Questões de Concurso Sobre políticas públicas e educacionais em educação física em educação física

Foram encontradas 624 questões

Q3108079 Educação Física
A Educação Física é um importante meio de promoção da saúde e bem-estar social. Políticas públicas voltadas à prática esportiva têm como objetivo não apenas o desenvolvimento físico, mas também o fortalecimento de valores como cidadania e inclusão.
Qual das alternativas abaixo reflete melhor uma ação governamental alinhada a esses princípios?
Alternativas
Q3108067 Educação Física
As políticas públicas de esporte e lazer no Brasil são direcionadas para promover a inclusão social e o bem-estar da população. Analise as assertivas abaixo e a seguir aponte a alternativa CORRETA.
I. O Estatuto do Desporto (Lei nº 9.615/98) incentiva a prática esportiva como um direito de todos, independentemente de faixa etária ou condição socioeconômica.
II. As políticas públicas de esporte visam exclusivamente a formação de atletas de alto rendimento.
III. O esporte e o lazer são considerados instrumentos importantes para a promoção da saúde e redução das desigualdades sociais. 
Alternativas
Q3068911 Educação Física
A inclusão das atividades físicas e esportes no âmbito da saúde coletiva favoreceu a promoção da saúde da população. As atividades que buscam o aprimoramento da condição física das pessoas têm ganhado um importante destaque nas últimas décadas em diferentes espaços e contextos. Ao encontro disso, o Brasil passou por um grande marco para inclusão das atividades físicas e esportes na saúde coletiva. Nesse sentido, a publicação de um documento institucionalizou no nível federal as atividades físicas/práticas corporais como ações prioritárias de promoção da saúde e passou a demandar uma nova dinâmica nos espaços de formação e no mercado de trabalho (ANTUNES, 2021). Essa publicação é a/o:
Alternativas
Q3065114 Educação Física
O planejamento em saúde envolve a identificação de necessidades e a organização dos serviços de forma a garantir a acessibilidade, qualidade e eficiência no atendimento. A Política Nacional de Humanização (PNH) e a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) são marcos fundamentais no Sistema Único de Saúde (SUS), direcionando ações para a humanização e a estruturação do cuidado à saúde no Brasil. Analise as afirmativas a seguir sobre a PNH e a PNAB (Portaria 2.436/2017).

I. A Política Nacional de Humanização (PNH) tem como um de seus princípios a inclusão dos trabalhadores e usuários na tomada de decisões sobre o planejamento das ações de saúde, promovendo a corresponsabilidade no cuidado.
II. A PNAB (Portaria 2.436/2017) estabelece que a Atenção Básica deve ser a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo acesso universal e equitativo aos serviços de saúde.
III. O diagnóstico situacional é uma etapa dispensável no planejamento em saúde, pois o foco deve ser na implementação rápida das ações, sem necessidade de análise detalhada das condições locais.
IV. A PNAB incentiva a criação de equipes multiprofissionais na Atenção Básica, visando à integralidade do cuidado e à ampliação do escopo de serviços ofertados à população.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3053132 Educação Física
O Programa Academia da Saúde (PAS), foi lançado em 2011, é uma estratégia do Ministério da Saúde que integra saúde, esporte e lazer. A implantação de espaços públicos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para população. A ideia do programa surgiu inspirada em algumas iniciativas que vinham sendo desenvolvidas em diversos Municípios como Recife/PE, Curitiba/PR, Vitória/ES, Aracaju/SE e Belo Horizonte/MG. Essas experiências locais tinham em comum a prática da atividade física e outras ações de promoção da saúde, a presença de profissionais orientadores, o uso e a potencialização de espaços públicos como espaços de inclusão, de participação, de lazer e de promoção da cultura da paz, além de serem custeadas e mantidas pelo Poder Público.

Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3048440 Educação Física
Segundo a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

Acerca da Educação Física, componente curricular obrigatório da educação básica, segundo a lei, é correto afirmar que sua prática é facultativa ao aluno:
Alternativas
Q3035894 Educação Física
Ghiraldelli (1987), aponta a redemocratização como responsável pela retomada das discussões educacionais e pedagógicas no Brasil. Nesse contexto, a Educação Física nos moldes tecnicistas do período passado, acaba entrando em desacordo com a nova realidade democrática (CASTELLANI, 1992). Com relação a crítica que se faz à Educação Física no final da década de 80, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3028822 Educação Física
De acordo com a Lei nº 9.394/96 − Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional em seu Art. 2º, a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O Art. 3º enumera os princípios nos quais o ensino será ministrado. Assinale, de acordo com o Art. 3º, a alternativa que apresenta corretamente dois desses princípios.
Alternativas
Q3016020 Educação Física
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, é um documento que define as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas mas unidades de educação. Assinale a alternativa que NÃO CONTEM uma das 10 competências gerais da BNCC:
Alternativas
Q3012922 Educação Física
Entende-se que a Educação Física, com os demais componentes curriculares escolares:
Alternativas
Q3008479 Educação Física
Tendo por base o Documento Curricular do Tocantins (DCT), para o desenvolvimento das competências específicas da Educação Física são descritas habilidades que incluem oito dimensões de conhecimento, a saber:
I. Experimentação: refere-se à dimensão do conhecimento diretamente ligada à vivência, ao fazer das práticas corporais, que devem ser experimentadas, de forma agradável, para gerar conhecimento e não causar rejeição. II. Uso e apropriação: está ligada ao conhecimento desenvolvido para que o estudante tenha condições de realizar, com autonomia, as práticas corporais, durante as aulas ou em outros momentos. III. Fruição: está vinculada aos conhecimentos, gerados a partir das experiências sensíveis, provocadas pela vivência e apreciação e execução com primazia das diferentes práticas corporais, realizadas pelo estudante ou por outras pessoas, originárias de diferentes épocas, lugares e grupos. IV. Reflexão sobre a ação: refere-se aos conhecimentos gerados durante e além da vivência da prática corporal: resolução de desafios intrínsecos às práticas realizadas; aprendizado de novas modalidades; e a não adequação das práticas para a inclusão, atendendo aos interesses individuais e coletivos. V. Construção de valores: os valores e normas são aprendidos durante a vivência e discussões a respeito das práticas corporais, procurando superar preconceitos e estereótipos vinculados a elas, voltando - se ao respeito às diferenças e ao combate a todo tipo de preconceito. VI. Análise: está ligada ao entendimento sobre as práticas corporais: características internas e o como fazer. Por exemplo: benefícios das práticas corporais para a saúde, classificação e sistemas táticos dos esportes, elementos das danças, dentre outros. VII. Compreensão: refere-se também ao conhecimento sobre as práticas corporais, mas não está ligada às suas características internas, mas sim à maneira como elas se manifestam em diferentes lugares ou meios socioculturais. VIII. Protagonismo comunitário: está voltada às atitudes e conhecimentos que possibilitam a autonomia dos familiares para a reflexão e tomadas de decisões que contribuam para que todos tenham seus direitos sociais de acesso às práticas corporais garantidos.
Logo, assinale a alternativa em que todas as dimensões estão INCORRETAS.
Alternativas
Q2958119 Educação Física

Instituições governamentais ou não governamentais, que pretendam promover algum programa de atividade física nas comunidades, devem priorizar algumas ações iniciais para o sucesso do empreendimento. Entre essas ações, cita-se a seguinte:

Alternativas
Q2943631 Educação Física

O American College of Sports Medicine (ACSM, 2010) pronunciou-se sobre a importância de pessoas jovens serem motivadas a adotar um compromisso vitalício com programas de atividades físicas habituais e, com isso, num futuro próximo, reduzir, de forma significativa, os custos com assistência à saúde e, paralelamente, contribuir para uma melhoria na qualidade de vida dos praticantes. Mesmo assim, ainda há um mito que perdura entre os leigos e alguns profissionais da área que tentam, por desconhecimento, afastarem as crianças e adolescentes de alguns tipos de atividades físicas, principalmente do treinamento de força.

Em relação aos efeitos do treinamento de força em crianças e adolescentes, analise as afirmativas abaixo e assinale a sequência correta.

I. Existe uma correlação entre os exercícios de força e os problemas de desenvolvimento ósseo em crianças.

II. É necessário um profundo conhecimento do profissional de Educação Física sobre duração, intensidade, frequência e recuperação no treinamento de força para que, futuramente, essas crianças e adolescentes não venham sofrer graves danos em seu sistema musculoesquelético.

III. Embora muito se especule quanto ao fato de o crescimento ósseo ser potencializado pela prática dos exercícios resistidos, não foram encontrados na literatura científica específica estudos bem desenvolvidos que sustentem esse paradigma.

IV. O treinamento de força potencializa o crescimento ósseo, limitando, assim, o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.

V. Em se tratando dos efeitos adversos gerados pelo treinamento de força durante a infância e adolescência, é notório que o tipo de esporte praticado influencia diretamente o crescimento ósseo e o amadurecimento biológico.

Alternativas