Questões de Biologia - Origem e evolução da vida para Concurso

Foram encontradas 946 questões

Q3013058 Biologia
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do método científico.
Alternativas
Q3013053 Biologia
Qual fator evolutivo é considerado um mecanismo microevolutivo, pelo qual a frequência dos alelos de um gene em uma população sofre alterações de modo aleatório, e não necessariamente adaptativo, e que é mais comum em populações pequenas?
Alternativas
Q3013052 Biologia
Um dos grandes desafios da Teoria Evolutiva de Darwin era o fato de que inicialmente não havia uma explicação sobre a hereditariedade, uma vez que os trabalhos de Mendel sobre os “fatores hereditários” ainda não eram amplamente conhecidos. Erroneamente, a hereditariedade era entendida, no senso comum, como um processo de mistura, e assim as novidades evolutivas tenderiam a se diluir e desaparecer ao longo das gerações. Hoje sabe-se que os “fatores hereditários”, isto é, os genes, podem ser discretos e não miscíveis, e que uma variedade genética nova pode permanecer inalterada de uma geração para outra. Esse princípio é conhecido como:
Alternativas
Q3013051 Biologia
Analise as assertivas a seguir a respeito do tema “origem da vida”:

I. As moléculas essenciais aos sistemas vivos surgiram em uma condição de atmosfera do tipo redutora. II. O primeiro mecanismo de produção de energia a surgir foi a fotossíntese, que, por sua vez, adicionou o oxigênio na atmosfera terrestre. III. A capacidade de dividir moléculas de água surgiu primeiramente em bactérias sulfurosas, que evoluíram para cianobactérias.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3008327 Biologia
A teoria da evolução das espécies, inicialmente proposta por Charles Darwin no século XIX, revolucionou a compreensão científica sobre a diversidade da vida na Terra. Desde então, vários conceitos e evidências têm sido adicionados ao corpo de conhecimento sobre a evolução. Com relação à evolução das espécies, analise as afirmativas a seguir:
I. A seleção natural é um processo pelo qual indivíduos com características favoráveis a um ambiente específico têm maior probabilidade de sobreviver e reproduzir, passando essas características adiante para a próxima geração. II. A comparação das estruturas anatômicas de diferentes espécies revela analogias, que embora desempenhem funções diferentes, têm uma mesma estrutura básica. III. Mutações são alterações no DNA que podem introduzir novas variações genéticas em uma população. A recombinação genética, que ocorre durante a reprodução sexual, combina o DNA dos pais de maneiras novas, aumentando a variabilidade genética. IV. A evolução divergente ocorre quando espécies não relacionadas desenvolvem características semelhantes devido a pressões ambientais similares.
Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: C
5: D