia, sem presença de secreção. Ao analisar possíveis causas, considera fatores relacionados ao dispositivo utilizado. Diante desse quadro, assinale a alternativa que melhor descreve a complicação e sua causa provável. 
Alternativas
Q3981913 Enfermagem
Durante o plantão em uma unidade de internação clínica, o técnico de enfermagem administrou um antibiótico intravenoso em um paciente adulto. Antes da administração, conferiu a identificação do paciente, o medicamento, a dose, a via, o horário e realizou o registro no prontuário após o procedimento. Minutos após a administração, o paciente apresentou náuseas intensas, prurido e queda da pressão arterial. Considerando as diretrizes atuais de segurança do paciente, conclui-se que o profissional: 
Alternativas
Q3949857 Enfermagem
Durante a transfusão de concentrado de hemácias, um paciente idoso, com histórico de cardiopatia, evolui com dispneia súbita, hipertensão arterial, taquicardia e presença de estertores crepitantes bilaterais à ausculta pulmonar, cerca de 20 minutos após o início do procedimento. Considerando a hipótese diagnóstica mais provável e as boas práticas em hemoterapia, assinale a alternativa que apresenta a conduta de enfermagem prioritária e mais adequada.
Alternativas
Q3949851 Enfermagem
Durante a transfusão de hemocomponentes, um paciente evolui com urticária e prurido, sem outros sinais sistêmicos associados. Com base nesse quadro clínico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O quadro descrito é compatível com reação alérgica leve, geralmente mediada por hipersensibilidade a proteínas plasmáticas do doador, podendo ser manejado com anti-histamínicos após interrupção temporária da transfusão.
( ) A presença isolada de urticária e prurido afasta a possibilidade de reação hemolítica aguda, que tipicamente cursa com febre, dor lombar e instabilidade hemodinâmica.
( ) O TRALI deve ser considerado como principal diagnóstico diferencial, pois frequentemente se manifesta apenas com sintomas cutâneos nas fases iniciais.
( ) A transfusão pode ser retomada após melhora dos sintomas, a critério médico, desde que não haja progressão para sinais sistêmicos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3949847 Enfermagem
Durante a administração de hemocomponentes, o tempo de infusão é um fator crítico para a segurança do paciente, estando relacionado ao risco de proliferação bacteriana e à estabilidade dos componentes sanguíneos. Considerando as recomendações vigentes em hemoterapia sobre a infusão de concentrado de hemácias, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3949844 Enfermagem
Um paciente inicia transfusão de concentrado de hemácias e, após poucos minutos, apresenta febre, calafrios e dor lombar. Considerando esse quadro clínico, qual é a ação mais correta?
Alternativas
Q3949843 Enfermagem
Durante o preparo para transfusão de concentrado de hemácias, a etapa de verificação à beira-leito constitui a última barreira de segurança para prevenção de eventos adversos graves, especialmente aqueles relacionados à incompatibilidade transfusional. Considerando os protocolos de segurança em hemoterapia, assinale a alternativa que melhor representa uma etapa crítica, obrigatória e indelegável de conferência à beira-leito.
Alternativas
Q4389483 Enfermagem

As recentes revisões e atualizações das diretrizes de reanimação cardiopulmonar e suporte avançado de vida da AHA 2025 refletem os avanços científicos, a consolidação de evidências empíricas e a busca por práticas de atendimento mais eficazes durante a parada cardiorrespiratória (PCR). Entre os aspectos revisados, destaca-se o manejo do acesso vascular para administrações de medicamentos e fluidos, uma etapa crítica no Protocolo de Suporte Avançado à Vida Cardiovascular (SAVC).

Com base nas atualizações da AHA 2025, assinale a alternativa correta sobre o acesso vascular durante a PCR em adultos: 

Alternativas
Q4367197 Enfermagem
Em um paciente hospitalizado por úlcera péptica grave, que recebe Omeprazol na forma endovenosa, avalie as condutas farmacológicas e de enfermagem relacionadas à administração correta da medicação e marque a opção adequada.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: IDECAN Órgão: UFOB Prova: IDECAN - 2025 - UFOB - Técnico em Enfermagem |
Q4364708 Enfermagem
A administração de medicamentos é uma das atividades mais críticas da enfermagem, exigindo atenção e cumprimento rigoroso de protocolos de segurança. Em um hospital universitário, a equipe de enfermagem recebe uma nova prescrição para administração de um antibiótico intravenoso a um paciente com infecção respiratória. Antes de iniciar o procedimento, o profissional deve realizar a checagem dos seis direitos da administração medicamentosa para evitar erros e garantir a segurança do paciente. Assinale qual dos itens a seguir faz parte dessa verificação essencial.
Alternativas
Q4362808 Enfermagem
Um técnico de enfermagem deve administrar 1.000 ml de Soro Fisiológico 0,9% em 8 horas. Qual deverá ser o gotejamento em gotas por minuto?
Alternativas
Q4261164 Enfermagem
 Ao monitorar um paciente que recebe noradrenalina por via intravenosa, através de uma Bomba de Infusão Contínua (BIC), o técnico de enfermagem percebeu que, subitamente, o equipamento acionou um alarme sonoro e exibiu a mensagem "OCLUSÃO" em sua tela. A primeira conduta a ser tomada pelo profissional diante dessa situação é 
Alternativas
Respostas
61: C
62: C
63: B
64: D
65: B
66: B
67: A
68: A
69: D
70: C
71: C
72: A
73: E
74: E
75: A
76: E
77: B
78: E
79: C
80: C