O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Compre hoje com 20% de desconto no plano Premium Anual Assinar agora

Meu nome é Carolina, tenho 30 anos e 46 mil questões resolvidas no Qconcursos em 19 meses

aprovada-mpu

 

Oi, meu nome é Carolina, tenho 30 anos e 46 mil questões resolvidas no Qconcursos em 19 meses. Comecei a estudar pra concursos em 2007. Naquela época eu fazia faculdade particular de Direito com bolsa integral. Sempre fui boa aluna, mas era muito inocente em relação aos concursos. Imaginava que por ser estudante de direito não precisaria estudar a fundo para as provas. Resultado: levei várias surras.

O primeiro concurso

Em 2009 fiz o concurso da Sedest/DF e passei (dentro do número de vagas). Foi o meu primeiro cargo público, aos 20 anos. O cargo era de nível médio. Posteriormente fui nomeada na SES/DF (havia passado fora das vagas), mas não assumi. Apesar de ter passado nessas duas provas, hoje percebo o quanto estudava errado, sem rumo. Eu ainda não tinha percebido a total importância de resolver questões.

Em 2012 saiu o concurso do Detran/DF para nível superior (cargo de agente). Eu queria muito passar e resolvi mudar radicalmente meu método de estudo. Eu sabia que o melhor momento de treinar era na preparação, e não no dia da prova. Assim sendo, resolvi 10 mil questões no QC em 4 meses. No dia da prova, a minha sensação era a de que eu já havia visto aquelas questões em algum lugar. Obtive êxito, passei nas vagas e fui nomeada em 2013.

 

A importância de persistir

Por infortúnios da vida, fiquei 4 anos sem estudar, tendo retornado apenas no final de agosto de 2017. Quando tenho um objetivo, eu vou até o fim. Dou o meu sangue por isso. Sempre falo que não tenho o dom da inteligência, mas o da disciplina. Renovei todo o meu estoque de livros, passei a ler a Lei Seca (eu não fazia isso, era um erro crasso), lia súmulas, jurisprudências etc. E claro… resolvia questões. Em 8 meses resolvi 30 mil questões no QC. O resultado veio logo após: fiz a prova de analista judiciário do STJ e obtive uma boa nota na objetiva. Mas infelizmente não conhecia o tema principal da redação (Teoria da Encampação no MS) e faltou pouco menos de 3 pontos para atingir a nota mínima na redação.

Fiquei feliz? Não! Mas reconheci o avanço: alcancei nota suficiente  para ter a redação corrigida com apenas 8 meses de retorno aos estudos. Devo isso ao fato de ter resolvido tantas questões. É fundamental exercitar, conhecer a malícia das bancas, perceber as minhas deficiências. Outra coisa que amo no QC são os comentários dos alunos. Muitas vezes eles colocam uns macetes que fazem toda a diferença. Eu anoto todas as dicas.

Após o STJ e três dias de luto, continuei os estudos. Fiz o concurso do MPU para analista e obtive 87 pontos na redação e 36.77 pontos na discursiva, alcançando aprovação tanto na ampla concorrência quanto nas cotas. Enquanto aguardo a nomeação no MPU, sigo estudando e resolvendo questões.

 

Nunca parar de aprender

Estudo por volta de 4 a 6 horas por dia. Nem sempre estou motivada, por isso busco ser disciplinada. Eu gosto muito de videoaulas e de anotar. Anoto tudo! Sou louca pela minha coleção de canetas e cadernos. Ler a Lei Seca tornou-se rotina também. E busco estar atualizada com os informativos do STF e STJ. Eu digo que resolver questões é uma forma de relaxamento e as minhas amigas brincam que sou doida. Mas é a pura verdade!

Quando estou cansada da teoria, a resolução das questões me relaxa, principalmente as do tipo certo e errado. Se eu tivesse que dar um único conselho aos concursandos, seria: resolvam questões. Treino duro, jogo fácil. Não existe método infalível. O segredo é HBC (horas bunda-cadeira) aliado à disciplina.

Eu me arrependo de muitas coisas na vida, menos de ter estudado. Tudo o que consegui foi por intermédio do meu esforço. Por conseguinte, o estudo é meu aliado, e não meu inimigo.

Vamos para o jogo!

 

 

Ficou inspirado com a história da Carolina, mas não sabe por onde começar?

Conheça todos os concursos abertos e previstos no Brasil.

Assine Qconcursos.com e tenha todo o material necessário para seus estudos.

Conheça outras histórias de aprovados.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.