Para a surpresa de todos, o edital do concurso Banco do Brasil foi publicado às vésperas do Natal de 2022. Quem não soube pelos portais de notícia, teve conhecimento por um parente ou amigo. Tendo o último concurso como recorde de inscrições na história, a instituição é uma excelente oportunidade, com salário e benefícios atrativos e planos de carreira promissores. Para você que quer uma carreira bancária, separamos o que estudar para o concurso do Banco do Brasil 2023.
O edital do Banco do Brasil foi publicado no dia 23 de dezembro de 2022. A seleção, organizada pela banca Cesgranrio, trouxe 6 mil vagas, sendo 4 mil imediatas e 2 mil cadastros de reserva. As oportunidades são para o cargo de Escriturário, de nível médio, das especialidades de Agente Comercial e Agente de Tecnologia.
Com abrangência nacional, o concurso oferece vagas nos 26 estados e no Distrito Federal, atraindo pessoas de todo o país.
Além dos pontos positivos já citados, o modelo de contratação somado aos salários e benefícios oferecidos são o que tornam o concurso Banco do Brasil o queridinho dos concursos.
Mas com uma oportunidade boa dessas, o que é preciso para ter uma das vagas? Para ingressar no Banco do Brasil, é preciso concorrer as etapas de: provas objetivas, prova de redação, aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos negros, procedimentos Admissionais e perícia Médica.
É na primeira etapa, de provas objetivas, que muitos candidatos perdem a vaga e não conseguem avançar para as próximas fases.
Com tantas disciplinas e tópicos, muitos se veem perdidos sem saber por onde começar ou até mesmo como prosseguir.
Para direcionar a sua preparação, os professores do Qconcursos compartilharam o que mais cai na prova do concurso do Banco do Brasil e as principais dicas para você que está estudando pós lançamento do edital.
Raio X do concurso Banco do Brasil
A prova do Banco do Brasil será aplicada no dia 23 de abril de 2023 e será composta de 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e 45 de Conhecimentos Específicos.
A parte de Conhecimentos Básicos, que é comum a todos os cargos, terá as disciplinas de Português (10); Inglês (5); Matemática (5); e Atualidades do Mercado Financeiro (5).
Já na parte de Conhecimentos Específicos, a disciplina de Conhecimentos Bancários é comum a ambos os cargos, tendo a seguinte divisão de disciplinas:
Conhecimentos Específicos Agente de Tecnologia
- Probabilidade e Estatística (5)
- Conhecimentos Bancários (5)
- Tecnologia da Informação (35)
Conhecimentos Específicos Agente Comercial
- Matemática Financeira (5)
- Conhecimentos Bancários (10)
- Conhecimentos de Informática (15)
- Vendas e Negociação (15)
De acordo com os dados do Raio X do Qconcursos, as disciplinas mais cobradas no concurso Banco do Brasil são:
- Conhecimentos Bancários
- Português
- Noções de Informática
- Atendimento ao Público
- Matemática
As disciplinas de maior destaque citadas anteriormente são as que concentram uma grande quantidade de questões da prova. Sendo assim, cabe maior atenção e foco na hora de planejar os seus estudos.
Entre os assuntos mais cobrados estão: Interpretação de Textos, Marketing de Serviço e Valor e Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira.
Com base nas disciplinas que irão cair na prova e nas mais cobradas nos últimos anos, os professores do Qconcursos compartilharam dicas sobre os tópicos mais importantes de cada disciplina e o que estudar pós publicação do edital.
Português
De acordo com a professora Thais Batista, a prova de Português da banca Cesgranrio é conhecida por "exigir em seus certames o conhecimento da gramática da Língua Portuguesa".
Portanto, orienta que sejam estudadas as regras dos assuntos a seguir:
- Colocação pronominal;
- Concordância verbal;
- Concordância nominal;
- Vocábulo SE;
- Vocábulo QUE;
- Crase;
- Valor semântico das conjunções;
- Ortografia oficial (acentuação gráfica e hífen);
- Orações subordinadas; e
- Pontuação.
A professora ainda complementa que o estudante "faça um estudo dirigido e, para fixar os conteúdos, faça muitas questões".
Inglês
De acordo com o professor Renato Baggio, o assunto mais importante na prova de Inglês é Interpretação de Texto.
“A Cesgranrio sempre inclui nas suas provas questões de interpretação. Interpretar um texto em provas de Língua Inglesa significa saber decodificar a mensagem que é trazida num outro idioma. A parte de interpretação não tem como objetivo fazer com que eu, candidato, deduza, suponha ou infira qualquer coisa; tampouco que ele tire suas próprias conclusões. Nesse sentido, a dica mais importante: se a informação está no texto, ela é verdadeira se não estiver, é falsa.”
Entre os tópicos relevantes para a prova, o professor destacou:
- Tempos verbais básicos;
- Gramática;
- Conjunções (linking words ou connectors);
- Dedução de Vocabulário;
- Falsos cognatos.
Matemática e Matemática Financeira
O professor Julio Cesar elencou os assuntos de Matemática e Matemática Financeira que mais costumam cair na banca Cesgranrio, sendo eles:
Matemática Financeira
- Price;
- Sac;
- Juros Compostos;
- Taxas equivalentes.
Matemática
- Funções polinomiais (Funções logarítmicas e exponenciais);
- Matriz e determinantes;
- Sequências (progressões aritméticas e geométricas).
Além dos tópicos mais cobrados pela banca, o acadêmico ainda aconselha que os iniciantes adotem um método de resolução de questões.
“A minha dica para o aluno que está começando é: resolva questões de qualquer banca, até as mais simples que a do concurso. À medida que for aprendendo, comece a pegar questões de bancas similares e da própria banca”, compartilhou.
Como destacou o professor, são três etapas de resolução de questões para o iniciante nos estudos:
- Questões de quaisquer bancas (bancas mais fáceis);
- Questões de bancas similares (como FCC, FGV e a Vunesp)
- Banca Cesgranrio.
O professor Julio Cesar ainda compartilhou uma dica para quem começou os estudos após o lançamento do edital do concurso Banco do Brasil.
“Após lançado o edital, a melhor forma de estudar é através da teoria resumida, associada a resolução de questões. A resolução de questões tem que ser de forma gradativa, dos assuntos mais simples para os assuntos mais complexos. É preciso pegar o edital e verticalizá-lo. O aluno só pode prosseguir para um outro assunto quando estiver acertando pelo menos 80 a 90% das questões”, completou.
Conhecimentos Bancários
Para o professor Ricardo Barrios, a parte de Conhecimentos Bancários da prova é muito bem distribuída de acordo com os tópicos presentes no edital, sendo uma de cada tópico, em média.
O acadêmico ainda aconselha os concurseiros que iniciaram os estudos após o lançamento do edital.
“No concurso do Banco do Brasil, bem como em outras carreiras bancárias, normalmente o aluno começa a estudar realmente após o edital. Sendo assim, a preparação fica nivelada, pois todos acabam tendo o mesmo ponto de partida”, explica.
Para ele, a melhor forma de estudar nesta fase é filtrar a teoria e focar nos conceitos gerais, e resolver questões.
“Eu recomendo filtrar bem a teoria, pois cada tópico do edital possui muitas ramificações, o que parece tornar a matéria extremamente extensa. Como o concurso do Banco do Brasil é de nível médio, busca avaliar se o candidato tem o conhecimento dos conceitos gerais que envolvem a matéria. Sendo assim, ter um material de qualidade, feito por uma equipe experiente, é um diferencial enorme nessa preparação. A teoria sempre deve ser acompanhada de questões, e quanto mais questões o aluno resolver, melhor”, completa Barrios.
Informática
O professor de Informática João Paulo compartilhou os assuntos mais importantes para a prova do concurso Banco do Brasil, sendo eles:
- Teclas de Atalho (Windows)
- Comandos (Linux)
- Estrutura de pastas e operação com arquivos e pasta;
- Copiar, colar, recortar (Windows/Linux);
- Malwares (Conceitos Básicos e características fundamentais);
- Segurança de Informação e certificação digital;
- Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
- Resolução de Cibersegurança;
- Word (formatação de texto e pesquisa, como usar os caracteres coringas na pesquisa);
- Planilhas (pontuação e funções básicas).
Vendas e Negociação
Como destacou o professor de Vendas e Negociação, Luiz Rezende, a disciplina é uma das que tem o maior número de questões, sendo 15 questões de 70, ou seja, 21% da prova.
Para o professor Rezende, os cinco pontos mais importantes desta disciplina são:
- Marketing digital, com atenção especial para copywriters e leads;
- Gatilhos mentais e tipos de gatilhos mentais;
- Marketing de serviço;
- Etapas da venda de Felipe Kotler (pré-venda, venda e pós-venda);
- Segmentação de mercado.
Com o edital aberto, o professor Rezende ainda aconselhou que os estudantes resolvessem as provas anteriores do Banco do Brasil, que também foram organizadas pela banca Cesgranrio.
“O ideal é estudar de forma remissiva, através das questões de provas anteriores. Lembrando que em 2021 tivemos três versões diferentes da prova do Banco do Brasil, sendo 45 questões muito recentes da banca organizadora, com os mesmos temas”, finalizou o acadêmico.
Conheça os benefícios do concurso Banco do Brasil
Além do grande quantitativo de vagas e da abrangência nacional, o Banco do Brasil adota o regime celetista, ou seja, contratação por CLT, que tem como umas das principais vantagens o aumento salarial e o direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Com salários a partir de R$ 3.622,23 iniciais, os aprovados no Banco do Brasil têm direito a benefícios como:
- participação nos lucros ou resultados;
- vale-transporte;
- auxílio-creche;
- ajuda alimentação/refeição;
- auxílio ao filho com deficiência;
- previdência complementar;
- acesso à plano de saúde,
- plano odontológico básico e à programas de educação e capacitação; e
- possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.
Agora que você sabe as disciplinas do concurso Banco do Brasil e as vantagens, comece a estudar com o Qconcursos: