O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TCU e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

Enem 2019: veja como otimizar seus estudos

Otimize seus estudos para o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, é responsável por testar as habilidades dos alunos que concluíram o Ensino Médio.

Mais do que isso, é a porta de entrada para o Ensino Superior, critério na seleção do ProUni, complemento de diferentes vestibulares, e ainda se tornou obrigatório para quem solicita o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

São mais de 5 milhões de candidatos confirmados no Enem 2019, segundo divulgação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na semana passada. Em um exame tão concorrido, saber como estudar faz uma grande diferença na hora da prova.

Por onde começar?

Organização para os estudos

Na hora de estudar para o Enem, não adianta tentar fugir da organização. Tem muita gente que conseguiu passar pelo colégio sem esforço, mas as coisas começam a mudar de figura no exame. Aliás, esse é um bom preparo para o futuro. Aprender a organizar os estudos pode ajudar muito quem busca um dia pleitear um concurso público.

O quesito organização inclui:

  • montar um calendário com dias e horários para estudar;
  • criar sua estratégia de estudos com as matérias que precisam de mais ou de menos atenção;
  • encontrar um local organizado para sentar e estudar.

Aliás, o que cai no Enem mesmo?

Dividido em duas provas, que serão realizadas em dois domingos, 3 e 10 de dezembro, o Enem testa as habilidades dos candidatos em quatro áreas do conhecimento.

Em 2018, no primeiro domingo de prova, os estudantes resolveram 45 questões de múltipla escolha sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de outras 45 de Ciências Humanas, área que agrega as disciplinas de Geografia e História.

No domingo seguinte foi a vez de resolver 90 questões de Ciências da Natureza (matérias como Física, Química e Biologia) e de Matemática, além de compor uma redação entre 8 e 30 linhas, no gênero dissertativo-argumentativo.

Antes de pensar que “É MUITA COISA”, vale lembrar que o conteúdo já foi aprendido ao longo dos anos anteriores. Mais do que aprender algo novo, o seu estudo para o Enem deve ser focado em rever matérias para entender suas forças e fraquezas.

Simulados e estatísticas

Tendo uma base sobre como será a prova, a melhor forma de começar a estudar é resolvendo provas anteriores. Tire uma tarde, sente com calma e acesse as Provas do Enem no Qconcursos.com. Quando acabar, confira seu resultado nas estatísticas: quais acertou, quais errou.

Crie um simulado

A partir dessas estatísticas, comece sua estratégia. Foi melhor em Português e pior em História? Organize-se para estudar um pouco mais de História que de Português. Foi muito bem em todas as matérias? Passe a contar o tempo da prova, para garantir que você consegue responder às questões no tempo certo. Não foi muito bem em nenhuma disciplina? Bom, hora de deixar o lazer um pouco de lado.

Videoaulas e apoio

Se você já respondeu questões de exames anteriores e continua com dúvidas em algumas matérias, experimente as videoaulas. Além de contar com as provas anteriores, o Qconcursos.com tem aulas em vídeo com materiais de apoio para auxiliar na organização dos seus estudos.

Confira as aulas no nosso canal do YouTube

Aqui você conta com provas comentadas por professores, dicas de redação e o apoio de toda uma comunidade que estuda com a gente e que pode ajudar você a compreender o conteúdo e a tirar suas dúvidas.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.