
O Tribunal de Contas da União tornou público os locais de prova da primeira etapa do concurso público da instituição (concurso TCU), que será realizada no próximo domingo, 13 de março, das 13h às 18h. Mais de 19 mil candidatos são aguardados para a seleção que visa preencher 20 vagas e formar cadastro de reserva para Auditor Federal de Controle Externo.
O local de realização da prova objetiva pode ser consultado na página do concurso, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do certame.
Em comunicado publicado nesta quinta-feira, 10 de março, o TCU e a FGV reforçaram que o uso de máscara será obrigatório durante todo o período de permanência no local de prova, independentemente das flexibilizações de medidas sanitárias contra a Covid-19.
“O candidato deverá, durante todo o período de permanência no local, usar a máscara de proteção individual cobrindo nariz e boca simultaneamente. A recusa em utilizar a máscara corretamente implicará a eliminação da prova e a retirada do candidato do local de prova”, diz o comunicado.
O que cai na prova do TCU
A prova objetiva será composta de 100 questões de múltipla escolha, sendo 50 de Conhecimentos Gerais e 50 de Conhecimentos Específicos. As questões serão distribuídas da seguinte forma:
Conhecimentos Gerais - Bloco I (30 questões)
- Português
- Inglês
- Matemática Financeira
- Controle Externo
- Administração Pública
Conhecimentos Gerais - Bloco II (20 questões)
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Sistema Normativo Anticorrupção
Conhecimentos Específicos - bloco I (25 questões)
- Estatística
- Análise de Dados
Conhecimentos Específicos - bloco I (25 questões)
- Auditoria Governamental
- Contabilidade do Setor Público
- Análise das Demonstrações Contábeis
- Administração Financeira e Orçamentária
- Economia do Setor Público
A prova objetiva será de caráter eliminatório e classificatório e está prevista para o dia 22 de maio. Os candidatos habilitados nesta etapa serão convocados para a segunda fase, que consistirá em uma prova discursiva.
Também de caráter eliminatório e classificatório, a prova escrita discursiva será constituída de 4 questões a serem respondidas em até 20 linhas, sendo 2 de Conhecimentos Gerais e 2 de Conhecimentos Específicos, além de uma redação de peça de natureza técnica a ser elaborada em até 50 linhas.
Programa de formação
Os candidatos aprovados nas provas objetiva e discursiva serão convocados para o programa de formação, que será realizado em Brasília, no Distrito Federal, e terá duração de 120 horas.
Durante o programa, o candidato fará jus a um auxílio financeiro. As despesas decorrentes da participação em todas as etapas e procedimentos do concurso serão por conta do candidato, o qual não terá direito a alojamento, alimentação, transporte ou ressarcimento de despesas.
Estude com o Qconcursos
- Mais de 1,6 mil questões de concursos para Auditor de Controle Externo
- Mais de 54 mil questões da FGV
- Mais de 3,4 mil questões de concursos do TCU
- Resolva provas de concursos anteriores do TCU
- Guia de estudo para o cargo de Auditor do TCU
Resumo:
- Vagas: 20 + CR
- Cargos: Auditor de Controle Externo
- Escolaridade: nível superior em qualquer área
- Remuneração: R$ 21.947,82
- Banca: FGV
- Inscrições: encerradas
- Taxa de inscrição: R$ 180,00
- Prova objetiva: 13 de março de 2022
- Prova discursiva: 22 de maio de 2022
- Edital