Foram encontradas 54 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O princípio mais importante dos museus è o de usar a linguagem visual clara e precisa e meios de comunicação que não marginalizem nenhuma das categorias de visitantes. O técnico de museu ou museògrafo, deve forçosamente trabalhar em estreito contato com o pesquisador que programou o serviço a ser executado, para que a proposta inicial seja transmitida de forma clara e objetiva. Assinale a alternativa correta em relação aos estudos de museus do Brasil e do mundo.
I. Há três grandes cursos de formação em estudos de museu (“estudos de museu” e não museologia) na Europa.
II. Os cursos da Europa discutirão sobre tudo, legislação pertinente, relações internas intermuseus, filosofia e política que orienta a preservação dos bens culturais, o uso do museu nas sociedades e noções de museografia.
III. Na Europa, nos EUA, os serviços de museografia são normalmente executados por arquitetos altamente especializados.
IV. No Brasil há dois modelos diversos de cursos, um deles é de graduação, que enfrenta a impossibilidade de formar um especialista e limita-se a fornecer “informações gerais” sobre as disciplinas que estudam o acervo do museu e sobre tais acervos.
Algumas atividades educativas se aprofundaram e os técnicos de museu acabaram por especializá-la ao extremo, criando, a partir delas, mecanismos de educação especial nos campos da ciência e tecnologia, agricultura e saúde. Em relação ao museu como instrumento de extensão cultural, assinale a alternativa correta.
I. Essa modalidade de atividade ganhou corpo, sobre tudo no Japão, mas também em outros países industrializados da Ásia, devido à quantidade de capital que pode ser investido.
II. Nos EUA, o objetivo da extensão cultural era “aclimatar” e ambientar os contingentes de imigrantes à língua, costumes e tradições americanas.
III. T. R. Adam, estudioso norte-americano, em 1937 afirmava que o museu, por possuir meios de educar de forma mais “desimpedida” que a escola, deveria talvez se declarar uma instituição de educação popular básica.
IV. Para o estudioso K. Hudson, “os museus sempre tiveram o notável poder de fazer com que o homem sem estudo se sentisse inferior”.
Assinale a alternativa correta em relação aos Museus Brasileiros entre os séculos XIX e XX.
I. Com a tramitação demorada, o museu da cidade do Rio de Janeiro, foi solicitado e discutido em 1891 e só criado em 1934.
II. Alguns museus do Estado de São Paulo foram criados pelo governo através da simples assinatura de decretos, no fim dos anos 50 e início dos anos 60.
III. O Museu de Armas Zatti, em Porto Alegre, é um dos museus privados do Brasil, e foi criado em 1920.
IV. O museu público até o século XIX era visto como uma mistura de conceitos mal compreendidos, abarcando desde as ideias de contemplação, de templo do saber, até de representante do “caráter nacional”.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
A maioria dos autores é unânime em afirmar que a cidade de São Paulo passou por uma súbita transformação nos fins do século XIX.
I. A partir da década de 1880, a porcentagem de moradores da zona urbana aumentou muito. A maior parte das chácaras e sítios dos arredores do núcleo antigo da cidade de São Paulo foi loteada para a formação de bairros novos.
II. A cidade de São Paulo não se concentrava entre rios, havendo assim grande necessidade de uma ampla rede de transportes.
III. Em 1872 formou-se a primeira companhia de bondes da cidade de São Paulo e a inauguração da linha de bondes para o Brás foi comemorada em 1877, com muita festa.
IV. Ernani Silva Bruno (1954) escreveu que depois de 1870 acentuou-se a tendência das manifestações religiosas perderem parte da importância que tinham na era colonial.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
Os museus de etnografia nasceram separadamente daqueles de “arte”, sobretudo dos de “arte antiga”, Vários museus surgiram no século XIX, grandemente incentivados pelas recém - fundadas Sociedades de Etnografia.
I. A pedra de toque, a “civilização” por excelência era aquela do observador, a cultura europeia do século XIX.
II. O Museu Pigorini, de Roma, criado por um padre, englobava a Etnografia e a pré-história.
III. A Mesopotâmia e a Palestina tiveram no século XIX, uma grandeza que nunca mais conheceram, ambas patrocinadas sobre tudo pelos ingleses e franceses.
IV. A publicação em 1852 da obra “Teoria da Evolução” de Herbert Spencer muito influenciou a Arqueologia, a História e a Antropologia de forma geral.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
No século XIX, o museu se via, diante de uma herança cristalizadora de todas as tendências e posições: templo de grandes mestres do passado, do apogeu da civilização clássica greco–romana, grandes exposições de “tudo” que a natureza e o homem criassem de importante ou exótico.
I. O Museu Britânico, de 1800 á 1840, foi enriquecido por materiais trazidos das colônias e protetorados ingleses, ou simplesmente, de lugares onde a Inglaterra tivesse influência.
II. Ainda hoje, nos grandes museus europeus pode-se ver a trajetória do colonialismo desse continente no século XIX.
III. Obeliscos inteiros foram removidos do Egito para as praças de Paris pelas forças de Napoleão.
IV. Em 1857 o museu não deveria apenas servir para produzir espanto e choque diante de tantas riquezas, mas, sim, de funcionar como local de prazer, relaxamento e aprendizado.
A arqueologia nos revela a existência de extraordinárias coleções de objetos em propriedade dos faraós e imperadores do mundo antigo. Objetos em ouro, prata, metais, formavam coleções que funcionavam como “verdadeiras reservas econômicas” para os tempos de guerra e que, na paz consistiam em marca indubitável de prestígio social. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Foram os romanos os grandes colecionadores da Antiguidade, amealhando em Roma, objetos trazidos de suas guerras no Oriente, na Britânica, no Norte da África, enfim, de todo o seu vastíssimo império.
II. Foram os egípcios os maiores colecionadores da Antiguidade, principalmente de fósseis de grandes animais, como alguns dinossauros, que eram considerados sagrados.
III. Os Incas foram os maiores colecionadores da Antiguidade, e tudo o que tinham era colocados em vários aglomerados de objetos que juntos formavam elevações, as quais são denominados sambaquis.
IV. Devido a quantidade de vestígios de todos os tipos da pré-história, encontrados nas Cordilheiras do Andes, os chilenos são considerados os maiores colecionadores da Antiguidade do mundo.