Concurso Segurança SP: secretário prevê novos editais ainda este ano

O Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, prevê novos editais de concursos Segurança SP em 2023 e destaca caráter emergencial para recompor efetivo.

O objetivo é que os novos concursos para a segurança pública de São Paulo contemplem as polícias militar, civil e técnico-científica.

Em entrevista à TV Globo de Sorocaba-SP, o chefe da pasta destacou o déficit de pessoal e reforçou a necessidade de novos concursos em caráter emergencial.

"(...) provavelmente ainda esse ano nós teremos mais concursos, acontecendo simultaneamente, para que a gente possa entregar porque, entre lançar o edital, fazer o concurso, nomear e tomar posse, é um lapso temporal de uns dois anos. A gente quer, em caráter emergencial, lançar novos concursos para, em um prazo de dois anos, recompor o efetivo de todas as polícias", disse Derrite.

O secretário ainda falou que em decorrência do déficit, delegados estão assumindo a titularidade de outros distritos, o que prejudica as investigações e o atendimento de ocorrências. Esse é mais um dos fatores que salienta que essa demanda é um "pacote emergencial".

Déficit da segurança de São Paulo é crítico

Em entrevista à rádio Cruzeiro, de Sorocaba, o secretário Guilherme Derrite já havia destacado o quão crítico era a situação do déficit da Segurança de São Paulo. De acordo com o chefe da pasta, a defasagem das polícias é de quase:

  • 15% de defasagem na Polícia Militar;
  • 25% na Polícia Técnico-Científica;  e
  • 33% na Polícia Civil.

Segundo ele, para dar suporte emergencial e recompor efetivos, já foi dado andamento no processo de nomeação de novos aprovados.

"Nós herdamos o pior déficit de efetivo da história de São Paulo", enfatiza o secretário.

Estão previstas a nomeação de: 2.939 novos policiais civis, 250 delegados, 1.600 investigadores/escrivães e 189 médicos legistas.

PC SP tem aval para contratar novos policiais

Em 2022, o ex-governador Rodrigo Garcia autorizou a contratação de 3.500 policiais civis, nas seguintes carreiras:

  • Delegado: 552 vagas;
  • Médico Legista: 116 vagas;
  • Perito Criminal: 249 vagas;
  • Investigador de Polícia: 1.250 vagas;
  • Escrivão de Polícia: 1.333 vagas.

Os cargos exigem nível superior e salários de até R$12 mil.

A ideia é que as contratações sejam destinadas para concursos em andamento (para os cargos de delegado, investigador e escrivão) e para novas seleções.

Estude com o Qconcursos


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.