O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Descontos de 3º lote só até 20/01. Não perca a novidade da parceria com o Direção Concursos. EU QUERO!

Concurso público: qual é a melhor estratégia de estudo para ser aprovado em 2020?

O ano de 2020 já está batendo na porta trazendo diversas apostas de concursos públicos. IBGE, INSS e Receita Federal são algumas das expectativas para o próximo ano. E com certames tão aguardados e concorridos, é necessário começar a estudar o quanto antes.

Mas qual será a melhor estratégia de estudo para ser aprovado em algum concurso de 2020?

Quando o assunto é a maneira de se estudar, surgem diversas técnicas de estudo, métodos que visam a otimizar a aprendizagem.

Apesar de a eficácia das estratégias variar de uma pessoa para outra, é essencial criar um roteiro que auxilia no aprendizado. O candidato precisa estar ciente de que há etapas no processo de preparação que facilitam a assimilação da grande quantidade de informações necessárias e exigidas nas provas dos concursos.

Uma preparação bem planejada é a receita para a conquista do sucesso.

De acordo com a professora de Português Grasiela Cabral, especialista em concursos, o candidato deve começar listando os tópicos do edital que precisam ser estudados para não perder tempo estudando algo que não será cobrado.

Além disso, segundo Grasiela, é fundamental criar um horário de estudo com todas disciplinas do concurso, priorizando aquelas em que sente mais dificuldade.

Para cada tópico serão usadas as seguintes etapas:

Etapa 1

Para começar, o candidato precisa focar a teoria:

  • Assistir a aulas virtuais ou presenciais direcionadas para seu objetivo
  • Revisar o conteúdo abordado da disciplina;
  • Utilizar, no máximo, três bons livros de apoio;
  • Fazer resumos para futuras revisões da matéria estudada.

Alguns mecanismos podem ser de grande ajuda nessa primeira etapa, como criar mapas mentais e mnemônicos, grifar o texto durante a leitura e ouvir os áudios das aulas gravadas. Não só no tempo estabelecido para os estudos, mas também enquanto está no transporte, dentro do carro, lavando a louça e até mesmo durante o banho.

Etapa 2

Uma das principais estratégias de estudo é a resolução de questões. Por isso, é necessário fazer exercícios de cada tópico, consultando a teoria quando for preciso. Como dizem, aprendemos muito com os nosso erros.

Nas duas etapas iniciais, é recomendável fazer pequenos intervalos para não cansar e acabar atrapalhando o desempenho durante a jornada. Uma técnica que pode favorecer os estudos é intercalar as disciplinas. Com isso, o candidato evitará o cansaço, conseguindo ficar mais tempo estudando.

Para quem tem dificuldade de concentração, a professora Grasiela Cabral indica o estudo em grupo. O método é benéfico, pois promove discussão sobre um determinado tema, o que facilita a memorização; estimula o debate, enriquecendo o conhecimento dos participantes.

As estratégias de estudo são diversas. Por isso, é importante serem testadas, aprimoradas e adaptadas ao ritmo, necessidades e à rotina de quem quer implementar alguma. Porém, uma coisa é certa: não deixe para depois o que pode fazer logo, pois 2020 já chegou.

Assinatura ilimitada Garanta a sua grande virada nos concursos em 2020

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.