Questões da Prova IBFC - 2015 - PM-MG - Professor de Educação Básica - História

Foram encontradas 17 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q719468 História
É importante que o aluno aprenda sobre acontecimentos recentes da história do Brasil, pois, assim, ele poderá compreender melhor a política atual. Sobre o ensino do Neoliberalismo e tensões sociais no Brasil, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q719467 História

No ensino da abertura política e reorganização da sociedade brasileira, orientado pelo Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, uma das habilidades requerida é analisar as mudanças no contexto econômico brasileiro durante a ditadura: internacionalização da economia, industrialização, urbanização dependência econômica e consumismo. Segundo as recomendações do Centro de Referência Virtual, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. É importante apresentar os debates e os problemas com os quais os homens da época lidaram, especialmente os relacionados ao restabelecimento das liberdades civis – liberdade de expressão, de mobilização popular, de imprensa, de reunião, de produção e difusão artístico-cultural e políticas.

II. É importante que se tenha domínio sobre alguns temas pertinentes à história do Brasil recente como as repressões políticas durante os anos de governo militares e os movimentos de resistência às restrições da cidadania.

III. Dentre os itens de maior destaque é possível listar: o fim do milagre econômico dos anos de 1970, a falência da propaganda ufanista da ditadura militar e a resistência da extrema direita militar que pretendia prolongar o regime militar; a reorganização da sociedade civil – o novo sindicalismo e a criação das Centrais Sindicais, a aprovação da lei de Anistia Política (1979).

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q719466 História
Os anos de 1945 a 1964 marcaram a história brasileira por ser um período de grande abertura ao capital estrangeiro. Sobre o ensino do tópico avanços do capital estrangeiro e crise do populismo, orientado pelo Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q719462 História
O período entre guerras foi uma época de radicalização política e de instalação de regimes autoritários na Europa e na América. Sobre o ensino do tópico a Revolução de 1930, Estado e industrialização: os avanços e recuos da cidadania: extensão dos direitos sociais versus cerceamento dos direitos políticos e civis, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q719460 História

Vivemos em um país republicano há mais de cem anos. Estudar a implantação da República em seus primeiros anos é importante, pois possibilita compreender como se instituiu o sistema republicano no Brasil e as permanências de estruturas excludentes que garantiram e ainda garantem privilégios nas mãos de uma elite conservadora, mesmo que contraditória, modernizadora e progressista. Sobre o ensino do tema 2 – Brasil, nação republicana, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Falar sobre a Primeira República requer dos alunos conhecimentos acerca do que muda na organização política de um país quando se adota a forma republicana de governo. São conceitos básicos a serem explicados e compreendidos: república como governo do povo, voto, eleição, partido, oligarquia, federalismo, representação popular e coronelismo.

II. A república foi instituída no Brasil num conjunto de transformações econômicas, políticas e sociais como a abolição da escravidão, o incremento da imigração e o debate acerca do federalismo e da industrialização.

III. É preciso criar possibilidades para se visualizar os limites do republicanismo vitorioso no Brasil. Até que ponto o ideal republicano implantado no Brasil não foi apenas uma nova forma das elites se conservarem no poder?

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: B
5: D