O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TRF-3 e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

Vestibular 2020: UFRGS deixa o Enem

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou na sexta-feira, 9 de agosto de 2019, que não usará mais a nota obtida nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso na instituição. A saída, segundo a universidade, se deve à antecipação da divulgação do resultado final.

O anúncio foi feito na publicação do edital de abertura das inscrições para o Vestibular 2020. A universidade ressalta que o ingresso pelo SiSU segue inalterado.

"Vale ressaltar que a destinação de 30% das vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) segue inalterado, inclusive com a previsão da inclusão de vagas dos cursos de Artes Visuais e Teatro", informa.

As provas serão realizadas em Porto Alegre (RS) em quatro dias: 23, 24 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2019.

Inscrições

As inscrições para o vestibular UFRGS abrem no dia 19 de agosto de 2019 e terminam no dia 16 de setembro. Para se inscrever no processo seletivo, os interessados devem entrar no site da universidade e preencher um formulário. O valor da inscrição é de R$ 145,00.

Vagas

Nesta edição, a UFRGS oferece 3.980 vagas em 90 cursos de graduação. As oportunidades serão divididas: 50% para ampla concorrência e 50% por cotas. Neste último caso, o candidato deve se enquadrar em uma das seis modalidades:

  • ter renda bruta familiar mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;
  • ter renda bruta familiar mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, autodeclarado preto, pardo ou indígena;
  • ter renda bruta familiar mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, que seja pessoa com deficiência;
  • candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;
  • candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena;
  • candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, que seja pessoa com deficiência.

Provas

As provas serão aplicadas em dois fins de semana consecutivos em locais que serão divulgados no dia 16 de outubro de 2019. A distribuição das disciplinas será feita da seguinte forma:

DATA PROVAS
23/11/2019 Física, Literatura em Português e Língua Estrangeira Moderna
24/11/2019 Língua Portuguesa e Redação
30/11/2019 Biologia, Química e Geografia
1º/12/2019 História e Matemática

Provas específicas

No caso do curso de Música, os candidatos deverão, além da avaliação comum a todos, realizar uma prova de habilidade específica, que acontecerá entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro. A avaliação será feita em duas etapas:

  • Teste de Percepção Musical;
  • Prova Prática de Instrumento.

Diferentemente das edições anteriores, os candidatos aos cursos de Artes Visuais e de Teatro não passarão por testes específicos.

Veja o edital completo.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.