O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

[OFERTA POR TEMPO LIMITADO] 30% OFF assinatura Premium Anual

Eu quero

Questões de Concursos

Q719460 História

Vivemos em um país republicano há mais de cem anos. Estudar a implantação da República em seus primeiros anos é importante, pois possibilita compreender como se instituiu o sistema republicano no Brasil e as permanências de estruturas excludentes que garantiram e ainda garantem privilégios nas mãos de uma elite conservadora, mesmo que contraditória, modernizadora e progressista. Sobre o ensino do tema 2 – Brasil, nação republicana, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Falar sobre a Primeira República requer dos alunos conhecimentos acerca do que muda na organização política de um país quando se adota a forma republicana de governo. São conceitos básicos a serem explicados e compreendidos: república como governo do povo, voto, eleição, partido, oligarquia, federalismo, representação popular e coronelismo.

II. A república foi instituída no Brasil num conjunto de transformações econômicas, políticas e sociais como a abolição da escravidão, o incremento da imigração e o debate acerca do federalismo e da industrialização.

III. É preciso criar possibilidades para se visualizar os limites do republicanismo vitorioso no Brasil. Até que ponto o ideal republicano implantado no Brasil não foi apenas uma nova forma das elites se conservarem no poder?

Estão corretas as afirmativas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!