Foram encontradas 402 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
( ) A corrente alternada (CA) é um fluxo oscilante de cargas elétricas que ora se movimenta em um sentido, ora em outro. Esse tipo de corrente é produzido por baterias e hidroelétricas. O sentido da corrente alternada real é dado pelo sentido do fluxo dos portadores das cargas positivas.
( ) O fenômeno de emissão de luz que ocorre quando uma corrente elétrica passa através de um gás rarefeito é conhecido como efeito térmico.
( ) Para medir a tensão aplicada aos terminais de um resistor, um voltímetro deve ser inserido a este de forma paralela. Além disso, para não influenciar no circuito medido, o voltímetro deve possuir a maior resistência interna possível, fazendo com que a corrente que o atravessa seja insignificante.
( 1 ) Voltímetro ( 2 ) Amperímetro ( 3 ) Ohmímetro ( 4 ) Caneta de polaridade ( 5 ) Osciloscópio
( ) Tem como função básica mostrar em um visor a forma de onda da tensão elétrica, por exemplo. ( ) Serve para testar um condutor, com o objetivo de saber se ele é um fio positivo ou negativo. ( ) Tem como função mensurar valores de tensão elétrica. ( ) Usado para medir a resistência elétrica dos equipamentos e componentes elétricos em geral. ( ) Medem a intensidade de corrente elétrica que circula através de um condutor ou componente em um circuito elétrico.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:
Considerando os fundamentos eletroeletrônicos automotivos, em relação as grandezas elétricas, tendo como parâmetro a bibliografia indicada no edital, marque “V” para a (s) assertiva (s) verdadeira (s) e “F” para a (s) assertiva (s) falsa (s).
( ) A tensão elétrica é a força que impulsiona os elétrons.
( ) A corrente elétrica também é conhecida como diferença de potencial entre dois pontos.
( ) A potência elétrica é a grandeza que mede a energia que está sendo transformada em unidade de tempo, medindo o trabalho por certa máquina.
( ) A resistência elétrica tem como unidade de medida o watt, em homenagem ao engenheiro James Watt.
Marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.
De acordo com o conteúdo de Eletricidade Básica, analise as assertivas abaixo:
I - Quando uma onda senoidal de tensão alternada é conectada a uma resistência de carga, a corrente que passa pelo circuito também é uma onda senoidal.
II - Em uma onda senoidal o número de ciclos por segundo é denominado de frequência.
III - O intervalo de tempo para que um ciclo de uma onda senoidal se complete é denominado de período.
IV - Em um circuito CA somente com resistência, às variações na corrente ocorrem em fase com a tensão aplicada.
Após análise das assertivas, podemos AFIRMAR que:
Fonte: Adaptado de: GUSSOW, Milton; tradução José Lucimar do Nascimento. Eletricidade Básica. 2ª ed. Dados Eletrônicos. Porto Alegre: Bookman, 2009. p 110, fig 6.3.
Fonte: Adaptado de: GUSSOW, Milton; tradução José Lucimar do Nascimento. Eletricidade Básica. 2ª ed. Dados Eletrônicos. Porto Alegre: Bookman, 2009. p 110, fig 6.2.
I - A tensão total entre os pontos A e B é 6 V. II - A tensão total entre os pontos A e B é 1,5V. III - A corrente que passa através da célula 1 é a mesma que passa pela célula 3. IV - A corrente que passa através da célula 1 é a mesma que passa pela célula 4. V - A corrente que passa através da célula 1 é maior do que a corrente que passa através da célula 2.
Após análise das assertivas, podemos AFIRMAR que:
I- Para a transferência de toda a potência de um gerador para uma carga, é necessário que ambos tenham a mesma impedância. Caso o gerador possua elementos reativos não-cancelados, a impedância da carga deve ser o conjugado da impedância do gerador. II- Fator de descasamento é a relação entre a potência na carga e a potência disponível no gerador. É um parâmetro de relacionado com a transferência de energia entre circuitos. III- Existem diversos dispositivos que podem ser utilizados para o casamento de impedâncias entre um gerador e uma carga: transformadores; redes LC, baseadas na ressonância e linhas de transmissão. IV- Eficiência é a relação entre a impedância do gerador e a impedância da carga, considerando-se apenas a parte real de ambas.
Estão CORRETAS as afirmativas:

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os valores de tensão e resistência que indicam um sensor com funcionamento adequado para esse gradiente de temperatura.

Considerando a imagem e sua análise, é CORRETO afirmar que:
Neste caso, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um desses procedimentos.
Considere o esquema elétrico a seguir:

Considerando o esquema elétrico, assinale a alternativa que pode ser associada CORRETAMENTE a um defeito real.
De acordo com esse procedimento, é CORRETO afirmar que:

É CORRETO afirmar que a potência no circuito é de:
Neste contexto, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um desses procedimentos.
I. Um motor é uma máquina que converte energia mecânica de rotação em energia elétrica.
II. Os geradores de Corrente contínua recebem seus nomes de acordo com o tipo de excitação de campo utilizado.
III A velocidade de um motor é dada pelo número de rotações do eixo com relação ao tempo.
IV. O torque na partida de um motor deve ser o maior possível para fazer o motor atingir sua velocidade máxima no menor tempo possível.
Marque a alternativa CORRETA: