Aposentadorias no serviço público em 2019 já superam números de 2018

Em apenas seis meses de 2019, o número de funcionários públicos aposentados no Poder Executivo Federal  já superou os dados de 2018. A reforma da Previdência é um motivador para que os servidores busquem o benefício, mas não o único.

Entre janeiro e junho, 20.652 trabalhadores públicos se aposentaram. No ano passado, os 12 meses somaram 18.835 aposentados. A idade média para a aposentadoria foi de 61 anos, sendo que 98,2% recebem o salário no valor integral.

Na contramão do serviço público, a iniciativa privada mostra redução no número de aposentadorias. Nos cinco primeiros meses do ano, foram 876.836 pedidos. No mesmo período de 2018 foram R$ 1,4 milhão de requisições. A queda é de 37%.

A região Sudeste é a que mais concentra os recém-aposentados, com mais de 35% do total. Mais de 68% são trabalhadores com apenas nível médio.

Os dados estão disponíveis no Painel Estatístico de Pessoal. O Ministério da Economia lidera os dados de aposentados: 6.705 aposentadorias concedidas.

Outros fatores

De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF (Sindsep-DF), Oton Pereira Neves, não é só a reforma da Previdência que influencia a corrida pela aposentadoria.

Neves afirma que, no primeiro mês do ano, a última parcela da gratificação por desempenho, acordada em 2015, no governo Dilma, foi paga. "Não havia mais vantagem nenhuma para seguir no serviço público", disse ao Portal Uol.

O secretário mostra-se preocupado com os próximos anos do serviço público brasileiro. "A máquina pública federal vai ter um prejuízo enorme, está perdendo a memória e seu patrimônio em termos de recursos humanos. A sociedade vai sentir essa falta, porque é uma irresponsabilidade", opina.

Concursos fora do Executivo Federal

Apesar da escassez de oportunidades no Poder Executivo Federal, vários editais estão na praça em outras esferas e poderes. Além disso, mais vagas devem sair até o fim de 2019.

Para citar apenas algumas oportunidades, na área de tribunais, TJ MA e TJ CE estão com editais na praça, enquanto o TJ RS já escolheu sua banca.

Na área policial, a PCDF surge como grande oportunidade até o fim do ano. PC RN e PC RJ também não devem demorar para lançar suas vagas.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.