O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

CONHEÇA NOSSOS PLANOS

Competências da Redação do ENEM: competência 3 - Coerência Textual

O elemento coerência textual possui enorme importância na Redação do ENEM. Além do seu objetivo mais conhecido, ou seja, a não contradição e a organização do texto, a coerência também é responsável por uma tese eficiente e pela progressão dos parágrafos.

Competência III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

A terceira competência do ENEM avaliará se o texto possui direção, ou seja, se os argumentos do candidato não são contraditórios, se seguem uma linha de raciocínio lógica e que defenda corretamente a tese apresentada no parágrafo introdutório. Desse modo, é importante elaborar uma tese explícita - a tese mais eficaz em termos de redação dissertativa, pois apresenta um breve panorama sobre os argumentos que serão expostos nos parágrafos de desenvolvimento. Assim, uma tese bem elaborada e direcionada para o desenvolvimento dos argumentos é o princípio de uma boa pontuação neste critério.

Outro ponto a ser observado nesta competência é o projeto de texto. O projeto de texto se inicia no rascunho - quando o candidato escolhe os melhores argumentos, a tese, os elementos da proposta de intervenção, etc. O projeto de texto eficaz e estratégico é aquele que segue a sequência dos argumentos apresentados na tese explícita; desenvolve tais argumentos com informações pertinentes e respaldadas por algum referencial teórico; e, por fim, retoma essa tese no parágrafo conclusivo e elabora uma proposta de intervenção relacionada aos argumentos expostos e com todos os elementos obrigatórios.

Ainda, essa competência também avaliará a progressão textual - os argumentos devem “evoluir”, ou seja, cada parágrafo de desenvolvimento deve abordar um argumento específico e que seja bem diferente do anterior. Dessa maneira, o texto terá progressão e não será um texto fechado, que desenvolve as mesmas ideias.

A seguir temos a tabela com os níveis e a pontuação alcançada em cada nível:

Nível Pontuação Especificação
0 0 Tangente ao tema e sem direção
1 40 Tangente ao tema e com direção OU abordagem completa do tema e sem direção
2 80 Projeto de texto com muitas falhas E sem desenvolvimento ou com desenvolvimento de apenas uma informação, fato ou opinião (textos que apresentam contradição grave não devem ultrapassar este nível)
3 120 Projeto de texto com algumas falhas E desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões
4 160 Projeto de texto com poucas falhas E desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões
5 200 Projeto de texto estratégico E desenvolvimento das informações, fatos e opiniões em todo o texto (aqui se admitem deslizes pontuais, sejam de projeto e/ou de desenvolvimento)

Como estudar?

Para obter um projeto de texto estratégico é importante revisar a teoria sobre a organização do texto dissertativo. Estude como elaborar uma tese explícita, como desenvolver os argumentos e também como retomar essa tese no parágrafo conclusivo. Além disso, a prática é fundamental: treine com uma ou duas redações por semana e analise se consegue utilizar corretamente cada estratégia.

Bons estudos e até a próxima!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.