O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

CONHEÇA NOSSOS PLANOS

Vestibular ITA 2021: inscrições estão abertas

As inscrições do vestibular ITA 2020 já estão abertas. O concurso é destinado a candidatos com nível médio de escolaridade e visa preencher vagas nos Quadros de Oficiais Engenheiros da Ativa e da Reserva da Aeronáutica.

Aqueles aprovados no concurso ITA estarão habilitados a se matricular no curso de graduação em especialidades de engenharia de interesse da Força Aérea Brasileira. O curso será realizado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).


Principais informações sobre o vestibular ITA:

  • Vagas: 150
  • Escolaridade: nível médio
  • Inscrições: 1º de agosto a 15 de setembro de 2020
  • Taxa de inscrição: R$ 140,00
  • Prova 1ª fase: 22 de novembro de 2020
  • Prova 2ª fase: 8 e 9 de novembro de 2020
  • Edital

Inscrições

Os interessados em participar do vestibular ITA devem se inscrever entre os dias 1º de agosto e 15 de setembro no site do instituto. A taxa de inscrição é de R$ 140,00.

Para se inscrever, o candidato deverá preencher alguns requisitos, como ser brasileiro nato, não completar 25 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula e ter concluído ou estar concluindo o ensino médio no ano de 2020.

Comece a estudar: resolva questões das provas anteriores do ITA

Vagas

O vestibular oferece 150 vagas para o ano letivo de 2021, sendo 31 vagas para candidatos optantes à carreira militar, com interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira (FAB). O restante, 119 vagas, será destinado aos não-optantes à carreira militar.

O aluno do ITA vai receber uma bolsa de estudos durante a graduação, que compreende ensino e alimentação. A residência no Campus do DCTA é facultativa.

Processo seletivo

O vestibular será constituído de três fases. A primeira etapa está prevista para o dia 22 de novembro de 2020 e será composta de uma prova objetiva com 70 questões de múltipla escolha de Matemática (15), Física (15), Química (15), Português (15) e Inglês (10).

Confira o conteúdo programático das provas do vestibular ITA.

Já a segunda fase será, à princípio, nos dias 8 e 9 de dezembro de 2020 e consistirá em uma prova discursiva com 10 questões dissertativas de Matemática, 10 de Física, 10 questões de Química e uma redação de 20 a 28 linhas.

A terceira e última fase será uma inspeção de saúde. A data de apresentação dos candidatos classificados nas provas objetiva e discursiva, está prevista para 10 de janeiro de 2021, às 8h, no Auditório Lacaz Netto, no ITA.

Curso de graduação

O Curso de graduação em Engenharia no ITA tem duração de 5 anos, dos quais os 2 primeiros anos constituem o curso fundamental, com conteúdos básicos de engenharia, e os 3 últimos anos correspondem aos cursos profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia.

As especialidades de Engenharia oferecidas pelo ITA são:

  • Aeroespacial
  • Aeronáutica
  • Civil-Aeronáutica
  • de Computação
  • Eletrônica
  • Mecânica-Aeronáutica.

Durante a realização do Curso, o aluno que ocupar vagas de optantes ao QOEng da Ativa e desistir da carreira militar será, no ato da desistência, desligado do ITA e, consequentemente, da Aeronáutica, sendo obrigado, inclusive, a indenizar o Comando da Aeronáutica (COMAER) pelas despesas realizadas consigo durante o curso.

O concurso de admissão terá validade apenas para a matrícula no ITA no início do primeiro período letivo do ano de 2021.


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.