Concurso INSS: solicitado ajuste no quantitativo de vagas

O Instituto Nacional do Seguro Social protocolou nesta quinta-feira, 26 de maio, junto ao Ministério da Economia, um ofício que solicita o ajuste de vagas do concurso INSS. Segundo o documento, o pedido é para 1.000 vagas de Técnico do Seguro Social.

Em nota técnica, a diretoria de Gestão de Pessoas do INSS expõe a necessidade urgente de recomposição do quadro de pessoal do órgão.

“Propõe-se alteração do pedido feito na NOTA TÉCNICA Nº 4/2021/DIRAT-INSS, direcionado o pedido apenas para o cargo de Técnico do Seguro Social retificando o quantitativo pleiteado em 2021 para 1.000 (mil) vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, dando início a um procedimento de recomposição continuada, até alcançar gradativamente o quadro ideal de servidores”, retrata o documento disponibilizado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

A retificação do quantitativo de vagas visa a viabilização do aval para o concurso público ainda este ano, levando em conta as dificuldades orçamentárias nos últimos anos e a contenção de despesas públicas.

O pedido realizado em abril de 2021 era destinado a 7.830 vagas, sendo 6.004 oportunidades para Técnico do Seguro Social e 1.571 para Analista do Seguro Social.

De acordo com o ofício, as oportunidades para o cargo de Técnico do Seguro Social serão para atuação na análise de benefícios e reconhecimento de direito do Regime Geral de Previdência Social, diante do grande número de processos represados.

As vagas para Analista constarão para análise no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023.


Principais informações do concurso INSS

  • Situação: reajuste no quantitativo de vagas
  • Vagas: 1.000
  • Cargos: Técnico do Seguro Social
  • Escolaridade: nível médio
  • Edital previsto

📅 Concursos abertos: veja a lista completa e atualizada


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.