Questões de Concurso Sobre doenças crônicas não transmissíveis em enfermagem

Foram encontradas 4.535 questões

Q3302300 Enfermagem
Para evitar complicações que resultam em incapacidades, o enfermeiro deve orientar às pessoas com diagnóstico de diabetes cuidados com os pés, como
Alternativas
Q3296993 Enfermagem
A hipertensão arterial (HA) é um dos principais fatores de risco modificáveis para morbidade e mortalidade em todo o mundo, sendo um dos maiores fatores de risco para doença arterial coronária, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal. A medida da pressão arterial (PA) é procedimento obrigatório em qualquer atendimento médico ou realizado por diferentes profissionais de saúde. Contudo, ainda é comumente realizada sem os cuidados técnicos necessários. Com base no assunto, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I. O esfigmomanômetro de mercúrio é considerado o dispositivo padrão de referência. Em muitos lugares, os manômetros aneroides substituíram os dispositivos de mercúrio, porém, são facilmente danificados e requerem recalibração frequente, ao menos a cada 12 meses, para garantir sua precisão.
II. A medida da PA com técnica auscultatória ainda é amplamente realizada em nosso meio com esfigmomanômetro aneroide e estetoscópio. 
III. A medida da PA com aparelhos automáticos ou semiautomáticos, com técnica oscilométrica, apresenta vantagens em relação à técnica auscultatória, principalmente por afastar ou diminuir os erros sistemáticos de aproximação de valores, porém estes aparelhos devem ser validados por protocolos específicos.
IV. A avaliação da calibração dos equipamentos automáticos ou semiautomáticos deve ser realizada a cada 6 meses.
Alternativas
Q3296529 Enfermagem
Em relação ao atendimento do técnico de enfermagem a um indivíduo com diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2, é correto afirmar:
Alternativas
Q3294880 Enfermagem
Durante o pós-operatório de uma cirurgia torácica, o paciente encontra-se com dreno de tórax em selo d’água e apresenta desconforto ventilatório. A enfermeira observa redução abrupta de débito no frasco coletor e suspeita de obstrução no sistema de drenagem.
Assinale a alternativa que apresenta a conduta imediata mais indicada para manter a permeabilidade e prevenir complicações pulmonares.
Alternativas
Q3294799 Enfermagem
Em uma Unidade de Saúde da Família, o enfermeiro realiza consulta de enfermagem com um paciente portador de diabetes mellitus tipo 2 há quinze anos, em uso de hipoglicemiantes orais. Os últimos exames revelam microalbuminúria persistente, valores de HbA1c acima de 8%, e descontrole pressórico. O paciente relata episódios de hipoglicemia noturna e dificuldade em aderir às recomendações alimentares. Qual conduta do enfermeiro, baseada em protocolos clínicos atualizados, reflete um manejo avançado em relação ao seguimento desse usuário?
Alternativas
Q3294790 Enfermagem
Leia a situação hipotética abaixo.
Em um município que apresenta elevada prevalência de hipertensão arterial, a equipe de enfermagem conduz um estudo epidemiológico e identifica fatores como baixa adesão ao tratamento, insuficiente conhecimento dos pacientes sobre medidas de prevenção e falta de sinergia entre os profissionais de saúde. Considerando abordagens teóricas e evidências científicas que enfatizam o papel do enfermeiro, assinale a alternativa que apresenta a estratégia de intervenção para promover maior adesão e controle pressórico desses indivíduos. 
Alternativas
Q3294778 Enfermagem
Em uma ocorrência com vítima de infecção respiratória grave e presença de secreções no ambiente, qual a conduta imediata deve ser adotada para minimizar o risco de contágio?
Alternativas
Q3294690 Enfermagem
Um paciente com doença pulmonar crônica recebe suplementação de oxigênio por cateter nasal, com fluxo ajustado segundo prescrição médica.
Qual medida do técnico de enfermagem mais otimiza a eficácia do tratamento e previne complicações?
Alternativas
Q3284184 Enfermagem
O choque cardiogênico é definido como hiperfusão tecidual induzida pela insuficiência cardíaca após a correção da pré-carga, sendo a expressão clínica mais grave da falência do ventrículo esquerdo.

Sobre a temática, considere as afirmativas a seguir.

I  →  O choque cardiogêncico pode resultar da doença cardíaca isquêmica, cardiomiopatia, doença cardíaca valvar, inflamação, contusão cardíaca e cirurgia cardíaca.
II  →  No cenário da insuficiência cardíaca que leva ao choque cardiogênico, os sinais hemodinâmicos são a liberação dos neuro-hormônios, peptídeos, fatores de crescimento e peptídeos natriuréticos, que modificam a biologia das células cardíacas. 
III  →  A ativação do sistema renina-angiotensina- -aldosterona e do sistema nervoso simpático é envolvida, principalmente, no desenvolvimento da insuficência cardíaca, levando o paciente a apresentar o choque cardiogênico.
IV  →  O choque cardiogênico progride caso a infusão de volume não seja rápida e adequada para restaurar a força de pré-carga inicial, mesmo que o preenchimento capilar esteja diminuído.

Estão corretas 
Alternativas
Q3279152 Enfermagem
Na assistência ao parto iminente, deve-se posicionar a paciente adotando a posição que ofereça maior conforto. Sobre a posição para pacientes cardiopatas. Assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde.Secretaria de Atenção à Saúde.Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de AtendimentoMóvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde,2016.Disponível em:<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/pu
Alternativas
Q3277146 Enfermagem
A cardiopatia é a principal causa de morte em idosos. A avaliação cuidadosa desses pacientes é necessária porque, muitas vezes, eles apresentam sintomas diferentes daqueles observados em pacientes mais novos.
Em relação ao atendimento de pacientes idosos com cardiopatia, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Alterações relacionadas com a idade reduzem a eficiência do coração e contribuem para a redução da complacência do músculo cardíaco.

(    ) Os idosos são mais propensos a ter dispneia ou manifestações hemorrágicas associadas a cardiopatia e podem apresentar alteração do estado mental e síncope.

(    ) Em vez de dor torácica típica associada a isquemia miocárdica, os idosos podem relatar sensação de queimação, dor ou desconforto em uma área da parte superior do corpo.

(    ) A ausência de dor em um paciente idoso é um dos indicadores mais confiáveis da ausência de cardiopatias.


Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q3265176 Enfermagem
Os cuidados de enfermagem a pacientes com doenças respiratórias crônicas, como a asma, envolvem o manejo adequado dos sintomas e a educação para o autocuidado. Estando atento a essas informações, podemos indicar que a orientação correta é:
Alternativas
Q3265169 Enfermagem
A assistência de enfermagem a pacientes com doenças cardiovasculares exige um conhecimento detalhado das condições clínicas e das intervenções apropriadas. Sobre os cuidados de enfermagem a pacientes com insuficiência cardíaca, pode-se dizer que:
Alternativas
Q3265168 Enfermagem
Na assistência de enfermagem a pacientes com doenças crônicas, a abordagem deve ser abrangente e contínua. Considerando os cuidados de enfermagem em pacientes com diabetes mellitus, é certo dizer que:
Alternativas
Q3257061 Enfermagem

Julgue o item subsequente, relacionado à assistência de enfermagem ambulatorial.


São parâmetros antropométricos de avaliação da pessoa com diabetes tipo 2: o índice de massa corporal, obtido por balança de bioimpedância, com base na relação entre peso e massa magra; e a medida da circunferência abdominal, obtida com fita métrica ao redor do abdômen, na altura do ponto médio entre o rebordo costal inferior e a crista ilíaca.

Alternativas
Q3239296 Enfermagem
Uma sociedade empresária de médio porte, com aproximadamente 250 funcionários, decidiu implementar um programa de promoção à saúde para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, focada, principalmente, na prevenção de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade.
Nesse sentido, de acordo com as indicações para rastreamento de DM2, deverão ser incluídos nessa ação os trabalhadores com
Alternativas
Q3236370 Enfermagem
No cuidado de pacientes com insuficiência renal crônica, qual das seguintes intervenções deve ser considerada prioritária?
Alternativas
Q3236368 Enfermagem
Um paciente com asma brônquica em crise apresenta sibilos e dificuldade respiratória. Assinale a alternativa correta que corresponde qual é a intervenção inicial. 
Alternativas
Q3236365 Enfermagem
Um paciente diabético apresenta sinais de hipoglicemia. Assinale a alternativa que indica a conduta inicial adequada para o manejo dessa situação:
Alternativas
Q3236105 Enfermagem
Em ambiente extra-hospitalar, um enfermeiro realiza a avaliação de um usuário com 66 anos de idade com queixa de cefaleia, vertigem, distúrbio da marcha e visual unilateral. Suspeitando se tratar de um caso de acidente vascular cerebral (AVC), entre outras ações, o enfermeiro solicitou ao indivíduo que mostrasse os dentes, fechasse os olhos e elevasse os membros superiores, mantendo-os nessa posição por 10 segundos, e que repetisse a frase “O Brasil é o país do futebol”.
É correto afirmar que, ao realizar essas solicitações, o enfermeiro está aplicando a escala de
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: A
5: C
6: C
7: B
8: B
9: B
10: A
11: B
12: A
13: C
14: B
15: E
16: D
17: B
18: D
19: D
20: D