O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Criação da Polícia Penal é aprovada na Câmara dos Deputados

Em votação de segundo turno, a PEC 372/2017 foi aprovada na Câmara dos Deputados. A proposta altera os artigos 21, 32 e 144 da Constituição Federal e prevê a criação da Polícia Penal.

De acordo com Cássio Cunha Lima, ex-senador pela Paraíba e autor do texto, o objetivo é dar, aos agentes penitenciários, direitos iguais aos que têm direito policiais civis e militares.

De acordo com a proposta, o preenchimento do quadro de servidores das polícias penais  será  feito, exclusivamente, por meio de concurso público ou da transformação dos cargos isolados ou dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários ou equivalentes. Confira a PEC na íntegra.

Foram 385 votos favoráveis e apenas 16 contra, a votação passou sem grandes sustos pelo segundo turno. Parlamentares de todas as orientações políticas votaram a favor do texto. Agora, a PEC é promulgada pelo Congresso e vira uma emenda à Constituição.

Pacotes Cursos para Agepen

Opiniões divergentes

De acordo com o deputado Eduardo Bolsonaro, a medida impedirá que atuais agentes penitenciários sejam prejudicados com possíveis privatizações de presídios.

Dos 16 votos contrários, chama a atenção que alguns deputados de posições totalmente distintas votaram igual. Representante do Novo, Tiago Mitraud questionou a criação do novo órgão.

“A gente já viu esse filme antes, as carreiras surgem querendo uma  mudança na nomenclatura, um benefício que não é financeiro e depois isso  gera uma equiparação salarial com determinada  carreira. Mais  benefícios para aqueles agentes ou para aquela corporação específica”

Da mesma forma, fez Glauber Braga, do PSOL. Para ele, a função da nova polícia ainda não está bem definida.

“Qual vai ser o papel da polícia penal? Vai ser o papel de  repressão, de investigação? Vai ser o papel de custódia? Todos esses  elementos têm que estar inseridos nessa discussão”

A categoria de Agentes Penitenciários, no entanto, ficou bastante satisfeita com o resultado obtido e comemorou na plateia da Câmara após a divulgação do resultado.

Concursos Agepen

Alguns concursos de agentes penitenciários estão movimentando o país nos últimos tempos. Também há previsão de certame para Agepen DF e Agepen MG. Recentemente, houve publicação dos editais da Agepen GO e DEAP SC para milhares de vagas.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.