O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Concurso da Ancine 2017: antecipação nos estudos é a fórmula para a aprovação!

concurso da Ancine 2017Será que vai acontecer o concurso da Ancine 2017? A Agência Nacional de Cinema  pediu autorização, em 2016, para preenchimento de seis vagas para cargo de técnico em regulação ao MPOG – processo nº 01580.030825/2016-11.

Veja as últimas provas da Ancine

Mesmo diante de todo o cenário de crise, o professor de direito tributário/Ancine e servidor da agência Vinícius Portela acredita que a prova possa ser realizada em 2017, ou seja, pode acontecer o tão esperado concurso da Ancine 2017.

Portela conta que o último concurso de nível médio foi pedido em 2011, num ambiente de grave crise fiscal como o atual.

Todos diziam que não teria. Daí em março de 2012, a autorização foi concedida e o concurso ocorreu em 2012.

Muito provável que o mesmo ocorra agora em 2017. Diria que há 99% de chances de haver concurso para técnico em regulação da Ancine em 2017”.

Como administrar o tempo de estudos

Sobre a Ancine

 Criada em 2001 pela Medida Provisória 2228-1, a ANCINE – Agência Nacional de Cinema é uma agência reguladora que tem como atribuições o fomento, a regulação e a fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil.

É uma autarquia especial, vinculada desde 2003 ao Ministério da Cultura, com sede e foro no Distrito Federal e Escritório Central no Rio de Janeiro.

A missão da ANCINE é desenvolver e regular o setor audiovisual em benefício da sociedade brasileira. Encerrado o ciclo de sua implementação e consolidação, a ANCINE enfrenta agora o desafio de aprimorar seus instrumentos regulatórios.

Dessa forma, ela atua em todos os elos da cadeia produtiva do setor, incentiva o investimento privado, para que mais produtos audiovisuais nacionais e independentes sejam vistos por um número cada vez maior de brasileiros.

Ouça uma entrevista sobre como se preparar para o próximo concurso da Ancine

Característica do cargo

O cargo de técnico em regulação é um cargo de nível médio, de suporte à atividade regulatória. Possui salário inicial de R$ 6.669,52 mais auxilio alimentação de R$ 458, além de outros benefícios conforme lei 8.112/90 (auxilio creche) e da Ancine.

Quanto à atividade desempenhada, o técnico em regulação faz todo o acompanhamento da regulação econômica, tal como especialista em regulação. “A única diferença prática é que o cargo que não possui capacidade decisória para lavrar autos de infração aos regulados ou assinar análises de maior responsabilidade”.

Vinicius explica que é um cargo semelhante ao de analista tributário da Receita federal, que já foi de nível médio e hoje é de nível superior”.

Como estudar para concursos para Agências Reguladoras

Vantagens da carreira

Além do salário, da estabilidade e de se trabalhar na Ancine (com fomento ou regulação), Vinícius Portela explica que existe a possibilidade de treinamento e aprendizado em cursos de capacitação de alto nível, no âmbito da área regulada.

Vinícius informa que , atualmente, a Ancine tem convênio com instituto de economia da UFRJ, onde servidores de técnico em regulação fazem módulos independentes e estudam a fundo as matérias relacionadas ao audiovisual, tanto a parte de produção como marco regulatório”, salienta.

Para o especialista, isso mantém o servidor motivado e em aprendizagem constante, mantendo o dinamismo para aqueles que não querem só efetuar atividades de rotina.

Além disso, explica Portella, há a possibilidade de, posteriormente, fazer concursos para os cargos de nível superior da Ancine. “A experiência acumulada no concurso e na carreira de técnico em regulação pode levar a esse salto na carreira.

Segundo Portela, no último concurso, pelo menos quatro técnicos em regulação aprovados no concurso de 2012 foram aprovados no concurso de especialista em regulação de 2013.

O professor acredita ser possível ser aprovado, caso ocorra o concurso da Ancine 2017, desde que o aluno se dedique e comece agora os estudos. “Todos somos capazes e é possível mudar de carreira, dando um salto de qualidade em termos salariais, na via do concurso público”, estimula.

Vai começar a estudar agora/ Siga o caminho do concurseiro iniciante

Conteúdo

 No último concurso, a prova de Técnico de Regulação cobrou as disciplinas de língua portuguesa, noções de informática, ética no serviço público, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, raciocínio lógico, noções de administração pública, legislação específica do cinema e audiovisual e fundamentos básicos do cinema e audiovisual.

Treine por questões online dos concurso da Ancine

Dicas para o concurso da Ancine 2017

Segundo Portella, para ingressar na carreira, é necessário muita preparação. “As médias do concurso da Ancine costumam ser mais elevadas que nos outros concursos.

Logo é preciso muito estudo para que o candidato esteja preparado para as provas objetivas do concurso da Ancine 2017”.

O especialista orienta aos interessados a iniciar imediatamente os estudos. “O concurso da Ancine costuma ser um dos mais difíceis de nível médio.

Há alguns fatores que justificam isso como alunos da área de comunicação prestando concurso, salário e a vontade de trabalhar numa área regulatória que tanto encanta as pessoas”.

Vinicius ainda alerta que, para aprovação no concurso da Ancine 2017, é fundamental muito planejamento e estudo, o que para ser bem feito é necessário de tempo. “É importante o uso de um bom material de estudo para disciplina específica.

Para ele, a disciplina especifica de técnico é aquela que pode decidir a aprovação. Quanto às outras matérias como português, informática, raciocínio lógico, direito constitucional e administrativo, há muito material e muitos professores.

Logo, a escolha de um bom material é fundamental para compreensão da matéria com vistas à aprovação”

Dica final para o concurso da Ancine 2017

Portella dá a dica final: “Aos alunos que querem passar, a hora é agora! Estudem com muita dedicação, usando os melhores materiais e cursos disponíveis, de forma a conseguir essa almejada vaga. Quem fizer isso a partir e agora, conseguirá”!

Ouça um bate- Papo especial com o professor Vinicius Portela e saiba como se preparar bem para esse concurso da Ancine

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.