O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

CONHEÇA NOSSOS PLANOS

Competências da Redação do ENEM: competência 1 - Norma Culta

A Redação do ENEM é avaliada de acordo com 5 critérios e que também são nomeados como competências. Neste artigo iremos abordar a primeira competência: ela é responsável pela verificação do bom uso da norma culta da Língua Portuguesa e pela construção sintática do texto.

Competência I - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa

A Redação do ENEM é um texto em prosa (dividido em parágrafos) e que deve utilizar obrigatoriamente a norma culta do nosso idioma. Dessa forma, erros ou deslizes gramaticais devem ser evitados. Assim, é importante que você revise as principais regras gramaticais, como a concordância, a regência, a ortografia, o uso do sinal indicativo da crase, a acentuação gráfica, a pontuação, entre outras regras. Além disso, registros da informalidade também devem ser evitados, como a oralidade, o vocabulário utilizado na internet e as gírias.

Outro ponto a ser julgado nessa competência é a construção sintática do texto. O equilíbrio na construção dos períodos deve ser priorizado, ou seja, não escreva períodos muito curtos ou muito extensos. Ainda, parágrafos construídos em um único período receberão nota menor (o famoso “tijolão”). Por fim, evite também construções com truncamento - presença de ponto final separando duas orações que deveriam constituir um mesmo período - ou com justaposição - uma vírgula no lugar de um ponto final que deveria indicar o fim da frase.

A seguir estão as notas que podem ser atribuídas nesta competência e as especificações para cada valor:

Nível Pontuação Especificação
0 0 Estrutura sintática inexistente (independentemente da quantidade de desvios)
1 40 Estrutura sintática deficitária com muitos desvios
2 80 Estrutura sintática deficitária OU muitos desvios
3 120 Estrutura sintática regular E alguns desvios
4 160 Estrutura sintática boa E poucos desvios
5 200 Estrutura sintática excelente (no máximo, uma falha) E, no máximo, dois desvios

Estrutura sintática excelente (no máximo, uma falha) E, no máximo, dois desvios

Como estudar?

Para essa primeira competência é importante relembrar as particularidades das regras gramaticais. Isso pode ser feito através da teoria com videoaulas, livros, gramáticas ou apostilas. Além disso, para construir períodos equilibrados e coerentes, a prática é o melhor método. Escreva pelo menos duas redações por semana e avalie como está a estrutura dos seus períodos. Anote os erros e tente não repeti-los nas próximas redações.

Bons estudos e até a próxima!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.