O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões Militares

Aumente suas chances de ser aprovado no cargo dos sonhos com os cursos que preparamos para você.

Compre agora

Foram encontradas 652 questões

Q1023978 Biologia

Observe a reportagem.


Começa a campanha de vacinação contra gripe na rede pública de saúde


Previsão é vacinar mais de 54 milhões de pessoas. Vacina protege contra três vírus: H3N2, influenza B e H1N1.

A campanha de vacinação contra a gripe já está valendo em toda a rede pública de saúde no Brasil. Tem direito a tomar a vacina de graça grupos prioritários: idosos, grávidas, mulheres com recém-nascidos de até 45 dias, índios, presidiários, trabalhadores da saúde, professores e crianças de pelo menos seis meses de idade e menores de cinco anos. Além de pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, asma e bronquite.

Disponível em;<http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/04/comeca-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-na-rede-publica-de-saude.html>


Em relação às vacinas e ao funcionamento do sistema imune, analise as afirmativas abaixo.

I- O anticorpo reage apenas com o corpo estranho contra o qual foi produzido. Os anticorpos são produzidos por um tipo de célula do sistema imune.

II- As vacinas são produzidas a partir de vírus inativados ou atenuados, que, ao serem colocados no nosso corpo, estimulam a produção de anticorpos e células de memória pelo nosso sistema imunológico.

III- A produção de vacinas é realizada no corpo de outro ser vivo, que normalmente é um mamífero de grande porte, como um cavalo.

IV- Diferente das vacinas, os soros são usados em casos em que há necessidade de tratamento rápido, ou seja, quando não é possível esperar a produção de anticorpos pelo nosso corpo.


Estão corretas apenas as afirmativas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1023977 Biologia

Leia o texto abaixo.


"Musgo renasce 1.500 anos depois de ficar congelado na Antártica. Pesquisa descreveu pela 1ª vez espécie que sobreviveu por longo tempo.

Um musgo na Antártica renasceu após passar mais de 1.500 anos sob uma camada de gelo, um recorde que marca o maior ciclo vital de qualquer planta conhecida, revelou um estudo feito por cientistas britânicos e divulgado esta semana nos Estados Unidos.

Os cientistas capturaram amostras das profundezas de um banco de musgos congelados na Antártica. Eles cortaram os núcleos destas plantas e os colocaram em uma incubadora, a temperaturas e níveis de luz que estimulariam seu crescimento em condições normais.

Depois de algumas semanas, o musgo começou a crescer.”

Disponível em:<http://www.sobioloaia.com.br/conteudos/noticias/noticia18.php>


Sobre os musgos é correto afirmar que:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1023976 Biologia
Leia o texto abaixo e responda a pergunta a seguir.
Não matem os macacos! Eles são aliados da saúde no combate à febre amarela.
“Eles servem como anjos da guarda, como sentinelas da ocorrência da febre amarela”, explica Renato Alves, gerente de vigilância das Doenças de Transmissão Vetorial, do Ministério da Saúde. Esse é um alerta para que a população não mate os macacos, principalmente em regiões onde há incidência de febre amarela em humanos. Os macacos não são responsáveis pela transmissão, muito pelo contrário: servem como guias para a elaboração de ações de prevenção.
Disponível em:<https://www.bio.fiocruz.br/index.php/nao-matem-os-macacos-e!es-sao-aliados-da-saude-no-combate-a-febre-amarela>
É correto afirmar que a febre amarela é causada por:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1023975 Biologia

Leia o texto abaixo e responda a pergunta a seguir.


O homem cujo sangue ficou branco de tanta gordura.


Médicos tiveram de tirar todo o sangue do paciente e trocar pelo de um doador após gordura entupir filtros usados para tirar parte da gordura. De acordo com o relato do caso, publicado na revista “Annals of Internai Medicine", o homem foi submetido imediatamente a um tratamento intensivo, onde os testes revelaram que seu sangue tinha "síndrome de hiperviscosidade devido ao nível extremamente alto de triglicérides". Os triglicérides são um tipo de gordura que vem de alimentos como a manteiga e óleos, embora níveis elevados possam ter outras causas, como doenças genéticas, obesidade, uso de drogas ou álcool e cigarro em excesso.

Disponível em:<http://www.google.eom/amp/s/g1.g lobo.com/google/amp/ciencia-esaude/noticÍa/2019/03/07/o-hotnem-cujo-sangue-ficou-branco-de-tantagordura. ghtml>


Assinale a opção que apresenta uma importância biológica dos lipídios.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1023974 Biologia

A fibrose cística é uma doença autossômica recessiva que afeta as glândulas exócrinas causando problemas para o trato digestivo e para*os pulmões. Sendo assim, analise o heredograma abaixo, que representa um casal não afetado pela doença e seus filhos.



Com a análise desse heredograma, é correto afirmar que:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: D