Auditor-Fiscal da Receita Federal: conheça a trajetória de Eduardo Newman

As carreiras fiscais são algumas das mais desejadas pelos concurseiros. Remunerações atrativas e a estabilidade dos sonhos são o principal foco de quem está em busca de um cargo nesta área. Exemplo disso é Eduardo Newman, Auditor-Fiscal da Receita Federal e presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), que contou a sua história para inspirar outras pessoas que visam o mesmo objetivo.

Parte integrante do corpo de professores do Qconcursos, Eduardo Newman, tem um percurso longo nas carreiras fiscais. Ele iniciou sua jornada durante o segundo ano da faculdade, junto a sua irmã, a qual o ajudou bastante durante todo o processo.

Primeiros servidores da família, ele e sua irmã começaram no mundo dos concursos muito novos. O desejo pela carreira fiscal surgiu a partir da vivência das dificuldades em casa promovidas pela iniciativa privada.

Segurança, estabilidade, uma vida vida mais tranquila foram as engrenagens da sua preparação.

“Na época, eu era bem novo, tinha 20 anos e o que me motivou foi ver as dificuldades que meu pai passava na iniciativa privada. Eu vi meu pai perder o emprego sem ter culpa, mesmo trabalhando direito. Eu lembro que na época, eu estava fazendo faculdade e pensei: eu não quero isso pra minha vida. Eu quero ter uma vida mais tranquila, mais segura”, disse Eduardo Newman.

Eduardo Newman contou que quando iniciou os estudos para concurso estava cursando o curso de Administração. Então, ele não tinha base para os concursos fiscais. Apesar disso, quando o edital da Receita Federal saiu, quis abraçar aquela oportunidade mesmo com pouco tempo para estudar e adotou um método para ter êxito.

“Eu fui começar a minha preparação do zero, eu não sabia nada. Eu fazia faculdade de administração de empresas, ou seja, não sabia nada de direito, nada de informática, tinha tido só um pouco de contabilidade. E na época, eu pensei, eu preciso de uma preparação adequada já que era um tiro curtíssimo, depois do edital, e eu saindo praticamente do zero”, disse Newman.

Com a vida bem corrida, conciliando faculdade, estágio e estudos para concursos, comprou apostilas e cursos preparatórios para reta final, e com a orientação de dois professores conseguiu a aprovação.

“Não estava super bem preparado, pois estudei pouco tempo, mas, desde o início, eu estava orientado por dois professores que me disseram o seguinte: você não pode acertar menos da metade da prova em nenhuma das matérias. No meu concurso havia critério mínimo por matéria, então eu não podia ser ruim em nenhuma matéria. Me preparei para fazer os mínimos e ser competitivo. Acertei 73% das questões e minha irmã também passou", contou Eduardo Newman.

Para Eduardo Newman, estudar acompanhado foi primordial para a sua aprovação e maximizou o seu resultado.

“Hoje minha irmã é auditora fiscal da receita, e o fato de estudar junto foi algo que me fez muito bem. Se você tiver alguém para estudar junto com você, isso pode maximizar o seu resultado”, disse Eduardo Newman.

Em apenas 3 meses, obteve resultado positivo e foi aprovado no seu primeiro concurso como Técnico do Tesouro Nacional da Receita Federal.

Após a primeira aprovação, não se conformou e continuou querendo melhorar, ainda mais, de vida. Desta vez, com mais tempo e com o objetivo de ser Auditor Fiscal da Receita Federal.

“Eu estava no segundo ano da faculdade e pensei, eu quero mais, quero ser auditor. Eu fiz uma preparação para auditor fiscal mais longa e mais estruturada, pois tinha mais tempo pra me preparar. Eu tinha 2 anos e meio. Na época, eu estudei com apostilas e fiz alguns cursos preparatórios, mas mais focados para o concurso que eu queria”, disse Eduardo Newman.

Eduardo Newman contou que, para ser aprovado nos demais concursos da área fiscal, utilizou uma estratégia de estudos.

Escolheu ser competitivo em mais de um concurso e estudar as matérias comuns a todos os certames, como: Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário e Contabilidade.

Aprovado em mais dois concursos, para Analista do Banco Central e Agente Fiscal de Renda em São Paulo, não conseguiu avançar no ICMS São Paulo, pois era necessário já ter concluído o curso superior para a etapa do curso de formação.

Apesar das aprovações, seu foco ainda era ser auditor fiscal da Receita Federal. Porém, enquanto o edital não saía, continuou tentando outros concursos da área fiscal.

Até que passou para os concursos de fiscal do município de São Paulo e auditor fiscal da previdência social de SP. Esta última aprovação foi um divisor de águas na vida de Eduardo Newman, que assumiu cargo de auditor fiscal da previdência social de SP.

“Em 2007 foi aprovado um projeto de lei fundindo a receita federal com a receita previdenciária, foi quando assumi o cargo de auditor da receita federal do Brasil", contou o professor do Qconcursos.

Para Newman, o que fez ele ser aprovado em todos esses concursos é entender que: “A maior característica de quem passa em concurso, não é a genialidade. É o esforço, a determinação, isso que faz a diferença”.

Como manter a concentração nos estudos

De acordo com o Auditor-Fiscal da Receita Federal, Eduardo Newman, para manter o foco nos estudos é preciso ter organização. Então, para conseguir se concentrar e ser aprovado, ele adotou um método para alcançar o conhecimento necessário para a prova e estipulou metas alcançáveis.

“Eu preciso ter um método para chegar no nível de conhecimento que eu queria para fazer a prova. Então eu fiz um planner de estudos e coloquei as matérias que eu ia estudar todo dia e as metas em relação a cada matéria”, contou Newman.

Para ele, o segredo para manter o foco e a concentração adequada era criar metas de estudo.

“Não adianta você colocar metas irreais, isso só vai te frustrar. De outro modo, não adianta colocar metas muito frouxas, isso não vai te fazer chegar a lugar nenhum. Ou estudar sem meta. Isso para o concurso é o caminho da derrota, de você não ter sucesso", orientou Newman.

Inspire-se na carreira de sucesso do Eduardo Newman e comece a estudar!


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.