O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Semana do cliente: assine o Plano Anual Premium com 20% de desconto! Quero aproveitar!

Concurso MPCE: Cebraspe será a banca

O concurso público do Ministério Público do Ceará (MPCE) já tem banca definida. O Cebraspe, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos, vai organizar o processo seletivo, que terá 44 vagas para Promotor de Justiça, além de cadastro de reserva. O salário é de R$ 30.404,42.

O contrato foi assinado na terça-feira, 3 de setembro de 2019, em uma reunião entre o procurador-geral de Justiça e presidente da Comissão de Concurso do MPCE, Plácido Barroso Rios, e o coordenador de negócios do Cebraspe, professor José Otávio Nogueira Guimarães.

QUESTÕES Comece a estudar com provas anteriores

De acordo com o coordenador do Cebraspe, a previsão é de que os trabalhos sejam finalizados dentro do menor tempo possível. O concurso contará com 6 fases:

  • Prova objetiva;
  • Provas discursivas;
  • Exames de sanidade física e mental;
  • Sindicância da vida pregressa e investigação social);
  • Prova oral;
  • Prova de tribuna;
  • Avaliação de títulos

Segundo Plácido Rios, existem, atualmente, 83 cargos vagos na instituição, nas entrâncias inicial, intermediária e final.

“Isto representa um prejuízo aos trabalhos do MP, pois muitos colegas respondem pelo trabalho de vários municípios ocasionando um desequilíbrio no atendimento às demandas sociais afetas ao MP, o que será corrigido com o concurso em pauta”, disse.

Regulamento do concurso

Em junho, o Órgão Especial do Colégio de Procuradores aprovou o regulamento com normas para a realização da seleção para promotores de Justiça do MPCE.

O último concurso público do MPCE aconteceu em 2011.

Processo seletivo

Para participar do concurso, o candidato deve ser brasileiro, bacharel em Direito e ter experiência de, no mínimo, 3 anos na atividade jurídica.

A prova objetiva será composta de 100 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada. Já a prova discursiva será dividida em duas de conteúdos diferentes, contendo 1 peça processual de natureza civil e outra de natureza penal.

Ainda não foram definidas as datas das avaliações, mas os interessados na seleção podem ter acesso ao conteúdo programático no regulamento.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.